segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Motivação para vencer! - Gilclér Regina


Quando crianças, ouvimos os adultos afirmarem "menino, vai estudar para vencer na vida". 

Na maioria das vezes, esta afirmação está associada a "se dar bem na vida", "ganhar muito dinheiro".

Na prática, vemos tantas pessoas, empresários, artistas e outros que "se deram bem" sob esta ótica, mas, na verdade, são pessoas superficialmente felizes ou infelizes. Afinal, o que é ser vitorioso? 

O que significa "vencer na vida"? 

Sucesso é um conceito social e um autoconceito ao mesmo tempo, então, vencer na vida é estar bem consigo mesmo. 

Uma dona de casa que se esforça e consegue educar bem seus filhos é ou não uma vitoriosa, mesmo não tendo muito dinheiro? Um cientista que vive preso num laboratório, que não ganha milhões, mas tem a missão de contribuir para a ciência, ele é ou não um sucesso? 

Depende do conceito de sucesso que cada pessoa tem. Sucesso para uns pode ser dinheiro, para outros, o reconhecimento, a família etc. Por que vemos pessoas ricas que vivem drogadas, que se matam? Ou pessoas que vieram de condições modestas e são muito mais felizes do que aquelas que nasceram com 50 milhões de dólares na conta e, talvez por isso mesmo, não possuem objetivos ou metas?


O ser humano precisa ter pelo que lutar. Isso é que é motivação. Eu imagino que motivação é tudo aquilo que você ainda não tem, ao contrário de satisfação, que é tudo o que você conseguiu.


Se eu não posso te motivar, posso lhe dar motivos para que você faça melhor e mais aquilo que você quer fazer. Ser feliz na sociedade contemporânea é algo muito amplo. Um casal que conheço tem um filho que é músico de uma banda de rock e ele é absolutamente feliz, mesmo levando uma vida difícil e dura, para quem o observa de fora. Quando perguntam o que ele vai ser na vida, responde que já é um músico.


Agora, se analisarmos sob uma visão de empreendedorismo, ele seria um sucesso ou um fracasso? 

Quem poderá dizê-lo? 

Quem poderá ser o juiz da felicidade de alguém ou seu conceito de sucesso? 

E ainda, quantas histórias dessas viraram inclusive em fama e dinheiro. 

Muitas vezes eu ouço assim: "Preciso motivar meus funcionários". 

Mas em muitos casos é muito difícil motivar um funcionário porque se ele der uma opinião sobre coisas novas, lá é proibido, não há espaço para essas coisas. 

E as condições de trabalho? 

Como motivar? 

Primeiramente deve passar por perguntar sobre o que motiva! Motivar é trabalhar nas alternativas do meio ambiente que lhe deem os motivos suficientes para você fazer mais e melhor aquilo que deve.


Existe um ditado britânico que diz: "Eu posso levar meu cavalo até o rio, mas ele só vai beber água se ele quiser beber". Motivar é isso, é levar esse cavalo até o rio, sabendo que a quantidade de água que ele beberá irá depender dele. Uma empresa necessita trabalhar em condições para que essa pessoa se motive. 

O que você poderá fazer para que seu filho tenha condições de vencer? 

Você lhe dará afetividade, equilíbrio emocional, suporte financeiro, para que ele encontre seu verdadeiro caminho. 

Motivar é oferecer os motivos para que sejam vencidos os desafios.


Como disse Martin Luther King: "Se um homem não descobre algo por que morrer, não está preparado para viver". 

Eu vejo professores que ganham mal, mas que se preparam como se aquela fosse à aula de sua vida, e isso é bonito de ver. Possuem sentimento de missão. Não adianta querer vencer, é preciso preparar-se para vencer. Não basta rezar, é preciso ir ao encontro de Deus. 

Winston Churchill que disse certa vez: "O mundo estaria arruinado se cada um somente cumprisse com a sua parte". Nunca vi nesta vida um desanimado que prosperasse. 

O fracasso só existe verdadeiramente para os desanimados, para os profetas do caos que estão sempre de plantão. Essas pessoas predizem que nada vai dar certo e acabam acertando, porque nada acaba mesmo dando certo.

A ideia é confiar mais. 

Precisamos ter mais certeza no positivo e sabemos que este se alimenta dos negativos. 

A grande dica é ver o que todo mundo vê e perceber o que ninguém percebe. 

Quem fizer isso, estará construindo o seu sucesso pessoal, fincado em rochas verdadeiras.



Por Gilclér Regina para o RH.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário