quinta-feira, 15 de outubro de 2015

10 habilidades que todo jovem profissional deve ter

Os recém-chegados ao mercado de trabalho podem passar por um período conturbado de adaptação. Ser um bom funcionário vai muito além de entregar resultados no prazo e ter talento. É preciso aprender a lidar com os colegas de escritório, saber prever situações e ter jogo de cintura para se sair bem no ambiente corporativo.
Para ajudar quem está no início da jornada, listamos algumas habilidades que todos os jovens profissionais devem ter no começo da carreira. Aprenda quais são e comece a aplicá-las em seu dia a dia 
1 - Seja honesto
Se você chegou mais tarde no escritório ou se atrasou para uma reunião importante, evite contar mentiras e colocar a culpa no trânsito. Dizer a verdade, sem entrar em detalhes, é o comportamento mais adequado nesses momentos. 
2 - Aprenda a receber críticas
Ninguém gosta de ouvir que está errado ou que não está fazendo um bom trabalho. No entanto, ao longo da vida profissional, é normal que o funcionário receba críticas e conselhos de seus superiores. Por isso, é preciso estar preparado para essas situações e entender que as críticas são essenciais para o crescimento pessoal
3 - Introduza assuntos interessantes
É comum que um novato no mundo corporativo receba uma série de dicas de pessoas mais experientes. Contudo, muitos se esquecem de mencionar a importância de estar inteirado com os assuntos da atualidade e de saber iniciar uma conversa interessante. Um bate papo despretensioso com o chefe durante o almoço pode fazer com que ele comece a te ver com outros olhos. 
4 - Saiba pedir
É essencial que o profissional saiba falar sobre suas necessidades e tenha a habilidade e a coragem de pedir uma folga, um aumento ou uma promoção. No começo, é comum sentir-se ansioso e inseguro, mas com o tempo a tarefa ficará mais fácil. 
5 - Mantenha suas promessas
Dizer ao seu chefe que fará uma tarefa extra e não entregar, ou prometer trabalhar no feriado e não aparecer são atitudes que podem prejudicar sua imagem na empresa. Quebrar promessas, mesmo que uma única vez, pode fazer com que as pessoas parem de confiar em você. Se não puder fazer, não prometa e evite constrangimentos. 
6 - Comunique-se com eficiência
Mesmo um engenheiro ou técnico em computadores deve saber se comunicar com eficiência. Mandar um e-mail bem escrito para o cliente e se portar bem durante a apresentação de um projeto ou reunião pode te fazer ganhar pontos com o chefe. 
7 - Seja versátil e corajoso
Os vinte e poucos anos são a idade ideal para cometer erros, experimentar coisas novas e começar a se preparar para os desafios do futuro. Por isso, é preciso estar disposto a se entregar às novas experiência na vida e também no trabalho. Não tenha medo de tentar! 
8 - Tenha boas maneiras
Muitas reuniões e entrevistas de emprego acontecem durante o almoço ou café, o que demanda cuidado redobrado. Ter boas maneiras à mesa é indispensável para causar uma boa impressão e não passar vergonha na frente dos colegas de trabalho. 
9 - Aprenda a lidar com o seu humor
Para ter uma boa convivência na empresa, é essencial aprender a se controlar em momentos de raiva e frustração. Quando estamos chateados podemos dizer e fazer coisas que fogem do nosso controle, então é preciso tomar cuidado. 
10 - Não viva de aparências
Nessa fase da vida, em que o jovem começa a ter o próprio dinheiro, é preciso agir com cuidado e evitar extravagâncias. A dica é não virar escravo de um estilo de vida que você não pode manter. Modéstia e moderação são essenciais no início da carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário