Atualmente os processos de seleções e captações vêm sendo
um diferencial nas organizações. Afinal, tudo começa no primeiro contato, na
entrevista. As empresas estão exigindo elevada criatividade e boas
relações interpessoais dos candidatos neste momento. Esse processo chamado seleção está
sendo peça estratégica para potencializar as organizações.
Com a economia cada vez mais globalizada, o mundo em
constante movimento e a inovação, os profissionais que não acompanharem esse
processo ficarão para trás – imagine você trocar a turbina do avião com ele
voando. Então, não espere a sua carreira chegar a um ponto crítico para querer
mudar positivamente, pode ser tarde para conseguir dar a volta. A sabedoria dá
lucro, o conhecimento dá lucro! Guardem essa frase!
Apesar dos avanços tecnológicos, alguns produtos
continuam semelhantes e o verdadeiro diferencial está no fator humano! Desta
forma, além da competência técnica, a competência humana tem se tornado cada
vez mais estratégica como o equilíbrio emocional, trabalho em equipe, qualidade
de vida entre outros. Hoje, 70% das demissões ocorrem por falhas comportamentais
e não por falhas técnicas. Infelizmente a falta de maturidade vem massacrando
profissionais.
As organizações esperam que os funcionários satisfaçam
suas necessidades, além de serem eficientes, serem eficazes! Da mesma forma os
funcionários esperam que as organizações retribuam o resultado alcançado, com a
chamada política de valorização. Mas o ser humano é muito complexo e encontrar
talentos não é fácil.
Por isso, listo abaixo 7 dicas para você se tornar um
diferencial nas organizações:
1. Foque nos resultados da empresa
Seja excepcional! Acorde já antecipando o dia! Viva cada
momento fazendo uma imersão profunda, entendendo o sentindo de suas funções e
obtendo agilidade nas respostas.
2. Tenha uma visão holística (360º)
Durante o dia, tomamos várias decisões que podem
comprometer no resultado final da nossa entrega, por isso é necessária a visão
holística, de 360 graus, que é o conhecimento sistêmico sobre o negócio. Isso é
muito bom, pois além disso temos que estar sempre preparados para assumir
outros cargos.
3. Gerencie conflitos
Aquele profissional que possui equilíbrio emocional, além
de resolver os problemas entre setores e equipes, é referência dentro da
organização. São poucos os que têm o entendimento de pessoas. Nos momentos
quentes do trabalho, faça sempre a diferença!
4. Transforme conhecimento individual em coletivo
Mostre a importância de seu trabalho, verifique as suas
responsabilidades técnicas e comportamentais e dissemine para a sua equipe.
Surpreenda as pessoas! No final todos ganham.
5. Mensure sua performance
Tudo aquilo que não é visto, não é lembrando. Tudo aquilo
que não é acompanhado, não é controlado. Estabeleça uma meta interna e veja
como está o seu nível: desenvolvimento, aplicando, otimizando ou multiplicando?
6. Tenha carisma e simpatia
Transforme o seu trabalho em uma verdadeira diversão!
Trate bem os seus colegas, para eles tratarem bem os clientes.
7. Seja gestor de sua carreira
Utilize estratégias para se constituir em um profissional
atraente, em um mercado de trabalho extremamente restrito e competitivo.
Procure sempre apresentar uma excelente performance
no trabalho, na família ou na sociedade. O que vale é
aquilo que fazemos positivamente para os outros, sendo assim, seja sempre positivo!
Por Saulo Henrique
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