quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Você está atento a seus fatores críticos de sucesso?

É interessante notar como a natureza, mesmo sendo tão variada, funciona sempre assentada sobre uma lógica coerente e simples. 

O conceito de harmonia, por exemplo, é de uma aplicação infinita. Pode ser visto em um átomo e em todo o universo. As peças de um pequeno relógio ou as engrenagens de uma gigantesca usina são todos regidos por este conceito. 

Tudo é regido por ele!

Da mesma forma acontece com alguns conceitos gerenciais, que podem ser aplicados às organizações inteiras ou a um único indivíduo com a mesma funcionalidade. 

Um destes conceitos é o de Fatores Críticos de Sucesso.

Segundo uma definição da Wikipédia, fatores críticos de sucesso são “os pontos chave que definem o sucesso ou o fracasso de um objetivo definido por um planejamento de determinada organização. 
Quando bem definidos, os fatores críticos de sucesso se tornam um ponto de referência para toda a organização em suas atividades voltadas para a sua missão”.

Vou tentar colocar de forma mais simples: estes fatores são aquilo que “não pode faltar” para que seu objetivo, seja ele qual for, seja alcançado. Por isto são chamados de “Críticos”.

Assim como as empresas utilizam este conceito para garantir o sucesso de suas empreitadas, podemos trazer para nossa vida pessoal o hábito de identificar fatores críticos de sucesso para nossos objetivos cotidianos ou eventuais.

Seja fazer uma dieta, aprender um idioma, preparar um relatório, comprar um novo carro ou mesmo organizar uma confraternização, tudo isto pode ser melhor gerenciado se aplicarmos este conceito.

Aqui vai um exemplo. Vamos supor que você pretenda organizar uma viagem com sua família para uma praia em que nunca foram no fim do ano. Quais podem ser fatores críticos para que esta viagem seja um sucesso? Que tal estes?

§  Definição clara de um roteiro (ao menos básico)  para a viagem;

§  Verificação antecipada da existência de passagens aéreas com preços acessíveis na data pretendida;

§  Definição de um orçamento viável e plausível para uma viagem confortável;

§  Programação prévia de todos os envolvidos para que possam viajar em uma data comum

Agora vamos tentar trazer esta lógica para um objetivo profissional. 

Vamos supor que você pretenda organizar um treinamento para o pessoal do seu setor sobre uma nova ferramenta da web. Quais seriam os fatores críticos? Vejamos:

§  Definir um orçamento e uma agenda clara;

§  Verificar a existência de infraestrutura adequada e computadores capazes;

§  Preparar o material de suporte;

§  Definir uma forma de avaliar a reação dos participantes;

§  O que mais?

Como podem ver, estamos falando de aspectos simples e que podem até parecer muito, mas muito óbvios. Ainda assim é de impressionar quanta gente se propõe a fazer “coisas” sem parar para pensar neste lado pragmático e objetivo da realidade. 

Quantas vezes não nos vemos no meio de uma viagem, ou de um trabalho, atrapalhados por algo “óbvio” em que não pensamos?

Então meu amigo, se você pretende ser um profissional que acumule realizações e objetivos conquistados, ou se você quiser simplesmente planejar as coisas em sua de maneira mais factível e organizada, evitando passar raiva desnecessária, deixo aqui a sugestão.

Pare, pense, e responda a si mesmo: 

O que eu não posso deixar de fazer para que meu objetivo se realize de maneira bem sucedida?

Parece bobagem de tão óbvio, mas faz uma falta que você nem imagina!



Nenhum comentário:

Postar um comentário