segunda-feira, 5 de novembro de 2012

10 Motivos para investir nos canais de comunicação interna - Patrícia Bispo


A comunicação interna equivocada é apontada como um dos grandes problemas das organizações. 

Isso não é por acaso, afinal quando as pessoas não se entendem ou alguns assuntos "transitam" pelos corredores de maneira truncada, as consequências podem ser as mais indesejáveis. 

Confira abaixo, alguns ótimos motivos para que as empresas passem a dar mais valor aos seus canais de comunicação, sejam esses simples como os murais ou, então, alguns que pedem investimentos como a intranet.

1 - Quando não existe um canal de comunicação aberto entre empresa e funcionários, abrem-se as portas para os chamados "ruídos", ou melhor, informações distorcidas que apenas alimentam, fortalecem a "rádio peão" e provocam um clima de incerteza entre os profissionais.

2 - O descrédito da empresa diante dos colaboradores é outro reflexo grave para aqueles que não acreditam no potencial dos canais internos de comunicação. Vamos supor que uma informação sobre uma "onda de demissões" circula em um determinado setor. Em pouco tempo, outros departamentos receberão a notícia com proporções maiores do que a inicial. No entanto, toda a confusão foi gerada porque a companhia planejava contratar novos funcionários para atender a um novo cliente. Caso a boa notícia tivesse sido comunicada oficialmente, as pessoas não gastariam seu tempo com conversas improdutivas.

3 - Uma vez estabelecida uma política de comunicação aberta, os colaboradores têm a segurança de conversarem com seus gestores para apresentar sugestões ou propostas inovadoras que agreguem valor e diferencial ao negócio. Quando isso ocorre, ganha a empresa e o colaborador que passa a se sentir e ser valorizado pelo seu comprometimento. Isso vale lembrar, impacta positivamente nos índices de satisfação interna.

4 - Quando a satisfação interna surge em decorrência de uma boa estrutura de comunicação interna, as chances de reter os talentos internos aumentam porque as pessoas entendem e acreditam que fazem parte do negócio. É bom lembrar, ainda, que bons profissionais sempre desejam ingressar em um time, onde o clima organizacional é saudável.

5 - A boa comunicação interna não exige obrigatoriamente grandes investimentos, pois pode ocorrer através do diálogo aberto entre líder e equipes. Essa prática "face a face" oferece vantagens como, por exemplo, rapidez na devolutiva aos funcionários, pois eles tirar dúvidas no momento em que se posicionam junto ao seu líder.

6 - Outra vantagem positiva que a comunicação "face a face" proporciona à Gestão de Pessoas, é a oportunidade dos profissionais desenvolverem competências comportamentais tão valorizadas em um mercado competitivo. Dentre essas, podemos destacar: assertividade, perda da inibição, dinamismo, capacidade de lidar com situações inesperadas e relacionamento interpessoal.

7 - Todos nós sabemos que os conflitos são inevitáveis, inclusive no ambiente de trabalho. Contudo, uma comunicação interna clara e eficaz estimula que as pessoas estabeleçam o diálogo "face a face". Isso, por sua vez, pode ser tornar a oportunidade para solucionar ou mesmo evitar que um fator conflitante comprometa a saúde de uma equipe.

8 - Muitas organizações usam espaços, aonde o fluxo de pessoas é mais acentuado em locais estratégicos de comunicação. Tomemos como exemplo um refeitório. Em princípio, pode ser considerado um espaço destinado apenas para as pessoas realizarem suas refeições. Por outro lado, pode ser utilizado para manter os profissionais bem informados sobre assuntos relacionados diretamente à empresa. Nesses pontos estratégicos, pode-se recorrer aos tradicionais murais para informar datas comemorativas, mudanças de turno, datas reuniões, solicitações da área de RH, entre outros assuntos. É a otimização de um mesmo espaço físico para mais de uma finalidade.

9 - Através dos canais formais e eficazes de comunicação interna, a instituição de um processo de mudança tem mais chance de obter o êxito esperado pela direção. Isso porque, os profissionais terão acesso a informações oficiais e periódicas sobre o que os espera no futuro próximo. Isso gera uma maior receptividade diante do novo, porque as pessoas passam a ver a inovação como uma oportunidade de crescimento e não de ameaça.

10 - A empresa, que se comunica bem com seus profissionais, possui mais chances de neutralizar os pontos fracos dos processos que são adotados e fazem parte do dia a dia das pessoas. Observa-se que em uma organização em que a comunicação interna é valorizada, os funcionários não esperam que o problema crie proporções preocupantes. Os próprios colaboradores têm a liberdade de apresentar o problema que não é percebido pelo gestor, em decorrência do expressivo número de atividades sob sua responsabilidade.

Por Patrícia Bispo para o rh.com.br


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