quarta-feira, 15 de julho de 2015

Contos e a nossa realidade

É assim que começo a contar as histórias de príncipes e de princesas para minhas filhas. O interessante nestes contos é que sempre a princesa passa por diversas dificuldades até encontrar seu príncipe e viver seu sonho de felicidade.

Por narrar diversas histórias infantis percebi que esses contos são vividos por nós em nossa realidade, porém não percebemos isso.

No dia a dia, sonhamos em conquistar algo, seja na área pessoal, na saúde, no financeiro, no campo profissional. Esse sonho, muitas vezes, torna-se distante ou até mesmo impossível, pois a falta de planejamento e foco são fortes aliados para o sonho somente ser possível nos livros de história.

Certa vez escutei de uma pessoa que estava tentando justificar-se de seus insucessos, a seguinte fala: "Falar é fácil, na teoria tudo é fácil, difícil mesmo é realizar".

O que se responde para um indivíduo que convive com esse pensamento? Convivência é a palavra certa, pois o "Fácil falar, difícil realizar" já se tornou uma crença para essa pessoa e tudo em sua vida realmente é difícil de acontecer. Para essa pessoa, o sonho somente acontece quando ela dorme ou se lê os livros de história.

Respondendo para essa pessoa, a teoria pode ser mais difícil do que a própria realização. Pois para a realização acontecer, é necessário primeiro sonhar, depois planejar = plano de ação = raciocinar = teoria e colocar em prática = realização.

A teoria é fundamental para que o plano de ação seja executado de maneira eficaz para obter o sucesso, ou seja, a realização do sonho.

Na verdade o que é difícil é a pessoa se conscientizar que o responsável pelo caminho e resultado obtido é ele mesmo, sem determinação, planejamento e muita vontade de fazer acontecer, nada irá acontecer!

Se VOCÊ lembrar-se da história de alguma princesa, vai ter certeza do que estou me referindo, elas viveram verdadeiras histórias de superação. Percebam que as histórias infantis trazem grandes ensinamentos para as crianças desde sempre, vejam a história dos três porquinhos, quem foi que se deu bem?

As histórias têm bruxas, dragões, fantasmas, lobo mau... e mesmo assim, os heróis, os príncipes e as princesas, conseguem se sair vitoriosos e realizados. Nota-se que todos sabem bem o que querem conquistar e arregaçam as mangas para conseguir.

Na vida real, cada um é responsável por escrever sua própria história e mais responsável ainda pelo desfecho que irá dar para ela. Quando tomamos consciência de que somos o principal responsável por nossas atitudes e escolhas, diminui a possibilidade de nos tornarmos vítimas da situação.

O castelo que VOCÊ construiu ou está construindo é feito de qual material? Quando um vento forte bater, ele resistirá? Quais os planos de ação VOCÊ já delineou e colocou em prática? Quais valores essenciais para VOCÊ? Quais os fatores motivadores, sua energia? Quais os sonhos? Quais as realizações conquistadas? O que realmente é importante para VOCÊ? Quem VOCÊ deseja tornar-se?

"Eu quero me tornar a pessoa que desejo ser, não aquilo que você gostaria que eu fosse, por isso eu me responsabilizo por escrever a minha história." (Essa é a minha verdade e a sua qual é?).

Super sucesso a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário