Os
recém-chegados ao mercado de trabalho podem passar por um período conturbado de
adaptação. Ser um bom
funcionário vai muito além de entregar resultados no prazo e ter talento.
É preciso aprender a lidar com os colegas de escritório, saber prever situações
e ter jogo de cintura para se sair bem no ambiente corporativo.
Para ajudar quem
está no início da jornada, listamos algumas habilidades que todos os jovens
profissionais devem ter no começo da carreira. Aprenda quais
são e comece a aplicá-las em seu dia a dia
1 - Seja
honesto
Se você chegou mais
tarde no escritório ou se atrasou para uma reunião importante, evite contar
mentiras e colocar a culpa no trânsito. Dizer a verdade, sem entrar em
detalhes, é o comportamento mais adequado nesses momentos.
2 - Aprenda
a receber críticas
Ninguém
gosta de ouvir que está errado ou que não está fazendo um bom trabalho. No
entanto, ao longo da vida profissional, é normal que o funcionário receba
críticas e conselhos de seus superiores. Por isso, é preciso estar preparado
para essas situações e entender que as
críticas são essenciais para o crescimento pessoal.
3 -
Introduza assuntos interessantes
É comum que um
novato no mundo corporativo receba uma série de dicas de pessoas mais experientes.
Contudo, muitos se esquecem de mencionar a importância de estar inteirado com
os assuntos da atualidade e de saber iniciar uma conversa interessante. Um bate
papo despretensioso com o chefe durante o almoço pode fazer com que ele comece
a te ver com outros olhos.
4 - Saiba
pedir
É essencial que o
profissional saiba falar sobre suas necessidades e tenha a habilidade e a coragem
de pedir uma folga, um aumento ou uma promoção. No começo, é comum sentir-se
ansioso e inseguro, mas com o tempo a tarefa ficará mais fácil.
5 - Mantenha
suas promessas
Dizer ao seu chefe
que fará uma tarefa extra e não entregar, ou prometer trabalhar no feriado e
não aparecer são atitudes que podem prejudicar sua imagem na empresa. Quebrar
promessas, mesmo que uma única vez, pode fazer com que as pessoas parem de
confiar em você. Se não puder fazer, não prometa e evite constrangimentos.
6 -
Comunique-se com eficiência
Mesmo
um engenheiro ou técnico em computadores deve saber se comunicar com
eficiência. Mandar um e-mail bem escrito para o cliente e se portar
bem durante a apresentação de um projeto ou reunião pode te fazer ganhar pontos
com o chefe.
7 - Seja
versátil e corajoso
Os vinte e poucos
anos são a idade ideal para cometer erros, experimentar coisas novas e começar
a se preparar para os desafios do futuro. Por isso, é preciso estar disposto a
se entregar às novas experiência na vida e também no trabalho. Não tenha medo
de tentar!
8 - Tenha
boas maneiras
Muitas reuniões e
entrevistas de emprego acontecem durante o almoço ou café, o que demanda
cuidado redobrado. Ter boas maneiras à mesa é indispensável para causar uma boa
impressão e não passar vergonha na frente dos colegas de trabalho.
9 - Aprenda
a lidar com o seu humor
Para ter uma boa
convivência na empresa, é essencial aprender a se controlar em momentos de
raiva e frustração. Quando estamos chateados podemos dizer e fazer coisas que
fogem do nosso controle, então é preciso tomar cuidado.
10 - Não
viva de aparências
Nessa fase da vida,
em que o jovem começa a ter o próprio dinheiro, é preciso agir com cuidado e
evitar extravagâncias. A dica é não virar escravo de um estilo de vida que você
não pode manter. Modéstia e moderação são essenciais no início da carreira.
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