terça-feira, 12 de agosto de 2014

O engajamento entre empresa e colaborador

Considerando a realidade das empresas de hoje, é possível falar de vários aspectos que podem levar uma organização ao sucesso ou ao fracasso, muitas vezes em curto prazo. Uma organização pode ser comparada a um quebra-cabeça, a forma de estruturá-la e a de fazê-la funcionar é um grande desafio, requer sabedoria.

Percebemos na rotina de várias empresas o trabalho de grupos isolados, cada área atuando para cumprir suas metas, sem considerar o objetivo maior da organização. É comum encontrar as intermináveis desavenças entre as áreas, falta o entendimento do objetivo da organização como um todo, de saber porque ela existe e onde pretende chegar. Só o esforço conjunto vai permitir que se tenha êxito para dar continuidade ao negócio.

É aqui pertinente falar também do processo de comunicação. Ele está diretamente ligado à forma que a organização trata seus colaboradores, que, quando inadequado, é um dos fatores que contribuem para a falta de engajamento, pois é a forma como os objetivos são transmitidos, se realmente são conhecidos e disseminados para todos os níveis da empresa. As informações devem ser repassadas de forma clara, não pode haver dúvidas, pois se isso acontece, cada um começa a fazer o que acredita que entendeu. No meio cultural em que vivemos as pessoas não tem o hábito de questionar e entender um pouco além do que está sendo pedido, que é uma sábia estratégia utilizada para não correr riscos nem cometer erros. À medida que não se questiona o que era para ser feito, a responsabilidade no caso de um fracasso, não cabe somente a quem está executando, mas também ao transmissor dessa mensagem ou objetivo.

É necessário ter líderes engajados no comando das equipes, propiciar o autoconhecimento aos colaboradores, estar em um ambiente que seja reconhecido e respeitado, que o local de trabalho seja agradável, que o colaborador sinta satisfação de sair de casa para trabalhar e ter uma remuneração condizente com seus objetivos de vida. Para se chegar a esse engajamento necessário para a sobrevivência de qualquer negócio, as empresas precisam definir em primeira instância, qual a sua razão de existir e onde querem chegar. Com um processo educacional adequado para as necessidades de desenvolvimento da equipe, é possível fazer com que as pessoas encontrem o que as realiza. Assim, poderão trabalhar mais engajadas com os objetivos da organização e, consequentemente, com as suas necessidades pessoais, os membros do grupo que não tiverem realmente o perfil desejado, não devem permanecer.

Algumas organizações já se conscientizaram de que a única forma de ter profissionais engajados é tratando-os com respeito, sabendo ouvir a demanda e necessidades de cada um na sua individualidade, oferecendo condições para que encontrem a realização pessoal ligada aos objetivos da organização. Muitas empresas ainda estão muito distantes de chegar ao nível de profissionalismo ideal, de preparar líderes que estejam engajados e consequentemente levar toda a equipe a atuar com o “brilho nos olhos” e encantar cada vez mais os clientes e fidelizá-los, existem pesquisas que demonstram que equipes engajadas, é um diferencial para surpreender os clientes e perpetuar o negócio.

Ordália Nocetti Segalovich - Consultora em Transition Management


Nenhum comentário:

Postar um comentário