É importante perceber que quando se faz o marketing
pessoal, obtêm-se como resultado o sucesso profissional. Pensando assim, sua
imagem pessoal deve ser tratada com muito cuidado, pois a mesma vale ouro.
Releva notar que as pessoas deixam as suas marcas onde
quer que estejam e são lembradas de forma positiva e/ou negativa conforme a
vivência deixada. Podemos dizer que, de forma negativa, são lembradas pelo seu
pessimismo diante da vida, atitudes de promiscuidade, mediocridade, maldade,
fingimento, egoísmo e individualidade, visível inveja, maneira rude de tratar
com as pessoas, miserável desonestidade e pelas famosas “fofocas” destacando-se
por ser um “ás” nessa triste “habilidade”.
Por outro lado, as pessoas são lembradas de forma
positiva quando assumem uma postura diferenciada da vida. Podemos citar como
exemplo: a maneira otimista de encarar a vida e de se relacionar com os demais;
simpatia; educação e gentileza ao tratar com as pessoas; pela preocupação e
cuidado com a aparência; por ser um bom ouvinte; pelo seu equilíbrio emocional;
por apresentar atenção, solidariedade, companheirismo, receptividade e ser
alguém aberto às pessoas. Serão lembradas também por gostar daquilo que fazem e
se entregarem de corpo e alma ao trabalho, pela honestidade, sinceridade e
transparência, entre outros pontos tão positivos.
Por essa razão, torna-se importante ressaltar que
as características acima citadas estão atreladas ao caráter e que ninguém
consegue atuar como um ator por muito tempo. Um dia a máscara irá cair e quando
isso ocorrer sua reputação profissional já terá ido para o ralo, comprometendo
assim toda sua imagem perante o mercado. Em contrapartida, a boa notícia é que
podemos mudar, bastando apenas o querer.
Convém ressaltar
que psicopatas não mudam, mas tão somente se adaptam temporariamente a uma
situação adversa para posteriormente voltarem às suas características
habituais. Estima-se que 4% da população são de pessoas com as características
de personalidade antissocial (popularmente chamados de psicopatas). Felizmente,
apenas uma pequena parcela deles se transforma nos assassinos em série (serial killers). As pessoas com
perfil de psicopata estão espalhadas em todos os níveis e esferas da sociedade
como no trabalho, na família, nas relações sociais etc.
Frisa-se que, em meio à era selvagem da competição,
o profissional deve ficar sempre atento à construção de sua marca, razão pela
qual deve ficar “antenado” e vigilante quanto às suas atitudes e aos seus
comportamentos, bem como quanto ao seu visual. Portanto, o profissional deve
não somente preocupar-se com sua entonação de voz, sua maneira de falar, sua
forma de agir e conduzir os fatos, de andar e de se assentar, reeducando sempre
que possível em prol da melhoria contínua, mas deverá também ter bom senso e sabedoria
de adequar seu traje ao conteúdo do cargo. Igualmente deve ter particular
esmero quanto ao ambiente em que se encontra, tendo o cuidado para não
descuidar de sua aparência, mas tendo cautela para não cometer exageros, pois
em se tratando de marketing pessoal sua aparência conta e muito.
Assim sendo, todo e qualquer profissional deve
fazer uma autoanálise quanto aos seus comportamentos, atitudes e conhecimentos,
procurando transformar seus pontos negativos em positivos, transformando
ameaças em oportunidades e, assim, alcançando um novo posicionamento no mercado
através do marketing.
Em adição, é importante lembrar que devemos cuidar
de nosso networking, pois nossa rede de relacionamentos é de suma importância
em nossa vida profissional. Devemos nos esforçar para manter o interesse em
conquistar mais e mais pessoas, sendo que isso deve fazer parte de nossa
rotina. O profissional deve sempre ser lembrado, seja enviando e-mails,
telefonando para não perder o contato com outras pessoas, frequentando feiras,
congressos, coqueteis e outros eventos. Tudo isso, ajudará a ampliar sua rede
de relacionamentos.
Desta forma, assim como as empresas preocupam-se em
se destacar no mercado através do marketing, torna-se de fundamental
importância que o profissional tenha uma incessante preocupação relacionada ao
seu marketing pessoal. É decisivo que ele tenha toda sabedoria e cautela ao se
expor no mercado, estando sempre atento ao seu estilo, elaborando um bom plano
e traçando estratégias para se tornar conhecido neste mercado global. Com essa
prudente estratégia ele permite que o mercado conheça suas habilidades,
conhecimentos e talentos, para assim apresentar-se, fazer o diferencial em sua
carreira e, desta forma, alcançar o seu tão sonhado alvo.
Ante o exposto, é de suma importância perceber que
hoje temos uma grande aliada – a internet, à medida que permite ao profissional
divulgar o seu trabalho e o torna não somente conhecido em todo o mundo, mas
amplia seu networking. A internet permite ainda mostrar o que você sabe fazer
de melhor, contribuindo desta forma para que se faça não somente a divulgação
de sua imagem, mas a consolidação de sua marca em um mercado altamente
competitivo e globalizado.
Finalmente concluímos que, em meio à era globalizada onde impera tamanha
competitividade, não é suficiente saber fazer. É preciso aparecer, sobretudo,
com estilo.
Por Marizete Furbino – RH.com.br
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