Quando crianças, ouvimos os adultos afirmarem
"menino, vai estudar para vencer na vida".
Na maioria das vezes, esta
afirmação está associada a "se dar bem na vida", "ganhar muito
dinheiro".
Na prática, vemos tantas pessoas, empresários, artistas e outros que "se
deram bem" sob esta ótica, mas, na verdade, são pessoas superficialmente
felizes ou infelizes. Afinal, o que é ser vitorioso?
O que significa
"vencer na vida"?
Sucesso é um conceito social e um autoconceito ao
mesmo tempo, então, vencer na vida é estar bem consigo mesmo.
Uma dona de casa
que se esforça e consegue educar bem seus filhos é ou não uma vitoriosa, mesmo
não tendo muito dinheiro? Um cientista que vive preso num laboratório, que não
ganha milhões, mas tem a missão de contribuir para a ciência, ele é ou não um
sucesso?
Depende do conceito de sucesso que cada pessoa tem. Sucesso para uns
pode ser dinheiro, para outros, o reconhecimento, a família etc. Por que vemos
pessoas ricas que vivem drogadas, que se matam? Ou pessoas que vieram de condições
modestas e são muito mais felizes do que aquelas que nasceram com 50 milhões de
dólares na conta e, talvez por isso mesmo, não possuem objetivos ou metas?
O ser humano precisa ter pelo que lutar. Isso é que é motivação. Eu imagino que
motivação é tudo aquilo que você ainda não tem, ao contrário de satisfação, que
é tudo o que você conseguiu.
Se eu não posso te motivar, posso lhe dar motivos para que você faça melhor e
mais aquilo que você quer fazer. Ser feliz na sociedade contemporânea é algo
muito amplo. Um casal que conheço tem um filho que é músico de uma banda de
rock e ele é absolutamente feliz, mesmo levando uma vida difícil e dura, para
quem o observa de fora. Quando perguntam o que ele vai ser na vida, responde
que já é um músico.
Agora, se analisarmos sob uma visão de empreendedorismo, ele seria um sucesso
ou um fracasso?
Quem poderá dizê-lo?
Quem poderá ser o juiz da felicidade de
alguém ou seu conceito de sucesso?
E ainda, quantas histórias dessas viraram
inclusive em fama e dinheiro.
Muitas vezes eu ouço assim: "Preciso motivar
meus funcionários".
Mas em muitos casos é muito difícil motivar um
funcionário porque se ele der uma opinião sobre coisas novas, lá é proibido,
não há espaço para essas coisas.
E as condições de trabalho?
Como motivar?
Primeiramente deve passar por perguntar sobre o que motiva! Motivar é trabalhar
nas alternativas do meio ambiente que lhe deem os motivos suficientes para você
fazer mais e melhor aquilo que deve.
Existe um ditado britânico que diz: "Eu posso levar meu cavalo até o rio,
mas ele só vai beber água se ele quiser beber". Motivar é isso, é levar
esse cavalo até o rio, sabendo que a quantidade de água que ele beberá irá
depender dele. Uma empresa necessita trabalhar em condições para que essa
pessoa se motive.
O que você poderá fazer para que seu filho tenha condições de
vencer?
Você lhe dará afetividade, equilíbrio emocional, suporte financeiro,
para que ele encontre seu verdadeiro caminho.
Motivar é oferecer os motivos
para que sejam vencidos os desafios.
Como disse Martin Luther King: "Se um homem não
descobre algo por que morrer, não está preparado para viver".
Eu vejo
professores que ganham mal, mas que se preparam como se aquela fosse à aula de
sua vida, e isso é bonito de ver. Possuem sentimento de missão. Não adianta
querer vencer, é preciso preparar-se para vencer. Não basta rezar, é preciso ir
ao encontro de Deus.
Winston Churchill que disse certa vez: "O mundo
estaria arruinado se cada um somente cumprisse com a sua parte". Nunca vi
nesta vida um desanimado que prosperasse.
O fracasso só existe verdadeiramente
para os desanimados, para os profetas do caos que estão sempre de plantão.
Essas pessoas predizem que nada vai dar certo e acabam acertando, porque nada
acaba mesmo dando certo.
A ideia é confiar mais.
Precisamos ter mais certeza no positivo e sabemos que
este se alimenta dos negativos.
A grande dica é ver o que todo mundo vê e
perceber o que ninguém percebe.
Quem fizer isso, estará construindo o seu
sucesso pessoal, fincado em rochas verdadeiras.
Por Gilclér Regina para o RH.com.br
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