terça-feira, 13 de outubro de 2015

10 mandamentos do líder de primeira viagem


Uma pesquisa realizada pelas consultorias Affero Lab, Clave e Etalent revelou que apenas 15% dos gestores brasileiros recebem algum tipo de treinamento formal antes de assumirem cargos de gestão. Ou seja, a imensa maioria dos líderes recém-promovidos aprende a cumprir seu papel no dia a dia e enquanto enfrenta os problemas típicos de quem passa a conduzir uma área, projeto ou equipe pela primeira vez.

Isso me faz lembrar o diálogo que tive há dois anos com o diretor de uma empresa que me convidou a conduzir seu programa de formação de lideranças. Segundo ele, o método adotado até então se resumia àquilo que chamavam ironicamente de batismo. “Eu o batizo em nome do Pai… Agora pode ir trabalhar, pois o cargo é seu”.

Heresias à parte, é possível alcançar sucesso nesse importante processo de transição da carreira seguindo alguns cuidados bastante simples que batizei como os 10 mandamentos do líder de primeira viagem:

1) Pactue as prioridades. Antes de assumir o seu cargo de liderança tenha uma conversa franca com o superior imediato para combinar com ele os resultados específicos que você terá de entregar nos próximos meses e mantenha o foco.

2) Compreenda o contexto no qual você irá liderar. Primeiramente, entenda bem o momento pelo qual a empresa está passando e a sua cultura organizacional; só depois promova as mudanças necessárias. Muitos neolíderes acumulam fracassos iniciais por serem afobados demais.

3) Conheça as pessoas que trabalham contigo. Nos primeiros dias à frente do time converse privadamente com cada colaborador para entender o que fazem no dia a dia, ter uma ideia do seu potencial e medir o nível de motivação que apresentam.

4) Não se comprometa demais. Se está substituindo alguém que não deixou saudades, é bem provável que as pessoas depositem muita expectativa em você. Contudo, evite fazer promessas desmedidas ou terá de lidar com uma equipe frustrada logo adiante.

5) Assuma a postura de líder. Não se comporte como o “amigão do time” tampouco como aquele cujo cargo “subiu à cabeça”. Você precisará cobrar os resultados e servir seus liderados sem descuidar das palavras e o tom de voz.

6) Vença a resistência inicial. É quase certo que algumas pessoas fiquem incomodadas com a sua chegada, pois sentem que poderiam ocupar a mesma posição ou então temem o tipo de mudança que pretende implementar. Procure demonstrar desde o início que seu objetivo é ajudá-las.

7) Delegue. Quanto mais acumular trabalho em suas mãos, menos eficaz será. Por isso, procure distribuir as atividades de menor importância junto aos liderados a fim de ter tempo para se dedicar àquilo que realmente faz diferença.

8) Lute pelo sucesso do time. Você não precisa mais sair por aí resolvendo todos os problemas que aparecem, igual a um super-herói. A partir de agora o seu trabalho é capacitar e inspirar os liderados para que eles mesmos deem conta daquilo que precisa ser feito.

9) Busque um mentor. Escolha uma pessoa experiente – na empresa ou fora dela – com a qual possa se abrir de verdade, discutir as agruras do novo cargo e também levar uns puxões de orelha de vez em quando.

10) Não esqueça a vida pessoal. A sobrecarga de trabalho no início é normal, pois você precisará “organizar a casa”, mas não faça disso uma rotina. O líder deve ser o primeiro a mostrar à sua equipe que sucesso profissional e uma vida equilibrada são compatíveis.

Se você é detentor de uma grande competência técnica e ainda não ocupa uma posição de liderança, cedo ou tarde alguém o convidará a tomar as rédeas de algo importante em sua organização. No entanto, o sucesso na nova empreitada exigirá, principalmente, uma exímia capacidade de lidar com gente desde os primeiros dias.

Wellington Moreira


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