terça-feira, 7 de julho de 2015

Qual a sua Inteligência?


Pare um instante: imagine que você está em um auditório lotado de pessoas esperando para te ouvir e que você precisará responder apenas a uma pergunta:

O que significa “Ser Alguém Inteligente?”

Se você quiser apenas ser politicamente correto, usar aquilo que já leu em algum lugar sobre inteligência ou apenas usar o senso comum, provavelmente vai pensar em algo do tipo: “Ser Inteligente é saber usar a informação acumulada de forma produtiva” ou “Inteligência é a capacidade de solucionar problemas”.

Se você for uma pessoa que já leu algo sobre Inteligências Múltiplas, é bem possível que reforce seu discurso dizendo que não existe apenas um, mas vários tipos de inteligências.

Se você acredita em Inteligência Emocional, provavelmente vai citar as Inteligências Interpessoal e Intrapessoal.

Ou, se você já está vivendo na Era da Inteligência Espiritual, vai fazer um discurso que surpreenderá a grande maioria de seus ouvintes.

Tudo isso está correto e se você deu alguma dessas respostas vai ter dito aquilo que as pessoas normalmente dizem.

Porém, gostaria de te convidar a ir um pouco além e pensar naquilo que você realmente acredita sobre inteligência…

A inteligente ideia das Inteligências Múltiplas veio para quebrar tabus ao afirmar que ser inteligente é mais do que ir bem nas aulas de matemática. Veio oferecer uma visão relativista e mostrar que a inteligência é na verdade uma combinação das inteligências Lógico-Matemática, Espacial, Cinestésico-Corporal, Lingüística, Musical, Pictórica, Interpessoal e Intrapessoal.

E você, acredita nisso? Acredita que um bailarino, um atleta ou um músico possam ser tão inteligentes quanto um ganhador das Olimpíadas de Matemática? Acredita que é mais importante valorizar a expressão de inteligência que uma pessoa tem do que fazê-la se sentir incompetente pela modalidade de inteligência que lhe falta? Acredita que todos têm um talento especial e que podem se desenvolver quando devidamente desafiados?

Dessas 8 Inteligências, qual a que você considera a mais importante ou a mais valiosa? Se você disse que a melhor Inteligência é aquela que te leva na direção dos seus sonhos, concordo integralmente.

Se você acredita que ser Inteligente é usar a Inteligência para ser feliz e para conquistar aquilo que desejamos, concordo mais ainda.

Afinal, para que serve o conhecimento se não puder ser convertido em ação? Para que serve o discurso se ele não pode transformar? Para que serve a informação se não virar realização?

Não adianta saber somar 1+1 e não ser capaz de ter uma vida a dois.

Não adianta saber teorias e teoremas se não souber praticar emoções.

Não adianta ter todo o conhecimento filosófico se o amor, a igualdade e a justiça não forem um estilo de vida.

Tem muita gente que vive ‘devorando’ livros sobre Liderança e Educação, mas não se sente capaz de comandar a própria vida e de aprender com os  próprios erros.

Vamos ajudar as pessoas a se sentirem mais inteligentes e capazes, valorizando aquilo que são e não aquilo que gostaríamos que elas fossem.

A necessidade de saber coisas novas deveria apenas tornar as pessoas mais felizes e não fazê-las se sentirem frágeis, com a sensação de incapacidade por não aprenderem.

O conhecimento seria bem melhor aproveitado se pudesse ajudar as pessoas a sonhar, a realizar e a transformar ao invés de servir apenas como instrumento de poder daqueles que julgam saber mais.

Ser inteligente também é acreditar que a escola e o trabalho servem para tornar as pessoas felizes, realizadas e vencedoras e não para fazê-las se sentirem derrotadas ou fracassadas.

E você, o que valoriza nas pessoas que fazem parte de sua vida: Aquilo que elas são ou aquilo que elas ainda não têm?




Nenhum comentário:

Postar um comentário