Você já parou para pensar em que
medida o seu comportamento é responsável pelo seu sucesso profissional?
Estamos presenciando um fenômeno interessante na área de negócios, trata-se de
uma incessante busca por formação acadêmica. São coleções de MBA’s, pilhas de
cursos, mestrados precoces e uma extensa lista de atividades para inchar o
currículo. Mas, afinal, precisamos de tudo isso?
É claro que esse fenômeno tem suas
justificativas, se observarmos alguns dos processos seletivos da atualidade,
veremos que a demanda por pessoas com qualificações acadêmicas e profissionais
atingem níveis altíssimos para certos cargos, levando ao desespero os pobres
candidatos.
A preocupação na verdade não está na
exigência e busca por qualificação, mas em outros aspectos que estão sendo
deixados de lado. O quanto as pessoas estão preocupadas com as habilidades
comportamentais? E o que você tem feito para:
Trabalhar melhor em equipe?
Ser um líder eficaz?
Desenvolver uma visão sistêmica precisa?
Exercitar seu poder de persuasão?
Melhorar sua forma de relacionamento interpessoal?
Ser mais produtivo?
Gerenciar melhor o seu tempo?
Ser um líder eficaz?
Desenvolver uma visão sistêmica precisa?
Exercitar seu poder de persuasão?
Melhorar sua forma de relacionamento interpessoal?
Ser mais produtivo?
Gerenciar melhor o seu tempo?
O fato é que as pessoas são contratadas
por sua formação e demitidas por seu comportamento. É evidente que precisamos
de formação para atingir certos níveis, mas não seremos diferenciados apenas
por colocar títulos acadêmicos no currículo. Precisamos valorizar o
comportamento, é ele que nos torna únicos.
Podemos dizer que Bill Gates, Steve
Jobs e tantos outros se diferenciaram por suas qualificações acadêmicas? Eu
acredito que não! Seus trunfos foram justamente a sua capacidade de responder
frente às crises, oportunidades e mudanças, ou seja, o comportamento deles foi
o diferencial.
Se observarmos, pouquíssimas ações
são desenvolvidas nas escolas de negócios para fomentar o desenvolvimento
comportamental, grande parte deste encargo tem sido entregue para as empresas
resolverem. Ocorre que as empresas estão com seus orçamentos cada vez mais enxutos,
desenvolver comportamentos leva tempo e custa dinheiro. O profissional
diferenciado será aquele que for capaz de entregar isso tudo pronto, ou mais
desenvolvido possível.
Por isso meu amigo e amiga,
desenvolva-se! Largue um pouco toda essa teoria e aprenda a observar. Observe
pessoas destacadas na área em que você atua, como elas agem? Observe seu
comportamento, seja crítico! Observe o ambiente em que você atua, que
qualidades você precisa para atuar nele?
E nunca esqueça, peça feedback! Não
existe nada mais impulsionador para uma boa mudança comportamental do que uma
boa crítica. Aprenda a lidar com as críticas, não fique na defensiva. As
críticas farão mais por você do qualquer elogio. Não espere as reclamações para
você perceber que precisa mudar, pode ser tarde demais. Elogios geralmente nos
acomodam, as críticas nos colocam em alerta, no entanto, devem ser entendidas.
Aprenda a medir seu sucesso pelos resultados, não pelas palavras. As palavras
podem ser falsas, os resultados dificilmente são.
Matéria do Portal Administradores.
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