domingo, 13 de janeiro de 2013

Você passa muito tempo no Facebook? Tome cuidado com o oversharing


É indiscutível a popularidade das redes sociais. 

Desde os mensageiros instantâneos como Mirc, ICQ, MSN os famosos Fotolog, MySpace, Orkut e agora com o Facebook e em menor escala com o Twitter, estes ambientes que oferecem horas de entretenimento aos usuários, também são  palco de um fenômeno chamado de oversharing. 

Este é o nome dado ao compartilhamento desnecessário de informações nas redes sociais.

Os usuários têm o direito de compartilhar aquilo que bem entenderem, é o livre arbítrio. Porém, nem tudo aquilo que é permitido é conveniente. 

E é aí que surge o oversharing. 

Compartilhar coisas sem sentido, confidências muito íntimas, coisas bobas, desabafos são exemplos desta prática, mas é necessário observar também os excessos. 

Além daquilo que não é conveniente compartilhar, o excesso de publicações também é caracterizado como oversharing. Pessoas que compartilham muitas coisas ao longo do dia, podem até ganhar algumas curtidas e comentários, mas certamente ganharão a antipatia de outros usuários.

Soma-se ao fato da “etiqueta virtual” defendida pelo oversharing, a segurança. Compartilhar aquisições patrimoniais, ou até mesmo os sites que costuma comprar podem ser a brecha para virar alvo de hackers. 

O assunto oversharing tem sido tão discutido que a batata Pringles aproveitou o tema para lançar uma campanha bem humorada onde as pessoas podiam alertar seus amigos que praticavam o oversharing.

Fato é que a internet, em especial as redes sociais deram voz e relevância às pessoas. 

Porém, deve-se usar isto a seu favor. 

Vale lembrar que muitas das redes sociais permitem conversas privadas, como o chat do Facebook e as DMs do Twitter, ou seja, antes de clicar em “Publicar”, reflita

Nenhum comentário:

Postar um comentário