sexta-feira, 30 de novembro de 2012

10 dicas para impressionar qualquer pessoa com seu currículo


Com todos os currículos, cartas de apresentação e e-mails necessários, procurar por um emprego pode ser uma tarefa trabalhosa. Nesse processo, muitos candidatos podem acabar desleixados com aquilo que mandam para as empresas, sem prestar atenção para os pré-requisitos expressados e como se encaixam no currículo ou com a gramática correta nos e-mails, sem abreviações, por exemplo.

1. Escreva para o público certo

Para impressionar os recrutadores com seu currículo você deve escrever exatamente o que eles procuram. Procure entender a perspectiva que os empregadores têm e desenvolva seu e-mail, carta de apresentação e currículo a partir dessa mentalidade.

 2. Personalizar faz toda diferença
É muito comum que as pessoas tenham apenas um currículo padrão e enviem esse mesmo documento para todas as vagas oferecidas. Personalizar seu CV pode ser exatamente o necessário para conseguir a vaga dos sonhos. Você vai desenvolver essa personalização a partir das informações que forem oferecidas sobre a vaga e também com aquilo que conhece sobre a empresa.

 3. Seja sucinto
Seja sucinto em tudo que fizer. Elabore uma introdução, desenvolvimento e conclusão com assinatura nas cartas de apresentação e e-mails em que for enviar o currículo e não perca espaço com dados irrelevantes. 

4. Não peça, ofereça

Por meio das informações que oferecer, mostre como você pode ajudar a empresa a crescer. Ao invés de apenas "pedir" a vaga, busque acrescentar algo. 

5. Seja proativo

Não espere a iniciativa dos outros para tomar atitudes positivas. Mande e-mails agradecendo a oportunidade e retorne mensagens e ligações com agilidade. 

6. Guarde informações importantes

Se for chamado para uma reunião ou entrevista de emprego, procure guardar todas as informações necessárias. Você pode fazer anotações, por exemplo, e deixar cada entrevista em empresas diferentes registrada para ter referências mais precisas para os próximos encontros. 

7. Detalhes de sua educação

Dizer "obrigado", "com licença", "por favor" e "muito obrigado" fazem toda a diferença. Podem parecer dicas simples ou até mesmo óbvias, mas deixar de dizê-las estraga qualquer iniciativa positiva. 

8. Confira a gramática em tudo

Não confie apenas em softwares de texto, como o Microsoft Word, para conferir seus textos. Peça que um colega mais experiente avalie todo o material antes de enviá-lo. 

9. Letras maiúsculas

Usar Caps Lock, na internet, é como se você estivesse gritando. Empregar esse tipo de formato para escrever um texto é completamente inapropriado. Deixe as letras maiúsculas apenas para nomes próprios e inícios de frases. 

10. Assunto do e-mail

O assunto do e-mail pode ser sugerido pela empresa para que consiga identificar melhor os candidatos das vagas, como por exemplo, “vaga no departamento financeiro”. Se isso não ocorrer, procure ser objetivo e conciso, usando as informações oferecidas pela empresa para elaborar o assunto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário