terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Você como produto

Várias são as questões que compõem um bom profissional. Porém, de nada adianta você ser um excelente profissional, se não souber se vender bem.

É claro que o principal fator que faz com que uma pessoa vá em frente em seu desenvolvimento profissional é sua competência. Porém, a maioria daqueles que apenas executam bem o seu trabalho e nada fazem pela sua imagem, consegue, muitas vezes, garantir seus empregos, mas não progride tanto quanto aqueles que desenvolvem bem a sua marca pessoal.

E é sobre essa importância que vim falar. 

Qual a sua marca? O que vem à cabeça das pessoas quando falam seu nome? Você está ligado a que características? Reflita da seguinte maneira: pense numa marca de carros. Por que essa marca veio primeiro à sua cabeça, antes de todas as outras? O quê nessa marca chama mais sua atenção: qualidade, design, preço, tecnologia, segurança? Você compraria um carro dessa marca? 

É dessa forma que nós, profissionais, somos vistos no mercado de trabalho.

Uma empresa, ao escolher os serviços de um profissional, seja como fornecedor, seja como colaborador, pensa em todas essas questões: desempenho, como ele é visto no mercado, qualidade no trabalho, relacionamento interpessoal, segurança e uma série de outros fatores. E, convenhamos, se você não “divulgar” bem as boas características que possui, certamente, deixará de ser lembrado e, conseqüentemente, desconsiderado para um processo, por exemplo. 

É por isso que precisamos nos tratar como produtos e desenvolver bem uma marca pessoal. 
Por isso, considere:
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Embalagem 

Um produto precisa, antes de tudo, ter uma boa apresentação. Todos nós só temos uma chance de causar uma primeira boa impressão. Por isso, cuide da sua embalagem. Isso quer dizer vestir-se de acordo com os ambientes que você frequenta, manter a higiene pessoal em dia, cuidar da pele e dos cabelos etc. Significa, também, saber se comportar em diferentes lugares e situações dominando, inclusive, regras de etiqueta.

Outra questão fundamental é dominar bem a sua língua e saber se comunicar. E, como já disse inúmeras vezes, comunicar-se significa muito mais que ter um português impecável. Significa, também, saber como se sentar, onde colocar as mãos, manter uma linguagem corporal sempre agradável e saber usar isso a seu favor. Existem vários livros sobre isso e vale à pena dispensar um tempo para esse tipo de leitura. 
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Conteúdo

Para um produto ser escolhido ele precisa ter além de uma embalagem que chame a atenção, um conteúdo que supra as necessidades do consumidor.
Afinal, como dizem “beleza não põe mesa”. Cuidar de sua formação acadêmica/profissional é obrigatório. Às vezes, ouço alguns absurdos que me deixam decepcionado. Nunca (nunca mesmo) sabemos o suficiente.

Por isso, estar na academia, seja fazendo uma graduação, pós, mestrado, línguas ou qualquer outro curso, é importantíssimo.

Além disso, é fundamental ler jornais e revistas para saber o que acontece no mundo, e livros teóricos para viver em constante atualização em seu segmento. Em nosso conteúdo podemos incluir também outras questões como: ética, resiliência, comprometimento, persistência, dentre outros. Afinal, conteúdo é aquilo que podemos oferecer a uma empresa. 
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Visibilidade

Além de apresentar-se adequadamente, precisamos aparecer. Não me refiro àqueles aparecidinhos que são, como dizem, “arroz de festa”. Refiro-me a fornecer ao mercado informações a seu respeito.

É adequado freqüentar eventos, ter sempre um cartão de visitas à mão e, quem sabe, ter um site pessoal com a apresentação de sua carreira e dos projetos realizados por você. Se tiver habilidade da escrita, melhor ainda, pois poderá divulgar textos com sua percepção a respeito do segmento em que você atua. 
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Publicidade

Faça-se lembrado. Exerça seu networking e mande e-mails esporádicos contando suas realizações profissionais. Lembra daquela marca de automóveis que você lembrou lá no princípio? Quantas propagandas você vê a respeito dela diariamente? Pense dessa forma a seu respeito, também.

Faça as pessoas se lembrarem da sua existência. Vire notícia (positiva).

Faça com que, quando falarem no seu nome, as pessoas lembrem que você existe e, principalmente, façam associações positivas. “Fulano é o cara que resolve”, “ele é capaz de liderar”, “ele é o melhor que conheço”, “nele eu confio”, são frases que, certamente, você vai querer ouvir quando as pessoas falarem de você. 

Crie sua marca pessoal:

• Monte uma embalagem adequada. Cuide de: aparência, trajes, etiqueta e vocabulário;

• Preserve seu conteúdo. Esteja em constante aprendizado;

• Esteja visível aos outros. Freqüente eventos, esteja na mídia;

• Divulgue-se: exerça seu networking.

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