terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os fundamentos da Liderança

A maioria dos líderes de alto nível está ciente das cinco principais ferramentas de liderança: a missão, a estrutura, os processos, a cultura e a comunicação. 

Uma liderança efetiva leva, invariavelmente, a resultados de riquezas econômicas e sociais. Mas isso não é nenhuma novidade. O importante é garantir que todas estas áreas estejam bem delineadas, bem administradas e bem sincronizadas. 

Este é o papel do líder.

Então, qual é a missão dentro da empresa? 

A missão é o que o líder usa para envolver as pessoas no projeto, com uma duração de seis meses ou de seis anos. Uma boa missão sempre terá desafios culturais, técnicos e políticos, mas podemos vencê-los. 

Após a motivação inicial, vem a próxima fase: a ‘visão geral’ de tudo. O envolvimento no projeto assegura que os participantes irão desenvolver suas habilidades e estarão mais qualificados para assumir um próximo desafio, que será ainda mais complexo. 

E, ao completar o projeto, nós teremos construído algo que beneficia os outros. 

Somos criadores de riqueza!

Como conceber a estrutura necessária para realizar a missão? Um aspecto importante de nossa pesquisa determina que para uma empresa ter sucesso, ela precisa bater sua concorrência e resolver os problemas de sua própria organização interna com mais eficiência que seus competidores. 

Portanto, elaborar e administrar uma estrutura é, na verdade, a função dos próprios executivos e não de consultores externos.

Cinco noções básicas de liderança

Quais são as capacidades e habilidades-chave para os líderes de negócios desenvolverem esta estrutura? Há cinco áreas principais:

A primeira é a capacidade de influenciar indivíduos e grupos. Líderes influenciam indivíduos a terem um melhor desempenho por meio de um trabalho em equipe. É possível convencer pessoas, que provavelmente não se gostam, a trabalharem juntas? Se a resposta for negativa, tem de trabalhar esta capacidade. As pessoas esperam que você una a equipe e que você seja a fonte por trás da empolgação da realização de um objetivo.

A segunda capacidade é a cultura. Como tratar as pessoas? Elas estão sendo compensadas corretamente? Você as ajuda a desenvolver suas capacidades? Enquanto uma boa cultura inclui respeito mútuo, uma cultura altamente efetiva é fundada na melhora e crescimento das capacidades de todos os membros para desempenhar tarefas cada vez mais difíceis. 

Este é um assunto muito importante, principalmente neste mercado cheio de talentos e também de crise financeira mundial na qual estamos. É tarefa do líder ajudar as pessoas a se desenvolverem.

Terceiro, você tem que organizar sua equipe mais próxima e administrar sua colaboração com outras áreas da empresa; conhecer a organização a fundo; se envolver e penetrar nas mentes de seus colegas de outros departamentos e funções. 

Você precisa compreender as pressões e responsabilidades pelas quais os outros passam, e repassar esta compreensão à sua própria equipe.

Quarto, é como manter a qualidade, em processos e resultados, em suas áreas de responsabilidade. Claramente, este é um desafio de processos, em que seus subordinados são os supervisores, mas que você tem que manter sempre o controle. Afinal, você é a pessoa que detém a responsabilidade maior.

Finalmente, a organização inteira tem de estar alinhada e sincronizada. É onde você implementa sistemas de informação efetivos, assim como processos de comunicação.

Lembre-se de que a liderança se trata de resultados hoje e todos os dias. 

Você chegou a essa posição por meio de seu trabalho duro, e sabemos que a situação tende a ficar cada vez mais difícil. 

Você tem uma responsabilidade perante sua empresa, suas equipes e, talvez o mais importante, perante suas próprias ambições. 

Atinja o objetivo!

Porém, atingir o objetivo não é um processo estático. Fique sempre atento a novas maneiras de melhorar a qualidade de tudo que o cerca; sua comunicação, seu trabalho em equipe e os processos pelos quais é o responsável.

Uma vez que você tenha aperfeiçoado estas cinco noções básicas e que esteja realmente indo bem e mostrando resultados, a parte divertida do trabalho aparece para você desfrutar e explorar. 

Isto abre o caminho para altos níveis de contribuição para a empresa. Você mereceu o papel de contribuir para debates e decisões estratégicas que moldarão o futuro de sua organização.

Preston Bottger é professor de Liderança e Administração Geral no IMD. Ele leciona no Programa para Desenvolvimento Executivo (PED) e no programa Orquestrando Performance Vencedora (OWP).

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