Para começar a dominar o rumo da sua carreira, deve começar devagar e com “passos de bebé”, analisando aspectos imediatos que pode mudar para melhorar a sua carreira.
Quando tiver tempo livre, faça uma lista de todas as tarefas que tem sob a sua responsabilidade no seu trabalho. Organize-as por datas e detalhe exemplos específicos. Guarde esta lista e revisite-a na sua próxima avaliação de desempenho, na passagem a um novo ano ou quando receber uma aumento ou promoção. É uma forma organizada e sistematizada de manter um histórico da evolução da sua carreira.
2. ENVIE UM EMAIL DE AGRADECIMENTO OU RECONHECIMENTO NO LINKED IN.
Se mudou de trabalho recentemente, se foi promovido ou mudou de funções, talvez seja boa oportunidade para reconhecer quem o ajudou no processo de mudança. Invista algum tempo num reconhecimento pessoal, seja através de uma carta tradicional, um e-mail ou mesmo um reconhecimento no Linked In. O respeito e toque pessoal transmitido por este tipo de atitudes criam um sentimento positivo a seu favor, que o(a) ajudarão a longo prazo.
3. TRABALHE NA SUA CAPACIDADE DE ESCRITA.
Para mim, o Manter a Forma faz parte integrante do melhoramento da minha própria capacidade de escrita. Começar um blog pode ser uma boa forma de trabalhar a sua capacidade de escrita. Ler é também fundamental. Crie o hábito de leitura na sua vida, vai ainda beneficiar de maior vocabulário e fluidez de palavras, melhorando a sua capacidade de expressão, escrita e oral.
4. TENHA SEMPRE OS SEUS CARTÕES DE VISITA.
Sejam os seus cartões de visita profissionais, pessoais ou mesmo com a imagem do seu blog, faça sempre acompanhar-se deles. Nunca se sabe quando pode aparecer a oportunidade de os usar, entregando-o a alguém importante ou que possa ser um bom potencial contacto, na perspectiva de progressão da sua carreira. Os cartões de visita reflectem aquilo que você é e representa, além de criarem uma impressão positiva ao seu recipiente.
5. ENVIE UM EMAIL DE CONTACTO.
Tem contactos profissionais com os quais não comunica há algum tempo? Envie-lhes um e-mail directo, informando do que tem andado a fazer. Pergunte-lhes também o que eles têm andado a fazer, como corre o negócio, etc. Um contacto destes pode abrir-lhe a porta a uma oportunidade pela qual não esperava.
6. SUGIRA UMA SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA PERSISTENTE.
Esta dica aplica-se normalmente a aspectos pequenos do dia a dia. Fique atento(a) no seu local de trabalho ou nos projectos nos quais está envolvido(a). Por vezes existem problemas que parecem insolúveis mas que na realidade são simples de resolver, é preciso é que alguém tome a iniciativa. Seja você a diligenciar e avance para a resolução sem dar muito nas vistas. Com o passar do tempo, os seus superiores vão reparar.
7. CONSTRUA A SUA REDE DE CONHECIMENTOS NA SUA EMPRESA.
Mantenha-se atento ao que se passa à sua volta na sua empresa. No início, numa nova realidade e novo local de trabalho, vai parecer estranho. Mas à medida que o tempo passa, vamos expandindo a nossa esfera e devemos trabalhar para aumentar a nossa rede de conhecimentos. É bom saber quem faz o quê e uma excelente atitude é estar atento(a), para ajudar alguém de forma pro-activa. Vai ficar lembrado(a) como alguém sensível, atento(a) e prestável.
Se não domina o idioma dominante na sua empresa ou se trabalha fora do seu País, agarre esta oportunidade com unhas e dentes. Para além de ser um desafio para si, transmitirá uma impressão generalizada de que é uma pessoa esforçada e que não desiste perante um novo desafio. Actualmente existem muitos recursos na Internet, desde websites, blogs, audiobooks e podcasts.
9. CULTIVE UMA APRESENTAÇÃO CUIDADA.
Ajuda sempre ter uma apresentação cuidada, limpa e transmitindo saúde. Tenha sempre consigo acessórios higiénicos essenciais, como escova e pasta de dentes, fio dental, desodorizante, um pente ou escova, corta unhas, água de colónia sabonete líquido. Se vai ter uma reunião com um cliente importante a seguir ao almoço, experimente lavar a cara e os dentes antes. Ao refrescar-se, vai sentir-se melhor e transmitir uma boa imagem de si.
10. MELHORE O SEU CURRÍCULO VITAE.
Nunca é demais investir tempo a melhorar o seu Curriculum Vitae (CV). Garanta que o seu CV é directo com a quantidade certa de texto. Um bom CV não pode ser vago demais nem detalhado demais.
11. MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE A SUA ÁREA DE TRABALHO.
Seja dentista, arquitecto, advogado, engenheiro ou professor, nos dias que correm não há desculpas para ficar desinformado(a) na sua área profissional. Comece já hoje, actualize-se e leia publicações que tenham a ver com a sua área profissional. Não perca tempo com sites como este(a menos que de facto trabalhe nesta área. Nesse caso muita gente pode chamar-lhe sortudo(a)).
12. TRABALHE SEMPRE OS TÓPICOS E NOTAS PARA AS SUAS REUNIÕES.
Tem uma reunião mais tarde e sente-se nervosa(a)? Experimente escrever os tópicos que vai abordar, notas importantes e questões a colocar. Garanto-lhe, se mantiver a objectividade e sepreparar para a reunião, não só mostrará trabalho de casa como ficará mais confiante para enfrentar eventuais dificuldades.
13. MELHORE A SUA CAPACIDADE DE FAZER APRESENTAÇÕES.
Este é um tema que assusta muita gente. E muitos pensam que é intransponível, que nunca na vida vão conseguir estar à vontade para falar em público. Saiba que esta capacidade pode ser trabalhada e que existem diversas técnicas de apresentação que, ao apreendidas e consolidadas, farão a maior diferença.
Uma boa técnica é gravar em vídeo apresentações de grandes oradores e ver e ouvir, imitando o seu discurso até fluir naturalmente. Quando se sentir inspirado(a) e tiver a sua apresentação preparada, filme-se a si próprio(a) e assista ao seu primeiro take. Note as suas falhas e onde pode melhorar. Treine, ensaie no carro, no banho, etc. e experimente fazer a apresentação para a sua família ou amigos. Volte a filmar e note as diferenças. Com tempo e treino, as suas apresentações vão sair naturalmente.
14. ORGANIZE O SEU ESPAÇO DE TRABALHO.
Não só vai criar uma melhor impressão sobre si, como o vai ajudar a organizar os seus papeis e melhorar a sua produtividade perante os assuntos que tem em mãos.
15. PLANEIE ONDE QUER ESTAR DAQUI A 5 ANOS.
E crie um plano para lá chegar. Deve investir algum tempo nesta meditação e deve também planear e avaliar os diferentes possíveis cenários, medindo prós e contras. Socorra-se da sua família e amigos se for preciso e, para cada um dos cenários, estabeleça objectivos concretos. Depois de decidir para onde quer caminhar, com os seus objectivos traçados, terá que definir e medir durante o seu percurso, os factores críticos de sucesso para atingir cada um dos seus objectivos.
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