A melhor forma de não se perder na concretização da sua estratégia de marketing pessoal passa por definir claramente as metas e subdividi-las diversos objetivos intermédios, ou seja referências específicas, quantitativas, que podem ser usadas para medir o progresso da sua estratégia de marketing pessoal.
Metas
* Quais são as prioridades ou conjunto de prioridades a serem alcançadas.
* Devem ser atingíveis, de outra forma, podem acabar por desmotivar sua realização.
Se desejar fazer uma viagem e não consegue agendar férias nem tem dinheiro ou rendimentos suficientes a curto prazo, não adianta focar-se em fazer a viagem nos próximos tempos visto que muitas coisas precisam ser ajustadas para que tudo possa fluir bem.
O importante é dividir próximo ano por etapas para que torne a meta atingível e mantendo-se sempre focado na próxima etapa e não na etapa final.
Objetivos
Várias etapas de uma meta até sua conclusão, apresentando indicadores que ajudam a medir o progresso da meta estabelecida. Os objetivos devem ser realistas e é essencial terem um período de tempo definido. Continuando o exemplo da viagem, para realizar essa meta pode ser preciso:
* Poupar dinheiro para as despesas da viagem.
* Tirar o passaporte e vistos.
* Comprar a moeda do país.
* Elaborar um plano de gestão de tempo da viagem.
* Estudar o roteiro da viagem, locais a visitar, localizações.
Missão, visão, valores e política pessoal
Para desenvolver a sua estratégia de marketing pessoal necessita olhar para dentro de si e descobrir a sua essência, a sua missão (a sua razão de ser, a sua finalidade), a sua visão (percepção, discernimento, inteligência), valores (princípios e crenças) e política pessoal (a sua forma de agir).
Missão
A missão de uma empresa é a sua “alma”, a sua razão de existência, e deve ir para além do puro materialismo na obtenção de lucros (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a razão da sua existência? O que a faz mover-se, de onde vem a sua força e motivação para viver?
Partindo do princípio que temos todos os recursos essenciais e necessários para conquistar qualquer realização na nossa vida, e que não existem quaisquer barreiras na concretização de qualquer que seja o nosso sonho.
Caso pudesse escolher e não tendo quaisquer limites aos seus sonhos pode questionar-se sem pudor de:
Qual é o seu apelo à ação?
O que mais o realiza?
O que o faz sentir-se especial e reconhecido?
O que lhe transmite realização pessoal e/ou profissional?
Qual o preço que está disposto a pagar para realizar os seus sonhos?
Até onde está preparado para ir?
Por exemplo, o seu sonho é a ajuda ao próximo porque alimenta o seu coração ou então administrar sua própria empresa é a realização mais importante para si neste momento.
Por norma todos nós já sabemos o que precisamos, no entanto temos muita dificuldade em reconhecer e assumir esse sentimento dentro de nós. Se olhar à sua volta, o mundo representa essa ausência de realização e é reflexo de nossas escolhas.
Será que as verdades impostas pela sociedade tem sido uma resposta positiva?
Será que anular os nossos sonhos representa uma solução? Escutando o seu coração e tendo em conta os seus sonhos e realização, que escolhas vai fazer daqui para frente?
E não tente abafar seus desejos em função de sua situação atual.
O potencial do Ser Humano é imenso e capaz de transformar tudo aquilo que desejar. Passo-a-passo, dia-a-dia, você poderá alcançar seus objetivos mantendo o foco e a disciplina.
A missão de uma empresa é a razão de sua existência, que sempre deve ir além de gerar lucro (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a sua razão?
Visão
A maioria das declarações de visão pessoal giram em torno de a pessoa ser uma pioneira em um nicho específico, e com a diferenciação e qualidade tornar-se reconhecido no meio social e profissional.
Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos?
Como você se vê com 60 anos?
O que deseja ter realizado?
O que deseja ter mudado?
Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivência?
Que tipo de exemplo deseja ser?
Valores
Os valores representam as crenças sobre as quais regemos a nossa vida, em que é que acreditamos que nos torna especiais e melhores pessoas e profissionais.
Exemplos de valores – honestidade, respeito às pessoas, às lei e ao meio-ambiente, liberdade, fé, boa vontade, fidelidade, amor e valor próprio, entre outros.
Quais valores o fazem parar e pensar antes de agir?
Que valores gostaria de inserir na sua vida?
Política Pessoal
A nossa forma de agir e como colocamos em prática a nossa missão, visão e valores representa a nossa política pessoal. As opções que escolhemos e as regras que estabelecemos sobre nos mesmos definem a consistência e firmeza com que percorremos o caminho que definimos para alcançar as nossas realizações.
Por exemplo: suas regras de como administrar as finanças, a metodologia que adapta na educação dos filhos, os limites que estabelece entre os amigos e a esposa / o marido.
Acredite: estabelecer regras que orientem suas decisões não só facilita o alcance dos objetivos, como também permite liberar sua mente para coisas mais importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário