quarta-feira, 27 de agosto de 2014

As causas do estresse no trabalho

Por José Roberto Marques
Muitas vezes ficamos irritados, querendo “explodir” com qualquer pessoa que passe perto de nós. Isso acontece quando o nível de estresse se eleva, isto é, a forma como o nosso organismo reage em relação aos acontecimentos externos, que agride tanto o físico quanto a mente.

Mas quais são as reais causas  do estresse no trabalho? Abaixo segue uma pequena lista de motivos, que separei pra você ficar sempre atento e fugir de situações problemáticas, que possivelmente te levarão ao limite.

  • Estresse referente à ocupação: Quando não se está satisfeito com o que faz, com a carreira que tem.
  • Estresse ambiental: Isso ocorre quando a empresa não disponibiliza recursos para que a qualidade de vida do colaborador seja boa.
  • Estresse social: Referente ao convívio da equipe e dos colegas em geral. Pode ser em relação a problemas de comunicação, relacionamento interpessoal etc.
  • Estresse emocional: Quando algo te afeta emocionalmente. Podendo ser aquela promoção que parecia acontecer e nunca se tornou efetiva  até algum desapontamento com um colega.
  • Estresse físico: Quando o corpo se sente cansado. De tanto trabalhar, sem pausas, atinge o esgotamento físico.
Outro ponto extremamente importante é a identificação de fatores pessoais estressantes. Assim que percebê-los, procure eliminá-los. Alguns deles podem influenciar demais para que você se torne uma pessoa estressada, por isso tente ao máximo ficar longe deles. Estes podem ser: desorganização, atrasos tanto em relação à chegada no local de trabalho quanto à entrega de atividades, ansiedade, acúmulo de atividades, relacionamento interpessoal com pessoas que te deixam pra baixo.
Atente-se ainda para os sintomas do estresse no trabalho, isso evitará que você seja pego de surpresa. Alguns deles são: cansaço constante, dores de cabeça e também nos músculos, falta de foco, atenção e ânimo.
Se você está com dificuldades para dormir e passa muitos dias resfriado, ou fica irritado com frequência, é bom tomar cuidado, pois todos esses e outros sinais apontam para o estresse.

Procure ainda fazer algumas atividades para estar sempre mais disposto, como ouvir uma música que te alegra, se alimentar bem, fazer exercício físico diariamente, entre outros. Coloque o sono em dia, ele é muito importante. Procure sempre estar bem humorado e relaxado, pois lhe trará mais leveza na hora de encarar os desafios de seu dia a dia.


Colaboração Jorge Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário