terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Busca de um novo Desafio - José Luis Amâncio,


A busca de um novo desafio, estando desempregado ou não é sempre um momento difícil, pois a  pessoa passa por uma revisão de seus paradigmas pessoais e profissionais (Onde estou, aonde quero chegar e o que quero?).

Porém a busca de um novo desafio também é um momento em que grandes oportunidades se apresentam: 

- Avaliar sua performance ao longo dos anos.

- Identificar seus pontos fortes e pontos a serem melhorados.

- Redesenhar sua carreira na mesma área com um enfoque mais alinhado com a realidade do   mercado de trabalho.

- Buscar ou desenvolver uma nova carreira ( Job rotation).

Portanto veja abaixo algumas dicas para lhe auxiliar nesta busca:

- Lembre-se que a motivação pessoal é tudo e portanto, se você está desempregado, mude a sua postura : nunca diga estou  desempregado, diga e pense  “estou em busca de novas oportunidades ou disponível”.


- Você não é a única pessoa nesta situação e que amanhã é outro dia, demora-se em média 6 meses para se obter um novo emprego.

- “Exercite o corpo e a mente agradecerá !". Use o tempo para se manter em forma com caminhadas e exercícios leves, ou se você for sócio de algum clube freqüente-o afinal nunca se sabe se poderão fazer novos contatos e amizades.

- Se você tem mais tempo para sua vida social e portanto aproveite este tempo para visitar amigos e parentes, levar seus filhos para a escola (exercite o seu networking e também procure ter bons momentos).

- Avalie seu desempenho nos últimos 3 empregos/empreendimentos e veja coisas que fez bem, coisas que fez mal, e coisas que poderia ter feito (procure aprender com o passado e se preparar para o futuro).

- Veja quais competências você não tem no momento mas que são necessárias em sua área de atuação e procure desenvolvê-las (Inglês é fundamental nos dias de hoje, Espanhol é desejável após saber um pouco de inglês).


- Procure na Internet alguns treinamentos e cursos de E-learning gratuitos e se recicle, aumente suas condições de empregabilidade.

- Localize a biblioteca mais próxima de você, para poder pegar livros de graça e se reciclar além de ter algum lugar para ir (ficar em casa nunca é bom).

- Atualize e também prepare o currículo / plano de negócios em inglês e espanhol.

- Leia e releia e conheça muito bem o seu currículo / plano de negócios.


- Treine uma entrevista com todas as possíveis perguntas que um entrevistador ou potencial investidor poderão lhe fazer (em português, inglês e espanhol). 

-  Veja diariamente as vagas e oportunidades na Internet, jornais, network ...


- Além de ler o jornal em busca de empregos e novas oportunidades, mantenha-se  informado sobre política, economia e outros assuntos que podem ser abordados em entrevistas e avaliações de potencias empreendimentos.

- Tente uma atividade voluntária, pois a mesma lhe manterá ocupado e também irá ficar bem em seu currículo, além de lhe propiciar um novo networking.

ENFIM TENHA UMA ROTINA SEMPRE REPLETA DE ATIVIDADES E LEMBRE-SE QUE TODAS AS COISAS SE LIGAM UMAS NAS OUTRAS AO FINAL DE TUDO .

BUSCAR UM NOVO DESAFIO É UMA ATIVIDADE TÃO IMPORTANTE E ATIVA COMO  QUALQUER OUTRA ATIVIDADE ATUAL QUE VOCÊ DESENVOLVA .

ACIMA DE TUDO MANTENHA O FOCO NO SEU OBJETIVO : Sucesso !!


E procure o sucesso em um aspecto mais amplo (pessoal, familiar, profissional, lazer, forma física...).




José Luis Amâncio,
Diretor Associado da consultoria Metis Quality, 35 anos, Economista com especialização em Comércio Eletrônico, Planejamento Empresarial e Logística, Pós Graduado na FGV.   financeir@globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário