domingo, 2 de janeiro de 2011

Cochicho eletrônico: não caia você também neste erro

Fonte: Licia Egger Moellwald - Emprego Certo


Com o avanço das tecnologias, alguns profissionais aderiram a uma nova moda: fazer comentários sobre o chefe, colegas ou clientes via torpedo/sms.


Até pouco tempo, para se cochichar alguma coisa sobre alguém era preciso sair da sala, procurar quem ouvisse e só então efetivar a maledicência. Hoje a coisa mudou, para comentar sobre o que não se gostou ou achou graça basta digitar no celular o que se pensa e enviar a mensagem para o destinatário da fofoca. Tudo fácil e rápido sem que seja necessário sair do recinto.


Algumas pessoas têm se tornado tão ágeis com as teclas do aparelho que são capazes de enviar suas impressões em situações impensáveis: na sala de reunião para um colega que também está presente, no restaurante para quem está na outra ponta da mesa e por aí vai.


Para efetivar o cochicho eletrônico a destreza de alguns é tal, que o braço que segura o celular fica posicionado disfarçadamente sob a mesa, enquanto a pessoa continua olhando para quem está falando.


Com isso, perde-se oportunidades valiosas de reflexão. Sem tempo para medir se o que se ouviu ou viu faz sentido ou não, os críticos com seus celulares vão imprimindo as suas opiniões, muitas vezes, fruto de uma avaliação fragilizada pela falta de tempo e atenção.


Não estou falando só da grosseria que está embutida no digitar do celular enquanto o outro fala, mas da falta de apreço para com a opinião das pessoas e do sentido de validação que deve permear as relações humanas.


Mandar mensagens enquanto alguém está falando, infelizmente é um dos maus hábitos da contemporaneidade e que deve ser evitado.


Para não ser indelicado é sempre bom lembrar de:
  • Nas reuniões e almoços desligar o celular sempre que possível. Manter o foco no que está sendo falado é importante para não perder detalhes que podem ser úteis como informação ou para dar continuidade da conversa.
  • Mantenha os olhos em quem está falando, este é um sinal importante de que a pessoa é especial.
  • Qualquer comentário sobre a reunião, colega ou amigo, se imprescindível, deve ser feito longe da pessoa em questão. É perverso imaginar-se foco da fofoca sem poder fazer nada.
  • Procure se conter diante das possibilidades de falar mal das pessoas digitando o comentário pelo celular. A confiança é, antes de ser comprovada, apenas uma sensação.
  • Comporte-se com as pessoas da mesma forma que espera que façam com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário