quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Objetivo: A Base do Sucesso - Nahid Chicani

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, alcançar o sucesso profissional depende de planejamento, disciplina, força de vontade, capacidade de adaptação e equilíbrio. As pessoas de sucesso atingem-no porque, em primeiro lugar, sabem exatamente aonde pretendem chegar, colocam objetivos a ser alcançados e movem-se naquele sentido.

Não importa o tipo de atividade ou o estágio da carreira – seja um jovem talento iniciando seu caminho, ou um profissional que já acumulou experiência – esses cinco requisitos ganham força de axioma quando se trata de disputar o mercado profissional. Quem nele está ingressando precisa ter claro aquilo que lhe será exigido. Hoje, uma língua estrangeira apenas já não é suficiente, tampouco um diploma universitário. Um segundo ou terceiro idioma passa a ser um diferencial, assim como um MBA ou outro curso de especialização, ou até uma experiência internacional. Os profissionais já estabelecidos também sofrem a mesma pressão, talvez até maior, porque precisam reciclar seus conhecimentos permanentemente, já que a experiência em si não é sinônimo de estabilidade.

Mas o caminho que nos leva ao sucesso começa antes, quando decidimos o que pretendemos ser e o que queremos realizar. O fundamento do processo é de simples definição: felicidade é o real objetivo da vida, e ser feliz significa fazer na vida o que se gosta. Portanto, a tarefa transforma-se na proposição simples de descobrir o que se faz com satisfação. Além de propiciar felicidade, fazer o que se gosta é também a chave para o sucesso, pois tendemos a fazer bem feito, com emoção e dedicação, aquilo que nos dá prazer. Este exercício solitário de definição de vida, que eu chamo de “auto-entrevista”, é, ao mesmo tempo, uma tarefa complexa que implica longa viagem através de nós mesmos, perscrutando sentimentos, preferências e habilidades.

O importante é identificar em nossas realizações quais delas nos propiciaram mais prazer. É bom também ter em conta que realizações não são somente relacionadas ao trabalho ou à vida profissional. Elas começaram muito antes, na vida escolar, nos esportes, no lazer, nas atividades sociais, na vida familiar, no primeiro emprego, na carreira, no emprego atual, etc.

O próximo passo é distinguir as habilidades que mais nos auxiliaram nessas realizações e que classifico em três categorias: a habilidade de tratar com pessoas - liderar, motivar, dirigir, orientar, formar grupos, integrar esforços -, de lidar com coisas - objetos concretos, lidar com o seu corpo, construir coisas, destacar-se no esporte, habilidades manuais -, e habilidade para lidar com o abstrato - exercícios numéricos, busca de dados, análises e deduções.

Feita essa “auto-entrevista”, estamos aptos a avaliar o caminho para o sucesso e fazer as correções de rota que acharmos necessárias. Isto vale tanto para quem inicia uma carreira, como para quem já está estabelecido no mercado. É primordial que sejamos sinceros conosco mesmos, para termos claramente definidas as atividades que nos são mais prazerosas e que nos trazem mais realização. Isso posto, cabe-nos então tratarmos de atender àqueles cinco requisitos iniciais: planejamento, disciplina, força de vontade, capacidade de adaptação e equilíbrio, de modo a traçarmos objetivos claros e que proporcionem harmonia entre a vida profissional, social e familiar.

O escritor Lewis Carroll, na obra “Alice no País das Maravilhas”, nos dá a dimensão da importância de se ter objetivos claros quando a menina pergunta ao gato qual o caminho que deve seguir. Ele a contesta perguntando para onde deseja ir e ela responde que não sabe. "Então - diz o gato - não importa o caminho que você tome!" Ou seja, para quem não sabe o que deseja alcançar, qualquer ação é igualmente válida... e igualmente inútil.



* Nahid Chicani é consultor sênior e sócio-diretor da TRANSEARCH Brasil, empresa em que atua desde 2001 na seleção de executivos. Construiu uma carreira de 43 anos na GE Brasil, na qual foi vice-presidente de Recursos Humanos, Comunicações, Relações Governamentais e Desenvolvimento de Negócios de Aparelhos Domésticos e Sistemas Médicos para a América Latina.

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