Uma pesquisa realizada com dois mil empresários, pedia para que eles lembrassem o motivo que os levou a demitir os três últimos funcionários. A pesquisa mostrou que, em dois dos três casos, os funcionários perderam o emprego porque não conseguiam conviver com os colegas de trabalho.
Isso vem acontecendo todos os dias em muitas organizações que eu conheço. Por isso, fiquei pensando em alguma estratégia para ajudar a melhorar essa realidade. Um dia, quando li estas frases, pensei: “É isso!” Essas dicas podem ser afixadas nos murais das empresas ou serem trabalhadas exaustivamente pelo pessoal de treinamento como um “manual” de boas maneiras. São elas:
1. Se você tiver um problema comigo, procure-me (em particular).
2. Se eu tiver um problema com você, o procurarei (em particular).
3. Se alguém tem um problema comigo, mas procura você, mande-o conversar comigo (farei a mesma coisa, se for preciso).
4. Se a pessoa se recusa a me procurar, diga a ela: “vamos juntos procurá-lo. Tenho certeza de que nos atenderá e resolveremos o problema” (farei a mesma coisa, se for precisa).
5. Tome cuidado como me interpreta, é assim que prefiro fazer também. Em assuntos não esclarecidos, não se sinta induzido a interpretar meus sentimentos ou pensamentos. O risco de cometer um erro na hora de interpretar as intenções é grande.
6. Também tomarei cuidado com a maneira como interpreto você.
7. Se alguma coisa é confidencial, não conte. Se você ou qualquer outra pessoa me procura em particular, confiando em mim, não contarei a ninguém a não ser que a pessoa corra risco de se ferir ou corra risco de ferir outras pessoas. (Espero o mesmo de você).
8. Não leio cartas ou bilhetes sem assinatura.
9. Não manipulo ninguém, nem serei manipulado, não permita que o manipulem, nem que tentem manipular-me através de você.
10. Estando em dúvida sobre alguma coisa, manifeste-se. Se eu puder dar a resposta sem deturpar nenhum fato e quebrar a confiança de alguém, eu o farei.
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