segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Quer ser um vencedor? Alimente-se de entusiasmo

Por Cíntia Bortotto para o RH.com.br 
Sempre ouvimos falar que uma das características fundamentais de um bom líder é sua capacidade de motivar seus subordinados. Mas por que isso é tão importante? Motivação é um tema estudado há muito tempo, pois o ser humano sempre tenta entender o porquê de determinados comportamentos em alguns indivíduos e outros comportamentos em outras pessoas.

O mundo corporativo investe tempo e dinheiro para entender o nível de satisfação de seus funcionários e percebe que isso está diretamente relacionado ao quanto suas necessidades estão sendo saciadas. 

O líder tem um papel fundamental neste ponto, pois muitas vezes ele é a representação da organização para os trabalhadores; assim, ele motiva e engaja. As pesquisas sobre engajamento vêm geram também outras pesquisas sobre a liderança e o reconhecimento. 

O reconhecimento aparece como uma forma de motivação e tende a motivar mais funcionários que querem fazer de tudo, para que os objetivos da empresa sejam alcançados. 

Assim, é de responsabilidade especialmente do líder se ater a este tema, pois ele sabe que quando a motivação de sua equipe aumenta, há um crescimento efetivo na produtividade. As pessoas produzem mais quando estão felizes e motivadas. Ser capaz de detectar o que motiva cada funcionário e o que desmotiva traz eficiência para a sua gestão e é por isso que os líderes devem necessariamente entender do assunto.

Um pouco de teoria

Uma das teorias de motivação mais conhecidas é a chamada "Teoria das Necessidades de Maslow", que de acordo com uma pirâmide em que elenca a hierarquia das necessidades humanas, o autor acabou levando à luz muitos líderes sobre o que pode motivar seu funcionário, como auto-realização, estima, necessidades sociais, de segurança e básicas. 

É sabido que quando as necessidades básicas ou de segurança do ser humano não são atendidas, o nível de insatisfação cresce. Assim, as pessoas precisam ter condições de trabalho que garantam que as necessidades básicas (abrigo, vestimenta, fome, sexo, sede, conforto) e de segurança (proteção, ordem, consciência dos perigos e riscos, senso de responsabilidade) sejam satisfeitas e as demais aumentam o nível de satisfação e a vontade de pertencer que os funcionários têm.

Os caminhos para motivar

As estratégias da organização - como um todo - devem reforçar uma cultura de reconhecimento e de forte motivação. Ao líder, cabe o papel de personalizar o reconhecimento, identificando o que cada funcionário que reporta diretamente a ele gosta, prefere ou tem de necessidade, para ter mais satisfação, engajamento e motivação.

Seguem algumas dicas para motivar sua equipe, baseadas na literatura especializada e em meu cotidiano corporativo:

* Reconheça no dia a dia! - Faça elogios, escreva bilhetes e demonstre que seu funcionário está no caminho certo e fez um bom trabalho. É um reconhecimento que custa pouco, comove e cria vínculo.

* Agradeça pelo que ele fez além do esperado! - Este é o tipo de reconhecimento mais formal, onde funcionários que desempenharam acima e além das suas atribuições merecem. São prêmios para aqueles que entregaram conquistas significativas, ideias diferenciadas que trouxeram retorno para a empresa ou vendas muito acima das expectativas. 
Um aspecto importante é que o prêmio seja proporcional ao resultado. Não adianta achar que o benefício por um trabalho que gerou como resultado 200 reais pode ser o mesmo que para um projeto diferenciado que gerou 200 milhões de reais. E quanto mais personificado o prêmio maior a sensação de reconhecimento para quem o recebe.

* A carreira na empresa é importante! - Reconhecimento pela carreira são os já conhecidos prêmios por tempo de serviço. Eles continuam sendo efetivos, pois são reconhecimentos formais e suscitam confiança e vínculo. Para melhorar adaptação às necessidades imediatas da nova geração, a recomendação de especialistas é de que o modelo atual seja revisto, para começar ainda no primeiro ano e não mais apenas com cinco anos.

*Faça a maior festa! - Eventos de final de ano, ou para abertura ou fechamento de algum projeto grande, aniversário da empresa, lançamento de um novo produto, dia das secretárias etc. motivam as pessoas. Eles reforçam a marca da empresa e agradecem a todos os integrantes de uma equipe, divisão ou, até mesmo, a organização inteira.

Bem, motivação é um exercício constante. Você deve praticá-lo consigo mesmo, com pessoas da sua vida pessoal. Desafiar as pessoas, reconhecer, elogiar deixa a vida mais leve e gostosa. 
É lógico que a vida não é só feita de elogios, os feedbacks construtivos devem ser dados para o desenvolvimento, mas a vida fica mais motivante quando o reconhecimento faz parte dela! 
Siga confiante e boa sorte!

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