Para ser um bom funcionário é preciso ser confiável,
seguro, proativo, diligente, um grande líder e um ótimo discípulo, diz Jeff
Haden, colunista da revista Inc.
Mas para ser um empregado realmente
indispensável, segundo ele, é preciso um pouco mais. Em seu blog, Haden enumera
as características que um empregado exemplar deve ter.
O curioso é que poucas
das qualidades citadas podem ser desenvolvidas no dia a dia profissional. As
principais são relacionadas diretamente à personalidade dos funcionários e às
suas experiências pessoais.
Veja a lista abaixo:
1. Eles ignoram as limitações das funções de trabalho
Segundo Haden, quanto menor uma empresa, mais importante é que os funcionários
consigam pensar e lidar com os problemas sozinhos. Para isso, eles precisam se
adaptar rapidamente a mudanças e fazer o que for preciso – independentemente de
sua função ou de seu cargo – para alcançar novos objetivos.
O colunista explica
que, quando algo está em risco no trabalho – uma empresa está perdendo um de
seus clientes mais importantes, por exemplo – os melhores funcionários sabem
que existe um problema e fazem de tudo para tentar resolvê-lo. Mesmo que isso
não faça parte de seu trabalho.
2. Eles costumam ser excêntricos
Algumas características peculiares podem vir junto com o pacote “funcionário
excelente”, segundo o colunista da Inc. Ele defende que pessoas que não têm
medo de serem diferentes expandem naturalmente os próprios limites da sociedade
para desafiar o “status quo” e são as que têm as melhores ideias.
Ele destaca
ainda que uma personalidade diferente ajuda a tornar o ambiente de trabalho
mais descontraído e pode transformar um time sem graça em uma equipe animada e
extrovertida.
3. Eles fazem elogios em público e reclamações em
particular
Para Haden, um ótimo funcionário deve saber a hora e o momento para elogiar e
para fazer uma reclamação a um colega ou a alguém submisso a ele na empresa.
Elogios em público são sempre bem-vindos, diz o escritor. Já na hora de
criticar, é preciso ter bom senso.
Ele defende que os melhores funcionários
aparecem para discutir um assunto polêmico antes ou depois de uma reunião – já
que se aquele assunto for levantado durante um encontro em grupo ele pode
desencadear uma tempestade na equipe.
4. Eles falam quando os outros se calam
Para exemplificar essa característica, Haden conta o caso de um de seus antigos
empregados que uma vez lhe questionou sobre boatos de demissões que rondavam a
empresa onde os dois trabalhavam. O colunista diz que perguntou ao funcionário:
“Por quê? Você já sabe o que está acontecendo?”, ao que o funcionário
respondeu: “Eu sei, mas muitas outras pessoas não sabem e têm medo de
perguntar. Eu pensei que talvez fosse melhor elas ouvirem uma resposta diretamente
de vocês”.
Haden define, assim, a quarta qualidade dos melhores funcionários:
eles se preocupam com o que preocupa os outros e se levantam para fazer
perguntas quando os outros hesitam.
5. Eles gostam de provar que os outros estão errados
A auto-motivação de um funcionário, muitas vezes, nasce de um desejo de mostrar
às pessoas que elas estão erradas sobre ele. “O garoto sem diploma
universitário ou a mulher que ouviu que nunca conseguiria liderar uma equipe
possuem uma vontade ardente de mostrar aos outros que são capazes de superar
críticas e dificuldades”.
Educação, inteligência, talento e habilidade são
características importantes para um bom funcionário. Mas é o foco, a motivação,
que o torna um excelente funcionário. Segundo Haden, esses empregados são
movidos por algo mais profundo e mais pessoal do que apenas o desejo de fazer
um bom trabalho.
Matéria da Folha Dirigida.
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