quarta-feira, 11 de março de 2015

Proximidade entre líderes e equipes vai além da estrutura física da empresa

Atualmente é comum encontrar agências de publicidade sendo dirigidas por jovens, nomeados Geração Y. O que muito se questiona é se esses jovens estão aptos a serem gestores e líderes. Bruno Chamma, que montou sua primeira empresa aos 19 anos de idade e com 29 abriu a agência Kindle, dá exemplo de otimismo, maturidade e perseverança. A equipe que nasceu com duas pessoas, hoje, cinco anos depois, além dos sócios, conta com 60 profissionais no Rio de Janeiro e 20 em São Paulo.

O fato de pertencer à Geração Y não dá mais confiança a um líder. Segundo Bruno, a principal vantagem de se pertencer a esta geração é o acesso fácil a informação, principalmente em função do advento da internet. "A Geração X ainda é muito presente, mas em agências digitais a presença é menos frequente, provavelmente porque esses profissionais possuem grande dificuldade de entender as necessidades das novas gerações. Em termos de liderança a principal diferença é que a Geração Y percebe que uma descontração bem equilibrada é saudável para o empenho das atividades e para uma boa produtividade, aumentando a identificação dos funcionários com a empresa", diz Bruno.

Um grande benefício de uma liderança mais dinâmica é o relacionamento de confiança entre líderes e funcionários. "Se você cria um elo forte com sua equipe, a questão financeira passa a não ser primordial quando ele recebe uma nova proposta. O funcionário passa a colocar na balança, a identificação que ele tem com a empresa, o bom relacionamento que ele tem com os gestores, a confiança e a segurança do emprego atual e obviamente a questão salarial e de benefícios", ressalta Bruno. As consequências, por sua vez, são claras: mais criatividade em um ambiente feliz, com alto comprometimento da equipe e baixa rotatividade de funcionários.

Na Kindle, quando alguém é contratado, o profissional recebe um "welcome kit", onde são explicados alguns procedimentos da empresa. "Não existe um treinamento específico para novos funcionários. Mas uma vez dentro da empresa, fazemos workshops onde um profissional que é especializado em um assunto, ministra cursos para outras pessoas da equipe, ajudando assim com que o time fique cada vez mais qualificado. Também investimos em cursos externos para equipe", diz Bruno.

Numa agência onde se é estimulado a ser criativo a maior parte do tempo, a proximidade com a equipe dentro e fora da empresa é fundamental. 

"Praticamos esportes como futebol, surf, jiu-jitsu e boliche que integram o nosso time. Existe um happy-hour semanal que sócios e funcionários interagem e que embora seja um momento de descontração, conseguimos nos aproximar ainda mais e eventualmente buscar informações que nos ajudem a liderar de forma mais eficiente. Semestralmente fazemos um grande churrasco para toda a equipe, que já se tornou um evento tradicional da Kindle, e agora estamos planejando uma grande festa para os cinco anos da agência", comemora Bruno.


FONTE: PLANO 1 - Planejamento em Comunicação


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