Estudos comprovam que existem
diversos traços de personalidade e comportamentos em comum que diferenciam os
profissionais de sucesso dos demais profissionais. Partes destas competências
são naturalmente adquiridas ao longo de suas experiências de vida, e outras são
forjadas pela necessidade de se sobressair no mercado de trabalho. Vamos analisar
7 competências que acreditamos serem relevantes para a gestão de qualquer
carreira de sucesso:
Auto-motivação que é a capacidade de se
motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que
possam ocorrer em suas vidas. Hoje é mais importante para as empresas os
profissionais que se motivam sozinhos, independente de qualquer bônus no salário,
encorajamento dos superiores ou mesmo de palestra motivacionais;
Humor que é a arte de gerenciar o
próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida
pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver;
Produção de conhecimento: capacidade de crescer
profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos a sua profissão, e que
sejam relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua
carreira em particular;
Liderança: capacidade de dirigir pessoas e
tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por
trabalharem em equipe;
Relacionamento Interpessoal: capacidade de se comunicar com as
pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas -
poder de persuasão;
Criatividade: capacidade de criar e
perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, e reinventar
métodos, produtos, formas de trabalhar;
Capacidade de sonhar exercício de imaginar
coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível
tornar-se realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé. Evidentemente
que existem outras qualidades necessárias ao desenvolvimento de uma carreira,
como também outras habilidades em um profissional que seriam importantes para
as organizações, mas estas sete competências certamente terão um peso
fundamental para projetar uma carreira de sucesso. Como liderar pessoas se você
não souber se relacionar com elas, não souber persuadi-las a fazer as tarefas
difíceis? Para criar o novo é preciso atitude, é preciso sonhar, é preciso
imaginação. Todavia, será necessário persuadir a equipe e conquistar aliados
para as novas ideias. Como exigir atitude e criatividade das pessoas dentro da
organização se você mesmo não é criativo, vive num estado de acomodação pessoal
e profissional? Como motivar as pessoas dentro da empresa se você mesmo precisa
.ser constantemente motivado? Como manter a organização num ambiente agradável
se você é o primeiro a perder o bom humor frente à menor dificuldade? A
conclusão que chegamos é a seguinte: os bons profissionais são importantes para
as empresas; os profissionais competentes são fundamentais para o sucesso de
qualquer organização; mas os líderes eficazes, sonhadores, motivados e bem
humorados são absolutamente imprescindíveis em qualquer forma de organização
empresarial.
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