terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Comunicação Assertiva


Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos
níveis de relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser 
assertivo.

Ser assertivo, diferente de ser agressivo, é comunicar-se de 
maneira franca e aberta, feita de maneira adequada, sem 
provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas.

A falta de assertividade é comum por ser causadora de muitos 
conflitos e mal entendidos, além de outros prejuízos decorrentes 
dessas dificuldades de comunicação. Analise, por exemplo:

- Quantas vezes você disse “sim” com a vontade de dizer “não”.

- Quantas vezes, você fez o trabalho que em princípio deveria 
ser realizado por outra pessoa?

- Quantas vezes, em uma discussão ou em um debate você não 
teve a coragem de posicionar-se do jeito que gostaria?

- Quantas vezes você se sentiu desconfortável para pedir ajuda a 
alguém? Fazer uma crítica? Expressar uma opinião diferente do 
seu interlocutor? Dizer a alguém que ficou ofendido com um 
comentário ou uma brincadeira?

Estas são situações comuns, que fazem parte do nosso dia-a-dia, 
mas que mostram de quantas maneiras diferentes deixamos de 
ser assertivos para defendermos os nossos próprios espaços 
vitais.

Comportamento não assertivo:

- passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflitante, 
na qual a pessoa se torna especializada em “engolir sapos”, pois 
age de forma tal a evitar confrontos, preocupa-se em demasia 
com a opinião de terceiros, adotando com freqüência uma 
postura defensiva

- agressividade: é uma forma de se comportar que agride o 
direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer 
custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a 
culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente 
interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações 
mais parecem ordens. É o “Chefe”/ “ Gestor” inves de “Líder”.

- manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras 
pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer 
os seus próprios direitos. É irônico, age com falsidade e 
bajulações. Usa, de forma sutil as “vinganças” e, de maneira 
pseudo-elegante faz os seus ajustes de contas, pouco se 
importando com as outras pessoas.

A pessoa de comportamento assertivo:

- olha nos olhos quando fala

- é comedida

- é segura

- tem expressão corporal condizente com as suas palavras

- fala com elegância e naturalidade

- controla suas emoções

- expressa calma, é objetiva

- não perde uma venda por excesso ou falta de argumentos. E, 
por isso, defende os seus direitos, entre os quais destacamos:

- de ser respeitada e tratada de igual para igual

- de expressar os seus pensamentos, opiniões e sentimentos

- de dizer não, sem sentir-se culpada

- de dizer sim, quando lhe convier

- de dizer “não entendi” e pedir esclarecimentos

- de concordar, de discordar, de aceitar ou não aceitar as idéias, 
opiniões ou críticas de outras pessoas.

O convite à reflexão é:

Quais são as vantagens que você identifica cultivando um 
comportamento assertivo?

O que você conquistará, com maior facilidade na vida 
profissional? E na vida pessoal?

Para alguns, a grande mola propulsora da ação é o desejo do 
sucesso, para outros o prestígio e para outros o reconhecimento.

Não importa qual seja sua motivação, mas sim que a 
assertividade, sem dúvida o ajudará a alcançar o que você 
deseja.

Alguns benefícios ao sermos mais assertivos:

- Redução de conflitos interpessoais

- Liderança clara, direta e eficaz

- Negociações bem conduzidas

- Melhor planejamento no trabalho

- Melhora no clima organizacional

- Clientes satisfeitos com o atendimento

- Pessoas mais seguras, satisfeitas e menos estressadas.


Por Reinaldo Passadori


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