segunda-feira, 13 de julho de 2015

Como descobrir o seu talento

Vivemos em uma época cheia de opções e possibilidades! O filósofo francês Gilles Lipovetsky, em seu livro Tempos Hipermodernos, destaca que vivemos a Época da Pluralidade de Opções. Porém, apesar da liberdade de escolha, as pessoas estão cada vez mais perdidas. Jorge Forbes diz que o homem está desbussolado! Segundo a pesquisa da Consultoria Gallup, mais de 80% dos profissionais não sabem quais são seus pontos fortes e não estão comprometidos com suas empresas.

O que falta? Qual seria o caminho para ajudar uma pessoa a encontrar sentido para a sua vida? Acredito que a solução está em descobrir, desenvolver e consolidar os nossos pontos fortes. Quando encontramos, achamos sentido para a vida, entendemos o nosso propósito, sabemos como servir o mundo e ficamos engajados dentro do contexto que escolhemos.

Por isso, vou fornecer quatro dicas poderosas para ajudar você a descobrir os seus pontos fortes!

Identifique Características que Geram Satisfação - Identifique quais são as principais atitudes e atividades que geram prazer para você. O prazer, o entusiasmo, a paixão são indicadores preciosos para entender o caminho que devemos seguir, pois são o combustível necessário para enfrentar o dia a dia. Todo profissional de sucesso demonstra brilho nos olhos quando fala do seu ofício! Não por acaso, quando consegue fazer o que gosta, jamais deseja a aposentadoria. Raul Cortez terminava as sessões de quimioterapia e partia para o palco, e o arquiteto Oscar Niemeyer foi até os 104 anos, comprometido com o seu ofício.

Descubra a Repetição - Seguindo a linha de pensamento, onde há prazer, também existe repetição. Todo ser humano repete determinados padrões de crenças, comportamentos e habilidades. Os Beatles investiram muitas horas por dia tocando em velhos bares da Europa; Oscar Schmidt, o famoso "mão santa" do basquete brasileiro, treinava seus arremessos até sentir dor; o criador dos Simpsons, Matt Groening fazia 20 desenhos por dia, durante o ensino médio. O que estes exemplos têm em comum? Repetiam satisfatoriamente suas crenças, comportamentos e habilidades.

Perceba o Reconhecimento do Outro - Não basta gostar do fazemos, se não existe o reconhecimento do outro, pois o reconhecimento do outro comprova o valor que podemos ter no mercado, através dos nossos pontos fortes. O pai de Zezé de Camargo e Luciano investiu todas as suas fichas para tornar a dupla em uma das mais famosas duplas sertanejas; Bernardinho começou sua brilhante carreira de técnico da seleção de vôlei, após o convite de uma amiga, que reconheceu seu estilo diferenciado para trabalhar com equipes; o grande investidor Warren Buffet teve como mentor, seu professor e parceiro de trabalho Ben Graham, que lhe forneceu todas as ferramentas para desenvolver seu talento.
Portanto, quando uma ou mais pessoas lhe fizer um elogio pontual, fique atento à descoberta do seu diferencial!

Encontre a sua Turma - Depois de identificar seus principais pontos fortes, agora chega o momento mais importante do processo. Escolha lugares que irão desenvolver os teus elementos-chave. Pode parecer fácil, mas há milhares de pessoas que até hoje não conseguiram fazer isso, principalmente porque não tiveram coragem para realizar mudanças. Ed Catmul buscou Steve Jobs para fundar a Pixar, surfistas profissionais buscam o Havaí para treinar nas melhores ondas e as grandes empresas de inovação se encontram no Vale do Silício. O contexto certo expande o seu potencial!

Espero que através dessas dicas, você encontre sentido para a sua vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário