segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Companhias latino-americanas falham na gestão da inovação

A maior parte dos dirigentes latino-americanos está ciente de que é preciso inovar tanto na questão técnica e nos produtos quanto na parte administrativa para manter a competitividade nas suas empresas e os bons resultados alcançados nos últimos anos.

Embora os líderes tenham essa consciência, são poucos os que afirmam que suas companhias possuem um departamento ou um executivo responsável pela gestão da inovação. No Brasil, por exemplo, apenas 33% disseram que suas organizações têm alguém que se ocupe exclusivamente com esse assunto.

A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada pela IE Business School com 316 dirigentes e empresários da América Latina. O levantamento mostra que 91% deles colocam o tema inovação como prioritário nos próximos cinco anos, mas apenas 55% consideram que suas empresas fomentam e valorizam esse tipo de iniciativas.

Por outro lado, ter um gestor especificamente para a área é um sinal de que a empresa trata o assunto de forma efetiva. "Isso quer dizer que existem recursos direcionados para a inovação. Embora isso não garanta processos bem-sucedidos, ter um responsável aumenta a possibilidade de êxito", afirma Fernando Fontes, diretor da escola para a América Latina.

Para Fontes, a melhor forma de o Brasil manter a prosperidade alcançada recentemente é se preocupar com a competitividade. "Se não existirem mudanças e melhoras nos sistemas de produção e na maneira como se administram os recursos, o crescimento do país será restrito", diz. Toda a região, segundo o diretor, precisa inovar para aumentar seu valor agregado. "A América Latina tem crescido, em parte, por conta da exportação de matérias primas para a Ásia. Isso pode ser um risco e um fator limitante no futuro", diz.

Na opinião do diretor, as companhias precisam investir na mudança de processos para gerar produtos de melhor qualidade e com margens maiores. "Desse modo, elas poderão diminuir a dependência da China, EUA e Europa."

Stela Campos | De São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário