Coisas boas acontecem para empreendedores que são pacientes
e adotam medidas consistentes para construir um negócio de sucesso. Concorda?
Fim de ano é tempo de reavaliação das coisas boas e
das coisas nem tão boas que aconteceram ao longo do ano. Coisas boas sempre
podem ser reforçadas e devem servir de inspiração na caminhada. Coisas ruins servem
de aprendizado e devem ser eliminadas para que não voltem a proporcionar dor de
cabeça.
Em negócios não é diferente. Como já foi dito
anteriormente, não há esperança para quem vive apenas de esperança. Mais do que
uma estratégia bem consolidada, mudar determinada condição requer, na maioria
dos casos, um olhar diferente para uma mesma situação.
Dessa forma, compartilho aqui treze dicas
fundamentais para mudar a cara do seu negócio no próximo ano, à luz da minha
experiência profissional vivenciada em pequenas, médias e grandes empresas ao
longo do ano.
Aqui não existe utopia, mas, uma constatação pura e
simples de alguns equívocos cometidos por empresários, empreendedores e líderes
em geral que, trabalhadas de maneira diferente, vão fazer uma diferença enorme
na gestão do seu negócio.
1. Dê importância à estratégia: quanto
mais operacional, menos estratégico, lembra? Pare de vez em quando e pense nas
pequenas estratégias que, somadas, o levarão a atingir uma estratégia maior. O
empreendedor que não pensa estrategicamente não sai do lugar e você também já
sabe: quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Isole-se com
frequência para pensar mais nas coisas que vão melhorar o seu negócio, senão,
as forças contrárias tomam conta da situação.
2. Mão de ferro no Fluxo de Caixa:
entenda de uma vez por todas, a felicidade é um fluxo de caixa positivo. Não há
empresa que resista sem um controle de despesas e receitas mais próximo
possível da realidade. Se você não adquirir a consciência de que isso é importante
e não tratar as contas com a seriedade necessária, não há salvação para o seu
negócio.
3. Monitore os resultados diariamente:
se você não é bom vendedor, ajude a si mesmo, contrate um bom vendedor, mas, a
única forma de perceber isso é monitorando os resultados com mais frequência; somente
o acompanhamento sistemático dos resultados vai obriga-lo a repensar o negócio
continuamente e promover os ajustes necessários para mudar a realidade.
4. Reavalie o comportamento da equipe:
não espere que os seus colaboradores estejam tão comprometidos com o seu
negócio quanto você. Se as coisas não estão indo bem como gostaria, promova
reuniões de realinhamento ou, como eu gosto de mencionar, reposicionamento das
pessoas. Elas precisam entender de maneira clara o seu papel na empresa. Se
você não disser a cada um que ele deve fazer e não monitora-lo com frequência,
não espere nada diferente. Um negócio bem-sucedido, antes de ser técnico ou
financeiro, é um processo humano; as pessoas são importantes.
5. Evite atalhos: livros ajudam,
principalmente os meus, entretanto, uma boa consultoria por meio do Sebrae ou
mesmo de um consultor autônomo vão ajuda-lo de maneira mais produtiva e
consistente; da mesma forma, se você optar por ferramentas ou aconselhamentos
meia-boca, o que você vai conseguir é algo do tipo meia-boca.
6. Reinvista os lucros sempre que possível:
eu sei que você precisa sobreviver e quer aproveitar enquanto ainda dá tempo,
mas, separe uma parte dos ganhos para investir em melhorias: processos, ferramentas,
pessoas etc. Vai levar um tempo ainda para ficar rico, mas, enquanto esse tempo
não chega, canalize esforços para a melhoria do negócio.
7. Repense o atendimento: estratégia é
importante, fluxo de caixa também, entretanto, o atendimento ainda é a coisa
mais importante do seu negócio e, nesse sentido, a maioria das empresas tem
muito para evoluir. Pense numa empresa onde o atendimento é uma referência, copie
descaradamente e adapte um novo modelo para o seu empreendimento. De vez
quando, mude-se para o outro lado e sonde os seus empregados. Eles são, na
maioria dos casos, a fonte do mau atendimento prestado pela sua empresa.
8. Visite a concorrência: o seu
concorrente tem pontos fortes e pontos fracos. Pontos fortes são difíceis de
derrubar. Pontos fracos podem ajuda-lo a pensar de maneira diferente. Em relação
a esse ponto fraco do concorrente, como eu posso fazer melhor?
9. Utilize o bom senso e a simplicidade:
pare de inventar a roda, bom senso e simplicidade são melhores que complexidade
e sofisticação; quanto mais você se liga no que dizem as revistas, mais
confunde a própria cabeça; a simplicidade é difícil de ser conseguida, mas o
bom senso não; sofistique na medida em que tiver recursos e simplifique sempre
que possível.
10. Redistribua as funções: pare de se
iludir imaginando que uma única pessoa é capaz de tomar conta de tudo:
finanças, recursos humanos, atendimento, entrega etc. Reavalie a estrutura
organizacional, defina uma boa matriz de responsabilidades (quem faz o que,
quem responde pelo que) e reorganize a casa; quem quer ser tudo para todos,
acaba não sendo nada, lembra?
11. Reavalie os processos: o que
significa isso? Processos são a forma, o método ou a maneira como as coisas
devem ser feitas. Em suma, é o seu jeito de fazer negócio. Nada de sofisticação,
apenas uma sequencia lógica de ações descritas no papel de como as coisas
precisam ser feitas. Por que isso é necessário? Para evitar que você fique
refém das pessoas e possa melhorar cada vez mais.
12. Não confunda saldo em caixa com
resultado: por incrível que pareça, isso ainda é uma grande dificuldade;
saldo em caixa é o volume de dinheiro registrado todos os dias considerando
todas as receitas e despesas correntes; resultado é o lucro apurado ao final de
cada exercício contábil – mensal, trimestral, semestral, anual.
13. Assuma o verdadeiro papel de
empreendedor: assuma definitivamente a liderança do negócio, evite trata-lo
apenas como fonte de sobrevivência, tenha coragem de mudar o que precisa ser
mudado e comprometa-se a chegar ao fim do próximo ano bem melhor do que quando
começou. Ser empreendedor é um exercício constante de evolução.
Por fim, lembre-se: a sorte favorece os que são
persistentes, porém, enquanto a sorte não vem, continue caminhando e jamais
perca o seu objetivo de vista. Não há segredos, somente o trabalho duro e consistente
dará resultados.
Por Jerônimo
Mendes
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/13-dicas-para-bombar-o-seu-negocio-em-2013/67883/
Nenhum comentário:
Postar um comentário