Há algum tempo atrás, recordei-me da parábola que
contava a estória de uma garota que se sentia desvalorizada, desrespeitada
estava perdendo o amor próprio pela falta de reconhecimento e insucesso em sua
vida. Ao procurar seu professor, este concordou em ajudá-la, desde que ela
vendesse um anel dele pelo melhor preço, desde que obtivesse ao menos uma moeda
de ouro. Após muito tentar, não conseguiu nada melhor que duas moedas de prata.
Ao voltar decepcionada, o professor orienta que ela vá a em um lugar onde
possam realmente conhecer o valor daquele anel, ou seja, em uma joalheria. Ao
passar pela avaliação do joalheiro, ele avalia o anel em 60 moedas de ouro.
A moral desta parábola é que somente quem realmente
conhece aquilo que está sendo oferecido, sabe dar o respectivo valor. O mesmo
ocorre em nossas vidas, ou seja, somente seremos avaliados adequadamente, pelas
pessoas que nos conhecem profundamente, valorizam nossas qualidades,
habilidades e competências, mesmo que precisemos de muitas melhorias, saberão
mensurar nosso valor.
Eventualmente alguns colaboradores sentem-se
desvalorizados no local de trabalho e por outras pessoas com as quais convivem
direta ou indiretamente. Este sentimento é manifestado através da percepção
individual seja pelo simples fato de um sentimento de descaso ou por razões
explícitas como, por exemplo, quando há uma avaliação que mais parece ser um
julgamento de um líder - o qual não conhece os valores e as habilidades de cada
profissional de sua equipe e não está preparado para avaliá-los e passa, então,
a realizar julgamentos e não avaliações.
E como lidar com esta frustração pela ausência de
reconhecimento e nos tornar mais visíveis? Parte responsabilidade pela
frustração cabe a nós mesmos quando acreditamos que para tudo o que fazemos
devemos receber os "tapinhas nas costas" e os "parabéns".
É preciso agir com profissionalismo e não somente com
emoção. O reconhecimento não será obtido óbvio, mas sim pelo excepcional.
Reconhecimento e respeito são razoavelmente distintos. O respeito pelo
profissional deve existir o tempo todo. Devemos respeitar o esforço, a
dedicação, o ser humano etc. Já o reconhecimento como "premiação
emocional" será mais perceptível por parte dos gestores, quando o
colaborador realizar algo que exceda as expectativas dele e da empresa. Por
isso, é necessário que sempre se busque fazer tudo com maestria e seja
apaixonado pelo que se faz. Quando temos amor por nossa atividade, realizamos
sempre com dedicação. Já quando apenas fazemos algo que somos pagos para fazer,
permanecemos em um universo limitado e mecânico.
Dar e receber um feedback com seu gestor poderá ser
muito interessante e conveniente, pois demonstrará interesse em ser um
profissional ainda mais competente e preocupado em apresentar melhores
resultados à empresa.
Muitos acreditam que devem esperar uma reunião exclusiva
para isso, mas os melhores e mais sinceros feedbacks são obtidos informalmente.
É através destes feedbacks informais que você terá uma prévia de como poderá
ser sua avaliação de desempenho.
Melhore seu relacionamento interpessoal e busque sempre
proporcionar bons resultados em seu trabalho bem como maior interação com os
colegas de trabalho. O bom relacionamento contribuirá para que mais pessoas se
interessem por você como amigo e como profissional e, provavelmente, o auxilie
na obtenção de feedbacks mais positivos. Isso auxiliará tanto a sua realização
profissional como a consequência que será o reconhecimento explícito por seus
gestores e colegas de trabalho!
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