Ouvi recentemente de um empresário catarinense que não
vivemos apenas uma “época de mudanças”, mas sim uma “mudança de época”. Isso
exige uma nova forma de pensar sobre a vida e o trabalho. A carreira
tradicional acabou. Não fique esperando que a empresa onde trabalha planeje a
sua. Quer fazer de sua carreira um sucesso? Trate-a como um negócio, em vez de
como uma sucessão de cargos que pretende acumular ao longo da sua vida útil.
Você provavelmente sabe muito bem cuidar dos projetos
da empresa onde trabalha. Seja pelo menos tão bom ao gerenciar o seu projeto de
vida e carreira. Você já deve ter preparado algum tipo de business
plan para um novo produto, um negócio ou um mercado que sua empresa está
analisando. Ou já deve ter assistido a apresentação de algum desses planos
preparado por um colega. Se ainda não o é, você deve estar almejando um dia ser
o presidente da empresa. Ou sonhando que um headhunter o recrute para ser o
diretor-executivo de uma unidade de negócios ou até mesmo de outra empresa.
Mas, lembre-se, você já é o presidente da sua vida, o empreendimento mais
importante que pode imaginar. Chegou a hora de preparar o business
plan mais importante de todos o negócios com os quais já se envolveu até
hoje: o da sua carreira.
Mas, como fazer?
O primeiro passo é mudar sua forma de pensar. Pense
como um empreendedor, saia da zona de conforto que você construiu para si nos
últimos anos. A década na qual vivemos hoje será lembrada no futuro como o
início de uma revolução imperceptível, o momento em que um grande número de
pessoas reassumiu as rédeas de seu destino, que havia sido de certa forma
delegado à empresa, ao governo, à Igreja e a outras instituições.
No passado nos acomodamos com a tentativa das empresas
de traçar os planos de carreira de seus funcionários. Mas isso não é mais
possível, esse mundo acabou. O ritmo alucinante de mudanças no qual vivemos
impede as empresas de fazerem planos de carreira de longo prazo. Uma simples
razão: será que algumas dessas carreiras na ladeira organizacional ainda
existirão daqui a 10 anos?
Se você tem tido sucesso e se acostumou a pensar e a
fazer as coisas de uma forma nos últimos anos, saiba que o sucesso do passado
não garante seu futuro. E que o maior inimigo do sucesso é o próprio sucesso que
acaba fazendo-nos acomodar. Não acredite que “devagar, e sempre, a gente chega
lá”. Hoje em dia, devagar não se chega a lugar algum e quem espera nunca
alcança. Ou pode chegar tarde demais quando as oportunidades viraram a
realidade de quem chegou mais rápido que você.
Outra forma de pensar que pode ajudar muito seu
posicionamento estratégico no mercado de trabalho: as opções que você tem não
se limitam aos competidores da empresa onde trabalha. Muita gente quando pensa
no mercado de trabalho se limita a pensar apenas na concorrência. Amplie seus
horizontes. Pense em toda a cadeia do negócio. As oportunidades podem estar nos
distribuidores dos produtos de sua empresa; ou em algum fornecedor estratégico,
em algum parceiro. Ou pense em montar sua própria empresa para prestar serviços
para o atual empregador.
Você já pensou onde quer chegar daqui a três anos, em
2010? E em 2015? Sim, isso mesmo, você já tem visualizado o futuro que gostaria
de inventar? Identifique onde você quer chegar com clareza pois fica difícil
definir uma estratégia quando não temos clara a métrica do nosso sucesso. E
curiosamente a maioria das pessoas gasta a maior parte do seu tempo pensando no
passado, de onde veio, as dificuldades que enfrentou, se vangloriando dos
acertos que teve. Outra grande parte do tempo também é usada em justificar onde
está, o seu presente, os desafios que vive, as metas a alcançar até o final do
ano. E acaba dedicando pouquíssimo tempo a pensar onde deseja chegar, a
inventar seu futuro, a sonhar de olhos abertos com os pés no chão. Perceba que
o importante não é de onde você veio, nem onde está, mas onde você quer chegar
!
Vamos lá, mexa-se! Prepare um plano para sua carreira e
trate-a como um negócio. Pense como um empreendedor. Evite se colocar como um
empregado que pensa na seqüência de cargos que pretende acumular ao longo do
tempo.
Artigo de César Souza
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