sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SETE ATITUDES PARA CONSEGUIR VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL


Valorização profissional não nasce pronta. Você tem que conquistar. Ou melhor, você tem que construir.
Profissionais campeões, seja em que área for, não nascem sabendo. E não são feitos da noite para o dia. Existe um longo caminho a percorrer até alcançar as vitórias e nem sempre o percurso é fácil.
Para ajudar você a construir a sua valorização profissional, reuni aqui sete dicas sobre temas em que você deve prestar atenção para definir as suas atitudes diárias:
1.A valorização é construída com suor, muito estudo, planejamento e estratégia.

A dedicação cria concentração, autoconfiança, disciplina, determinação, tranquilidade — os verdadeiros alimentos dos profissionais campeões.
A imersão no trabalho proporciona uma segurança que vai diferenciar você dos outros.
É como fazer um curso intensivo de inglês em Londres, quando a maioria das pessoas faz duas aulas por semana no Brasil, raramente com mais de uma hora por aula. É impossível comparar os resultados.

Aliás, entre os ingredientes básicos para o crescimento profissional está o empenho.
2.Faça cursos, vista a camisa da empresa, dê sempre aquele passo a mais, que faz a diferença

Quando jovens profissionais me procuram para uma orientação, meu primeiro conselho é: trabalhem pelo menos dez horas por dia, durante três anos. Trabalhem as oito horas do expediente normal e dediquem outras duas ao desenvolvimento de novos projetos e à procura de soluções para os problemas da empresa.
Então eles me perguntam: — E depois, Roberto?
Eu digo: — Então, passem a trabalhar doze horas diárias.
Normalmente esses jovens acabam de boca aberta, me olhando como se eu estivesse brincando. Mas a verdade é que não conheço nenhum campeão que não seja dedicado ao trabalho. Trabalhar intensamente e dedicar-se de corpo e alma à tarefa desempenhada é fundamental.
É claro que existem outros aspectos da sua vida em que você precisa investir e se desenvolver. Mas tudo isso é um conjunto e você precisa saber administrar a sua vida, de acordo com os objetivos e as prioridades de cada etapa que esteja vivendo.
3.É importante estar apaixonado por seu trabalho

Mas trabalhar dez ou doze horas por dia não é muito tempo?!” – você pode perguntar.
Sem dúvida que sim… Mas apenas para quem não está apaixonado por seu trabalho. Porque, para quem trabalha com paixão, esse é um tempo normal de dedicação.
A única maneira de ser feliz no trabalho é descobrir que trabalhar é prazeroso. Precisamos ter paixão pelo que fazemos e procurar conhecer tudo o que estiver relacionado à nossa atividade.
Some a isso uma boa dose de confiança e autoconfiança, e chegará o tempo em que você terá toda a valorização que deseja e faz por merecer.
4.O que é mais importante: ganhar pouco e gostar do que se faz ou ganhar muito e ser infeliz profissionalmente?

O melhor é ganhar muito, gostando do que faz. Então, você pode me dizer: “Ah! Roberto… Mas aí você já está querendo demais!”
Pois eu digo que não. É perfeitamente possível ganhar muito dinheiro, fazendo aquilo de que se gosta. Aliás, quando você faz o que gosta, tem muito mais chances de ter sucesso profissional. Inclusive pelo lado financeiro.
É claro que você precisa ser também um profissional versátil. Quanto mais completo você for como profissional, melhores serão as suas chances de ganhar muito dinheiro com o que faz. Afinal, a pessoa que gosta do que faz, mas não sabe vender o seu produto, tem poucas chances de fazer dinheiro com ele.
Mas, em contrapartida, aquele que faz tudo o que faz somente pelo dinheiro, logo vai descobrir que existe um enorme vazio em sua vida. E isso, mais cedo ou mais tarde, vai minar as bases da sua carreira profissional.
Portanto, faça sempre o que você gosta e o que lhe dá prazer e realização profissional. Mas também se prepare para ser um bom administrador e um bom vendedor daquilo que você produz. Com certeza, essa é a combinação que lhe dará melhores resultados, não só profissionalmente, mas em todos os setores de sua vida.
5.Repare que os cargos mais requisitados são também os que pagam melhor

Os cargos mais requisitados, ou seja, os cargos mais valorizados, exigem profissionais mais preparados.
Profissionais mais preparados são aqueles que investiram mais em si mesmo e no seu desenvolvimento pessoal e profissional e que têm confiança em si mesmo, naquilo que fazem e também nos seus colaboradores.
Portanto, se você sonha em ter bons salários, prepare-se adequadamente, invista em si mesmo, coloque a sua alma naquilo que faz. Não seja apenas mais um… Busque ser o melhor!
Quando você busca ser o melhor, mesmo que ainda não tenha atingido o seu objetivo, com certeza já será melhor do que a grande maioria dos profissionais da sua área.
6.Faça um curso superior

Quem faz curso superior ganha mais no Brasil? Não necessariamente. Mas quem faz um curso superior bem feito amplia suas possibilidades de ter sucesso e ganhar melhor do que a grande maioria.
O curso que você faz, de modo isolado, não define a qualidade do profissional que você é. Mas para ser um profissional de sucesso, um profissional de qualidade, quanto mais informações e preparo você tiver, melhor.
Eu diria que cursos superiores, de pós-graduação, doutorados e especializações são as ferramentas de base para você construir o seu sucesso. Mas é claro que você vai ter de desenvolver também outras qualidades para vencer a concorrência e se sobressair num mercado tão competitivo como o de hoje.
Ter as informações corretas e de qualidade é fundamental para poder construir uma carreira sólida. Some a isso algumas qualidades extras que o mundo de hoje exige e valoriza, como por exemplo a capacidade, ou mesmo a coragem, de confiar e você terá uma fórmula absolutamente potente para se tornar um profissional campeão.
7.Contrua a confiança

Tanto na vida pessoal como na profissional, além de gostar do que fazem e ter um bom preparo para exercer as atividades a que se propõem, o que está faltando para as pessoas é desenvolver a confiança. Pessoas com ótimos potenciais acabam fracassando porque sucumbem frente ao medo, não realizam suas vocações e não dão tudo o que poderiam dar para obter sucesso.
Então, além de se preparar para exercer a sua função e vestir a camisa da empresa, é muito importante também, como já falamos, ser apaixonado pelo que faz e desenvolver a sua capacidade de confiar.
É preciso saber confiar muito em si mesmo, nos outros e em uma força superior que rege nossas vidas, para se sobressair em uma realidade em que a maioria das pessoas se deixam dominar pelo medo.
Tenho certeza de que, se você prestar atenção a essas dicas e buscar aplicá-las em sua vida, gerando as atitudes que são comuns aos profissionais campeões, em breve você também será um deles.

Prepare-se, valorize-se e trabalhe para construir valor. E o mundo vai valorizá-lo!

Roberto Shinyashiki

Fonte: http://shinyashiki.uol.com.br/blog/index.php/2010/12/sete-atitudes-para-conseguir-valorizacao-profissional/


Um comentário:

  1. Com certeza!
    Temos que nos valorizar como pessoas e profissionalmente, sempre! Pois, além do mercado competitivo atualmente, o que encontramos são obstáculos que só nos amadurecem pessoalmente e profissionalmente. Nos deixando mais fortes, capacitados para enfrentar qualquer medo de vencer e criar circusntâncias que irão nos levar ao sucesso.
    Ótimo post!Amei e levarei para a vida pessoal e profissional, sempre!
    Abraços e sucesso a todos!

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