quinta-feira, 23 de julho de 2015

O valor do comportamento

Você já parou para pensar em que medida o seu comportamento é responsável pelo seu sucesso profissional?
Estamos presenciando um fenômeno interessante na área de negócios, trata-se de uma incessante busca por formação acadêmica. São coleções de MBA’s, pilhas de cursos, mestrados precoces e uma extensa lista de atividades para inchar o currículo. Mas, afinal, precisamos de tudo isso?
É claro que esse fenômeno tem suas justificativas, se observarmos alguns dos processos seletivos da atualidade, veremos que a demanda por pessoas com qualificações acadêmicas e profissionais atingem níveis altíssimos para certos cargos, levando ao desespero os pobres candidatos.
A preocupação na verdade não está na exigência e busca por qualificação, mas em outros aspectos que estão sendo deixados de lado. O quanto as pessoas estão preocupadas com as habilidades comportamentais? E o que você tem feito para:
Trabalhar melhor em equipe?
Ser um líder eficaz?
Desenvolver uma visão sistêmica precisa?
Exercitar seu poder de persuasão?
Melhorar sua forma de relacionamento interpessoal?
Ser mais produtivo?
Gerenciar melhor o seu tempo?
O fato é que as pessoas são contratadas por sua formação e demitidas por seu comportamento. É evidente que precisamos de formação para atingir certos níveis, mas não seremos diferenciados apenas por colocar títulos acadêmicos no currículo. Precisamos valorizar o comportamento, é ele que nos torna únicos.
Podemos dizer que Bill Gates, Steve Jobs e tantos outros se diferenciaram por suas qualificações acadêmicas? Eu acredito que não! Seus trunfos foram justamente a sua capacidade de responder frente às crises, oportunidades e mudanças, ou seja, o comportamento deles foi o diferencial.
Se observarmos, pouquíssimas ações são desenvolvidas nas escolas de negócios para fomentar o desenvolvimento comportamental, grande parte deste encargo tem sido entregue para as empresas resolverem. Ocorre que as empresas estão com seus orçamentos cada vez mais enxutos, desenvolver comportamentos leva tempo e custa dinheiro. O profissional diferenciado será aquele que for capaz de entregar isso tudo pronto, ou mais desenvolvido possível.
Por isso meu amigo e amiga, desenvolva-se! Largue um pouco toda essa teoria e aprenda a observar. Observe pessoas destacadas na área em que você atua, como elas agem? Observe seu comportamento, seja crítico! Observe o ambiente em que você atua, que qualidades você precisa para atuar nele?
E nunca esqueça, peça feedback! Não existe nada mais impulsionador para uma boa mudança comportamental do que uma boa crítica. Aprenda a lidar com as críticas, não fique na defensiva. As críticas farão mais por você do qualquer elogio. Não espere as reclamações para você perceber que precisa mudar, pode ser tarde demais. Elogios geralmente nos acomodam, as críticas nos colocam em alerta, no entanto, devem ser entendidas. Aprenda a medir seu sucesso pelos resultados, não pelas palavras. As palavras podem ser falsas, os resultados dificilmente são.
Matéria do Portal Administradores.


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