terça-feira, 21 de julho de 2015

Espelho: você é ou você tem?

Desde crianças, estamos sempre nos espelhando em alguém. Um ídolo, um professor, os próprios pais, irmãos. São exemplos que seguimos ou gostaríamos de seguir. Essa situação não é prerrogativa somente da infância.

Já na idade adulta e no exercício da profissão, normalmente acontecem duas situações envolvendo esses espelhos. Novamente, temos alguém que é uma fonte de inspiração. Alguém que, pelas ideias, conhecimento, capacidade e entusiasmo, nos motiva. Lembro que tive dois mentores. Não eram meus chefes diretos, mas que bebia cada palavra que diziam e observava cada gesto praticado. Buscava aprender mais e mais com a experiência deles. E o interessante era que cada vez que aprendia alguma coisa com eles, melhor e mais fácil ficava meu trabalho. Dessa forma tenho a convicção de que eles me alavancaram enormemente nesta fase de minha carreira.

Se você tem alguém assim, faça um caminho que o leve a atingir a conduta que admira. Perceba nas atitudes desse profissional quais são seus acertos e erros, como ele conduz as mais diversas situações e avalie sobre o que pode ser reproduzido ou adaptado ao seu dia a dia. E olhe para dentro de si, buscando qual o melhor caminho a seguir, aquele que o levará não apenas ao sucesso, mas também à felicidade. Sim, já que sucesso não é necessariamente sinônimo de felicidade.

Quando você é a inspiração

Outra situação é quando você é ou quer ser a inspiração de outros. Isto é particularmente útil nos cargos de liderança. Quanta diferença se percebe entre equipes quando os subordinados se espelham no superior e quando não. Nesse caso, qual o caminho? São vários: originalidade de pensamentos, coerência nas atitudes, estar aberto a novas ideias dos subordinados. E, claro, estar sempre atualizado. Tudo isso se reflete no sucesso profissional.

Se você é um gestor, suas ações devem estar em sintonia com o que você fala. Coerência entre o que se fala e o que se pratica são essenciais para ser uma liderança inspiradora e confiável. É preciso também saber ouvir, entender um pouco da alma humana. Basicamente é preciso gostar de pessoas. Lembre-se ser espelho é um processo e não uma atitude isolada ou casual. Mas se você é um espelho, valorize isso. Ser a inspiração de alguém traz responsabilidade e, muitas vezes, um reconhecimento interno de estar fazendo a sua parte para ajudar outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário