Atualmente é comum encontrar agências de publicidade
sendo dirigidas por jovens, nomeados Geração Y. O que muito se questiona é se
esses jovens estão aptos a serem gestores e líderes. Bruno Chamma, que montou
sua primeira empresa aos 19 anos de idade e com 29 abriu a agência Kindle, dá
exemplo de otimismo, maturidade e perseverança. A equipe que nasceu com duas
pessoas, hoje, cinco anos depois, além dos sócios, conta com 60 profissionais
no Rio de Janeiro e 20 em São Paulo.
O fato de pertencer à Geração Y não dá mais confiança a
um líder. Segundo Bruno, a principal vantagem de se pertencer a esta geração é
o acesso fácil a informação, principalmente em função do advento da internet.
"A Geração X ainda é muito presente, mas em agências digitais a presença é
menos frequente, provavelmente porque esses profissionais possuem grande
dificuldade de entender as necessidades das novas gerações. Em termos de
liderança a principal diferença é que a Geração Y percebe que uma descontração
bem equilibrada é saudável para o empenho das atividades e para uma boa
produtividade, aumentando a identificação dos funcionários com a empresa",
diz Bruno.
Um grande benefício de uma liderança mais dinâmica é o
relacionamento de confiança entre líderes e funcionários. "Se você cria um
elo forte com sua equipe, a questão financeira passa a não ser primordial
quando ele recebe uma nova proposta. O funcionário passa a colocar na balança,
a identificação que ele tem com a empresa, o bom relacionamento que ele tem com
os gestores, a confiança e a segurança do emprego atual e obviamente a questão
salarial e de benefícios", ressalta Bruno. As consequências, por sua vez,
são claras: mais criatividade em um ambiente feliz, com alto comprometimento da
equipe e baixa rotatividade de funcionários.
Na Kindle, quando alguém é contratado, o profissional
recebe um "welcome kit", onde são explicados alguns procedimentos da
empresa. "Não existe um treinamento específico para novos funcionários.
Mas uma vez dentro da empresa, fazemos workshops onde um profissional que é
especializado em um assunto, ministra cursos para outras pessoas da equipe,
ajudando assim com que o time fique cada vez mais qualificado. Também
investimos em cursos externos para equipe", diz Bruno.
Numa agência onde se é estimulado a ser criativo a
maior parte do tempo, a proximidade com a equipe dentro e fora da empresa é
fundamental.
"Praticamos esportes como futebol, surf, jiu-jitsu e boliche
que integram o nosso time. Existe um happy-hour semanal que sócios e funcionários
interagem e que embora seja um momento de descontração, conseguimos nos
aproximar ainda mais e eventualmente buscar informações que nos ajudem a
liderar de forma mais eficiente. Semestralmente fazemos um grande churrasco
para toda a equipe, que já se tornou um evento tradicional da Kindle, e agora
estamos planejando uma grande festa para os cinco anos da agência",
comemora Bruno.
FONTE: PLANO 1 - Planejamento em Comunicação
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