sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A energia do sucesso

O mais interessante é que a energia gerada pelo ser humano é como um fósforo, o primeiro é aceso pelo atrito, depois os outros podem ser acesos pelo calor. E quanto a você: tem se preocupado em manter acesa a chama de boas energias?


Você já parou para refletir sobre o poder da energia? Qual é o significado dessa palavra? Qual é a sua importância para o nosso sucesso? A energia é seguramente uma das mais importantes fontes para o desenvolvimento humano. 


Do ponto de vista científico a conhecemos como corrente elétrica – qualquer coisa que esteja a trabalhar proporciona energia. Ela pode ser gerada de diferentes formas: hidráulica, nuclear, eólica e solar. Etimologicamente, a palavra tem origem no idioma grego, onde εργοs (ergos) significa "trabalho".

Se recorrermos a história perceberemos que as nações que conseguiram se desenvolver mais rapidamente foram as que produziram e armazenaram mais energia. Já, por outro lado, as que não conseguiram dominá-la não se desenvolveram tanto. 



Pense, por exemplo, nos países mais ricos e nos mais pobres que você conhece e poderá confirmar essa teoria. O fato é que a humanidade depende a cada dia mais das fontes de energia. Para fabricar, por exemplo, um carro, um caminhão, uma geladeira ou uma bicicleta, é preciso contar com muita energia elétrica. 


Além disso, ela serve para iluminar as ruas, as casas, para fazer funcionar os aparelhos eletrodomésticos e os equipamentos que salvam vidas nos hospitais.

Mas, não é somente esse tipo de energia que é vital para a humanidade. A energia gerada pelo ser humano é que, de fato, move o universo. Os fundamentos da física quântica, revelam que a maior parte do nosso corpo é energia. Assim, quanto mais uma pessoa acumula energia mais ela se torna atrativa e reveladora de forma que uma massa de energia influencia a outra mesmo sem ter contato direto com ela. 



Da mesma forma que olhamos para o sol e temos a sensação de que ele é dotado de muita energia, em função da luz e do calor que produz constantemente, somos capazes de identificar na multidão uma pessoa detentora de grande fonte de energia.

Tenho, ao longo de minha vida, viajado para conhecer diferentes culturas e pessoas de sucesso. Depois de percorrer muitos países e de apertar a mão de muita gente iluminada, pude perceber que as pessoas mais interessantes são as que têm grande capacidade de produzir e manter fonte inesgotável de energia contagiante. 



Elas nos dão alegrias, tranqüilidade e sensação de bem-estar. É aquele tipo de gente que você se despede, mas fica se lembrando dela por um bom tempo. São aquelas que transmitem paz, tranquilidade, harmonia mesmo a grandes distâncias. Aquelas, do tipo Dalai Lama, que quando aparecem no noticiário da televisão você pára para prestar atenção e ao final, sem perceber, está sorrindo discretamente e com grande paz de espírito.

Elas são admiradas por gerações, talvez por respeitarem a si mesma, aos outros e aos seus atos. Elas geram mais energia do que consomem, daí a razão de manter reserva para superar momentos adversos. Se a fase é de tensão, elas recorrem às suas reservas para manterem-se aliviadas; se a situação é de abandono, elas podem se manter com a alma aquecida até que o período ruim se vá. 



Pessoas geradoras de boa energia entendem que construir uma vida feliz não significa viver sem tempestades, sem acidentes de percursos, sem problemas de relacionamento, desilusões ou algo do gênero.

Elas sabem muito bem que a sua energia contagiante ajudará a encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas do cotidiano, segurança no palco do medo que por vezes cruzará os nossos caminhos, amor nos momentos críticos. Elas sabem que a vida não se resume em comemorar o sucesso, mas, sobretudo, em aprender com as lições do fracasso e que vale a pena viver intensamente praticando a benevolência e mantendo a fé e a esperança apesar das crises e incertezas que, inevitavelmente, surgirão. 



O mais interessante é que a energia gerada pelo ser humano é como um fósforo, o primeiro é aceso pelo atrito, depois os outros podem ser acesos pelo calor.

E quanto a você: tem se preocupado em manter acesa a chama de boas energias?

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa - Escritor, consultor, conferencista e professor.
Site: www.evaldocosta.com.br   E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário