sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

11 Dicas Para Atingir As Metas Em 2011

Mais um ano está chegando ao fim e em poucos dias 2011 virá. Nesse período, é comum homens e mulheres fazerem promessas, planejarem atividades, estipularem metas e objetivos.


Mais um ano está chegando ao fim e em poucos dias 2011 virá. Nesse período, é comum homens e mulheres fazerem promessas, planejarem atividades, estipularem metas e objetivos. No entanto, os dias passam e algumas vezes todo o roteiro criado não é cumprido ou os resultados são atingidos pela metade.

Para que isso não acontece, existem algumas formas de se planejar o novo ano de forma positiva. Confira as 11 dicas seguintes:

1- Tenha auto-responsabilidade - Antes de tudo, é necessário parar de responsabilizar o mundo (seu chefe, a empresa, a falta de dinheiro) pela não realização do objetivo assumido, frustração ou insucesso. Quando a responsabilidade é assumida você toma o seu poder de transformar e planejar uma melhor estratégia com mais confiança.

2- Formule seu objetivo no positivo - Não diga “Não quero mais sofrer por amor” por exemplo e sim “Quero ser feliz ou quero encontrar um grande amor”. Diga o que quer e não o que não quer. De modo geral as pessoas só sabem ou só falam do que não querem.

Pensamentos, falas e ações criam realidade, portanto se você estiver pensando e falando sobre o que não quer é isso que você estará criando.

3- Sustente seu objetivo - Trace objetivos que vão depender de você para a realização. “Quero que meu namorado me ame”, por exemplo, não seria sustentado por você e sim por ele. Só formule objetivos sobre os quais é possível agir.

O objetivo não é “quero que meu chefe me dê aumento”, mas sim, “farei o que for necessário para obter uma promoção”.

4- Pense positivo sempre - Às vezes os medos nos invadem, eles são frutos de experiências dolorosas do passado que estamos revivendo a cada dia como se fossem se repetir.

Deixe-os no seu tempo, mas reconheça-os, admita-os, avalie-os e faça aprendizados positivos dessas experiências para viver o agora plenamente.

Sempre foque em coisas boas, jamais na tragédia, na dor, no desânimo, na preguiça. Quem foca em coisas ruins, atrai o mesmo para a própria vida. Pensamentos, sentimentos, falas e ações precisam estar alinhados para que as coisas fluam, e você realize.

Felicidade constrói felicidade, portanto esteja feliz desde já, como se já estivesse realizado o que você quer.

5- Sonhe - Nunca deixe de sonhar, tudo começa com um bom sonho, sonhe ilimitadamente. Depois traga os sonhos para a realidade e verifique o que você pode fazer para alcançá-lo. Planeje e vá para a ação, realize e comemore.

6- Contemple todas as áreas da sua vida - Quando focamos excessivamente em uma área, tiramos energia de outra e causamos desarmonia ao todo.

Portanto, tenha equilíbrio e estabeleça objetivos para a área familiar, afetiva, profissional, financeira, social e o que mais achar conveniente. Assim seu crescimento será integral, o que trará fluidez para sua vida.

7- Avalie o contexto geral - Pergunte-se: É isso o que eu quero? A realização do meu objetivo afetará negativamente alguém, algo ou algum contexto da minha vida? Avalie antecipadamente o impacto do que você quer e só depois decida o que fazer.

Caso haja conflito interno, avalie e busque uma negociação consigo mesmo e, se ainda assim o desconforto persistir, reformule seu objetivo para evitar a auto-sabotagem.

8- Faça uma lista - Escreva e faça um painel representativo com frases e figuras de todos os seus sonhos e objetivos. Você também pode criar quadros mentais das suas realizações e se conectar a eles a qualquer momento. Fale bastante sobre os sonhos, pois os mesmos precisam ser alimentados para se concretizarem.

Essas atitudes abrem caminhos neurais que auxiliam na conquista dos objetivos, tornando-os mais palpáveis.

9- Use todos os sentidos para realizar - Imagine-se na situação já realizada, vendo, ouvindo e sentindo tudo o que acontecerá no momento da sua concretização. Viva isso como se já tivesse chegado lá.

Para conquistar os seus objetivos, seus sentidos precisam experimentar a situação desejada para ter a referência de onde você quer chegar.

10- Ouça sua voz interior - Busque sempre ouvir o seu próprio “eu”. Quando você tem convicção do que quer e sabe que isto realmente é bom, os comentários divergentes não abalarão a sua caminhada na direção de seu objetivo.

11- Comemore a realização - A alegria e a gratidão são emoções que validam profundamente o esforço da trajetória e nos motivam para novas e maiores realizações.

Celebre e lembre-se: você tem o poder sobre tudo na sua vida. Seja livre, seja você e crie sua própria realidade.

*Roselake Leiros é couch, especialista em comportamento humano e diretora da CrerSer Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário