Do atendimento ao planejamento completo. Quando a empresa não vai bem, lembre-se, é hora de oxigenar o negócio.
Recentemente acompanhei o relato de um jovem empresário que estava com dificuldades em seu negócio. A empresa dele, do ramo de serviços, foi herdada do pai, e está há bastante tempo no mercado, porém encontra-se com um problema grave: falta de clientes.
Os prejuízos começavam a acumular, os salários dos funcionários estavam atrasados e tudo começou a desandar. O empresário estava desesperado e com medo de falir pelo fato de não saber o que fazer para voltar à antiga demanda de serviços e à boa clientela, comum no passado.
Mas, o que está faltando para o negócio voltar a ter clientes? Como fazer para alavancar ou retornar as vendas do negócio? Qual era o grande problema?
O que este empresário demorou para reparar foi que as táticas de vendas utilizadas por ele, que eram as mesmas utilizadas no tempo que seu pai era o dono, já não funcionavam tão bem. A entrada de novos concorrentes na cidade fez com que o mercado ficasse mais disputado e a necessidade de algumas mudanças e ajustes fossem realizados.
Essa necessidade do empresário é comum entre muitos outros empreendedores que passam por períodos de dificuldades em seus negócios.
Como forma de colaborar nesse momento, relato sete dicas que podem fazer a diferença e oxigenar os empreendimentos nas horas difíceis.
1 – Atendimento. Tenha em mente que clientes felizes com o serviço indicam sua empresa para outros amigos. Converse com toda a equipe. Sejam educados no contato com os consumidores, eficientes na atuação e sem atrasos. Lembre-se de repassar sempre um cartão com telefone e endereço para os serviços que realizarem.
2 – A primeira impressão fica. A fachada da sua loja está ruim e acabada? Então mude, pinte e a faça estar bonita e atrativa. Afinal, como alguém pode esperar um serviço de qualidade de uma empresa, se ela própria não tem cuidado e manutenção em suas instalações?
3 – Invista no Marketing. Como? Primeiramente, explore o que sua empresa tem de mais marcante. Ela está muito tempo no mercado? Então enfoque na confiança e credibilidade. Seus preços são mais baixos ou de uma melhor qualidade? Destaque essas informações aos seus consumidores. Aproveite também a internet para expor seus produtos e os meios de comunicação para fazer isso na cidade. Panfletos, outdoor, propaganda no jornal, rádio e TV podem auxiliar nessa caminhada. Lembre-se que a divulgação de seu serviço deve ser um exercício contínuo e frequente.
4 – BBB. A máxima do “bom, bonito e barato” continua em pauta. Empresas que oferecem um serviço de qualidade e com preços atrativos estão um passo a frente da concorrência. Faça uma pesquisa de mercado e verifique se o seu serviço ou produto está compatível com que a concorrência oferece.
5 – Prepare-se para os meses de pouca venda. É normal que pequenas empresas oscilem entre o positivo e negativo, por isso fazer uma análise na sua administração financeira regularmente é importante. Lembre-se que você deve ter uma reserva de caixa já prevendo meses de baixa procura.
6 – Avalie seu estoque. Muitas vezes o empresário investe bastante dinheiro em estoque e ele leva muito tempo para girar (vender, receber e comprar de novo). Esse acúmulo pode se tornar um problema com o prazo de validade ou estragarem. Isso implica em gasto desnecessário de dinheiro que poderia estar investido em outro lugar e trazendo mais retorno.
7 – Conheça bem a sua empresa. Esse é o passo mais importante. Você precisa estar por dentro de todos os processos do seu negócio. Financeiro, administrativo, clientela, divulgação e tudo mais. A partir desse domínio, você dará seus passos com mais segurança!
Por Fabio Bandeira de Mello – Editor da Revista Administradores
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