quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tudo muda, inclusive você (Evaldo Costa )


Você concorda que o mundo é dinâmico e tudo em nossas vidas muda o tempo todo? Concorda que o cliente está a cada dia melhor informado e mais exigente? Que os preços estão mais competitivos e a qualidade dos produtos nivelada? Você concorda que o bom atendimento e a otimização da prestação de serviços são importantes diferenciais competitivos?

Se você respondeu afirmativamente a pelo menos uma das questões acima, deve estar ciente de que você também, independente da situação que se encontra, precisa mudar, afinal de contas, admitamos ou não, “a nossa vida é como se fosse um Rio, onde a água que corre em seu leito nunca é a mesma”.

Daí eu volto a lhe perguntar: o quanto você mudou no último ano? As mudanças em sua vida foram voluntárias ou circunstanciais? Você tem consciência da importância da mudança voluntária para elevar a sua auto-estima e triunfar?

Pois, saiba que diante da certeza de que tudo muda, vence mais rápido aquele que for capaz de provocar, em si, mudanças, traçando e cumprindo as suas próprias metas. Caso contrário, estará à deriva e a mercê dos ventos das transformações, sem saber se haverá porto seguro para atracar. Além disso, não deve-se esquecer os ricos ensinamentos do psicólogo Abraham Maslow ao afirmar: “se você está pretendendo ser qualquer coisa aquém do que é capaz, provavelmente será infeliz pelo resto da vida.”

Vale, ainda ressaltar, que aquele que não quer mudar por achar, por exemplo, que a vida está boa, corre o risco de descer alguns degraus na escada do sucesso, pois como tudo evolui, ficar onde está significa distânciar-se, cada dia mais, do topo. Podemos comparar a nossa evolução como a tentativa de subir uma escada rolante que só desce. Assim, se pararmos, ela nos leva para baixo.

Mas, se eu sou um profissional de vendas, como devo agir para me preparar adequadamente para as mudanças? Há muitas formas, porém seguir os passos abaixo poderá contribuir bastante para qualquer pessoa que busque evolução.

  • Reserve uma hora diária para rever suas metas. Aprenda com o que está funcionando e ajuste o que não estiver indo muito bem;
  • Recorra à comodidade e ferramentas do telefone celular, para fazer negócios e manter relacionamentos;
  • Utilize a internet e seus aplicativos para contatar, prospectar, vender e fidelizar clientes;
  • Não fique fora das mídias sociais, pois elas podem ser muito úteis em sua trajetória para o topo;
  • Invista em sua educação. Leia bons livros, faça cursos, pesquise na internet, frequente treinamentos e conferências;
  • Peça aos seus clientes para ajudá-lo a superar as suas metas. Se eles se recusarem a contribuir, você saberá que não está fazendo o “dever de casa” como deveria, e se eles ajudarem, você vencerá mais rápido. Qualquer que seja a situação, você só tem a ganhar;

Saiba que seguir os passos acima pode não garantir o seu sucesso, mas ignorá-los será prejuízo na certa, afinal de contas é como disse Paul Tagliabue: “O futuro não acontece – é moldado por decisões”.

Pense nisso, ótima semana e que Deus nos abençoe,

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