sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Valor de Ser Proativo [por Patrícia Santos]

Uma das características mais apreciadas no mundo corporativo, a proatividade, é um dos principais atributos que garante a produção de resultados notáveis.

A proatividade pode ser conceituada como a habilidade de "prever" uma situação e agir antes que ela aconteça. Então, proativo é um profissional que se antecipa a problemas, mudanças ou necessidades futuras de forma hábil e competente.

Ele assume o controle e faz as coisas acontecerem ao invés de apenas reagir a uma situação ou esperar que algo aconteça. É não esperar chover na farinha para comer o pirão...

A proatividade pode ser comparada a outros comportamentos relacionados com o trabalho, tais como a proficiência. Apesar de não ser sinônimo de iniciativa, este atributo faz parte do indivíduo proativo. Sempre alerta, possui agilidade, assertividade, busca soluções e oportunidades e principalmente assume responsabilidade pelos seus atos e pela conquista de suas metas. Valoriza o que precisa ser feito, agrega valor para a empresa, para o departamento e para sua carreira. É um profissional comprometido com os resultados. 



Entendo comprometimento como a disposição para transformar promessas em realidade.

O autor do livro Em Busca do Sentido, Dr. Viktor Frankl, usou a palavra proativa para descrever uma pessoa que assumiu a responsabilidade pela sua vida, ao invés de olhar para as causas. Ressaltou a importância da coragem, da perseverança, da responsabilidade individual e da consciência da existência de escolhas, independentemente da situação. Frankl afirma que, mesmo nas piores circunstâncias, as pessoas podem fazer a diferença e encontrar um significado.

Proatividade é uma atitude focada diante das dificuldades.

A proatividade não se restringe a comportamentos de desempenho extra-função. O profissional pode ser proativo em seu papel, por exemplo, mudando a forma de executar uma tarefa essencial para ser mais eficiente.

Dicas para desenvolver a proatividade:

1.
Avalie seus procedimentos e processos. Sempre ao término de uma tarefa pergunte-se: o que poderia ser melhor? Examine analiticamente o quê e como você poderia executar a tarefa de maneira mais eficiente (mais rápido, com menor custo, com menos estresse, com mais qualidade). 
Perguntas chave para o pensamento crítico: “O quê”, “por quê” e “e se?” - assim você vai estar preparado para atingir resultados superiores aos esperados.

2.
Administre bem o seu tempo e deixe um espaço para os imprevistos.

3.
Atenção ao seu trabalho, aos procedimentos, às pessoas, às necessidades e aos objetivos que deseja alcançar. Esteja comprometido de corpo e alma para o sucesso do que você esta fazendo ou planejando.

4.
Previna o surgimento de problemas pensando no que poderia dar errado e já buscando soluções antecipadamente, um plano B, ou ações para evitá-los. Pensar no que pode dar errado não é ser uma pessoa negativa, é ser alguém precavido.

Lembre-se que existem várias respostas certas, vários caminhos que podem ser tomados. Quem estiver atento e agindo de maneira criativa e inovadora estará construindo uma carreira de muito sucesso.


Profissionais proativos são infinitamente melhores que os demais e sempre irão se destacar na carreira e na vida.

Patricia Santos  Consultora e palestrante.


Site: www.patriciasantos.com.br / Twitter: www.twitter.com/apatriciasantos

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