O fato de a resiliência ser um
diferencial no campo profissional é algo antigo, contudo, agora que passamos
por um período de crise, esse ponto se torna mais primordial ainda. Mas, por
quê? Primeiro temos que entender esse termo como a capacidade das pessoas se
adequarem aos mais variados ambientes, sejam eles hostis ou amigáveis, gerando
resultados necessários aos objetivos das empresas.
A existência de profissionais com essas características para as
empresas é importante nesse momento, pois, essa pessoa poderá ser um agende
facilitador nas ações de mudanças internamente na empresa, por terem
características de fácil absorção de situações críticas não se fazendo abater
pelo momento adverso.
Essa característica no profissional faz com que nesses momentos
ele capitaneie oportunidades de recuperação e melhorias pessoais e do grupo que
convive. Geralmente com seu perfil acabam sendo exemplo positivo aos colegas de
trabalho para que os mesmos possam mudar suas ações de acordo com as
necessidades da empresa.
Assim, esses profissionais diferenciam-se pela sua capacidades
de vencer obstáculos e não deixar que as pressões atrapalhem nos resultados, também
por estarem abertos na adaptação de clima favorável ou desfavorável, sempre
prontos para se aperfeiçoar e mudar de atitudes ou estratégia o que ajuda a
empresa atingir seus resultados.
Como desenvolver a resiliência?
Embora saibamos que as pessoas são e agem de formas diferentes
diante dos problemas, é possível sim desenvolver esta habilidade. Porém, o
primeiro passo está na ação de querer buscar este equilíbrio e mudança. Para
tanto algumas pontos são fundamentais, dentre os quais destaco:
- Administrar suas emoções e ter serenidade nas ações;
- Controlar os impulsos negativos ou de desespero refletindo
antes de tomar atitudes ou se dar como derrotado;
- Utilizar com frequência o otimismo
conviver com pessoas otimistas;
- Estar sempre atento ao ambiente que
está inserido, procurando sempre agir de forma coerente com o mesmo;
-A criação da empatia, também ajudará
nessa a compreender o momento de outras pessoas, como são e estão;
- Acreditar que poderá solucionar os
problemas que poderão surgir.
Assim, o primeiro passo para se
tornar resiliente é mudar as atitudes, além da forma ver os problemas, após
isto, buscar a melhor forma de conduzir e se adaptar para estas situações,
portanto, o equilíbrio e o otimismo se tornam vitais na aceitação das mudanças,
a fim de superar as pressões com tranquilidade sem que isto afete sua auto
estima. Outro ponto importante é acreditar que você poderá ser um elemento de
mudança diante de situações adversas.
Enfim, o panorama de crise cria a
necessidade de resiliência, mas, a grande maioria das pessoas não possui essa
qualidade, sendo assim imprescindível uma auto avaliação na busca do
aprimoramento, e caso isso não ocorra, a busca até mesmo de especialistas para
auxiliar esse desenvolvimento individual ou do grupo.
Celso Bazzola é consultor em recursos humanos
e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH
Colaboração
Cristiane Antunes
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