sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

LEITURA E RESPEITO PELO PROXIMO NÃO FAZ MAL PARA NINGUEM

Recentemente minha filha participou de um Processo seletivo para vaga no ensino médio e quase não conseguiu fazer a prova simplesmente porque não lemos o Edital com atenção, fomos para o local onde subentendemos ser o local da prova e nem se quer percebemos nossa ignorância, junto conosco haviam mais de 100 pessoas que cometiam o mesmo erro, por sorte senti algo errado, consultei o edital pela internet e chegamos exatamente 1 minuto antes dos portões se fecharem.

Hoje divulguei uma vaga “on line”, e deixei bem claro que os Currículos deveriam ser enviados “colados no corpo do e-mail”, como resultado, recebi mais de 100 currículos em menos de 01 hora, mais da metade fora do perfil, e quase nenhum colado no corpo do e-mail como solicitei!
Me senti muito cansada e triste com a situação!

Até quando que nós Brasileiros teremos preguiça de ler um texto por inteiro? Até quando vamos subjugar a informação e querer levar vantagens a qualquer preço!

No caso da minha filha eu poderia culpar o Edital escolar, arranjar mil desculpas, querer processar o Estado ou coisa parecida, tudo para desculpar meu erro de não ler um simples Edital!

 “A desculpa é sempre a resposta do ignorante!
Eu não sabia...
Ninguém me contou...
Foi culpa do outro...
Desculpas e mais Desculpas...”

No caso da vaga citada, o que realmente os candidatos “fora do perfil “ pensaram?

Será que impor seus dados curriculares a qualquer preço e ainda de forma errada faria com que eu, ou o Selecionador, se interessasse pelo profissional?

Conheço o desespero de uma pessoa em busca de recolocação, compartilho destes sentimentos diariamente com meus clientes disponíveis, mas achar que o Selecionador é obrigado a receber seu CV fora de hora e de perfil e assim desrespeitar a profissão e o tempo do Profissional de RH não vai ajudar ninguém na recolocação, um Selecionador (e qualquer outro Ser Humano) precisa ser cativado, conquistado, precisa haver empatia entre você e ele, senão nem mesmo atenção aos seus dados curriculares ele dará!

Você precisa demonstrar que tem foco, enviando Currículos somente para vagas dentro do perfil, respeitando a profissão do Selecionador, certamente sua profissão também será respeitada e assim você terá mais chance de recolocação!

Demonstrar que é um bom negociador, na hora certa saber negociar sua pretensão salarial, demonstrar empatia, saber colocar seus dados numa seqüência legível, de um jeito que o Selecionador deseje continuar lendo suas informações!

Tudo isso deve ser pensado e repensado, se necessário busque ajuda de profissional especializado, mas mais que qualquer conselho, o melhor e mais valioso é, leia tudo com atenção, utilize bem as informações que receber, transforme-a em conhecimentos úteis e refaça suas estratégias, sempre que necessário.

O mundo se transforma a todo o momento e você precisa estar preparado para o que é novo!

Seja humilde, aceite conselhos, seja solidário, ouça mais e fale menos, e leia, leia e interprete o que leu sempre!
Faça auto-análise, adquira cultura, seja sempre receptivo, respeite seu próximo!

Reparta para somar, respeite os profissionais e o tempo das pessoas, assim que você conseguir assimilar estas informações certamente será recolocado!


Um comentário: