quarta-feira, 17 de agosto de 2011

19 Perguntas malucas em entrevistas de emprego – Adriana Ferri


Entrar no mercado de trabalho ou trocar de empresa não é nada fácil e, muitas vezes, as perguntas de uma entrevista de emprego podem virar nossa cabeça.

A Glassdoor.com, uma comunidade de trabalho online que encoraja as pessoas a compartilharem anonimamente o olhar para dentro de empregos e empresas, listou algumas das perguntas mais malucas de entrevista de emprego de grandes empresas como o Google, Facebook, Capital One, Goldman Sachs.
Vejam elas:

1.   Google: Você está subindo uma escada. Cada vez você pode dar um passo ou dois. A escada tem n passos. De quantas maneiras distintas você pode subir a escada?

2.   Facebook: Vinte cinco cavalos de corrida, sem cronômetro, cinco faixas. Descobrir os três mais rápidos cavalos no menor número de corridas.

3.   Procter & Gamble: venda uma caneta invisível.

4.   Citigroup: Qual é a sua estratégia no ping pong (tênis de mesa)?

5.   Capital One: Como você avalia a política dos cinco metros da Subway’s?

6.   Gryphon Scientific: Quantos “cocktails de guarda-chuvas” existem em um determinado momento nos Estados Unidos?

7.   Enterprise Rent-A-Car: Você ficaria bem se ouvisse “não” de sete a cada 10 clientes?

8.   Goldman Sachs: Suponha que você tem oito bolas idênticas. Uma delas é ligeiramente mais pesada e é dado uma escala de equilíbrio. Qual é o menor número de vezes que você tem que usar a escala para encontrar a bola mais pesada?

9.   Towers Watson: Estimativa – quantos aviões estão no céu.

10.     Lubin Lawrence: Se você pudesse descrever Hershey, Godiva e o sabonete Dove como pessoas, como você os descreveria?

11.     Pottery Barn: Se eu fosse um gênio e pudesse dar o seu emprego dos sonhos, o que e onde seria?

12.     Kiewit Corp: O que você jogaria como uma criança?

13.     VWR International: Como vender um telescópio em 1750, quando ninguém sabe sobre órbitas, luas etc

14.     Diageo North America: Se você andar em uma loja de bebidas para contar as garrafas que não foram vendidas, mas o funcionário está gritando com você para sair, o que você faz?

15.     Brown & Brown Insurance: Como você classificaria a sua vida em uma escala de 1 a 10?

16.     Jane Street Capital: Qual é o menor número divisível de 225, que consiste em todos os 1 e 0?

17.     UBS: Se estivessemos brincando de roleta russa e tivessemos uma bala, eu giro aleatoriamente  e disparo a câmara, mas nada acontece. Você preferiria disparar novamente ou girar a câmara e, em seguida, atirar novamente?

18.     Merrill Lynch: Conte-me sobre sua vida a partir do jardim de infância.

19.     Susquehanna International Group: Cinco rapazes, todos de idades diferentes, entram num bar e sentam em uma mesa redonda. Qual é a probabilidade de que eles estejam sentados em ordem crescente de idade?

Então, como responder essas perguntas malucas?  Rusty Rueff da Glassdoor.com responde:

Os empregadores querem ver como os candidatos pensam. Nem sempre a questão é a resposta certa mas como enfrentar um problema desafiador e o quão rápido você pensa.

Quando a pergunta é difícil, respire fundo, muita calma e depois tentar colocar o seu processo de pensamento em voz alta e tentar chegar a uma resposta.

Se você sentir que a questão não está relacionada com o trabalho ou empresa, antes de tentar responder, muito educadamente fale ao entrevistador:  ”Você pode fornecer mais detalhes de como o problema está relacionado com o que está procurando e  a forma como os problemas são resolvidos aqui?”.

Você tem que perguntar isso delicadamente embora não queira que o entrevistador pense que você é defensivo ou que a questão está te ofendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário