terça-feira, 3 de março de 2015

Desenvolva habilidades de liderança em qualquer emprego

Seja qual for o seu cargo, as habilidades de liderança são valiosas para progredir em sua carreira e assumir posições de liderança. As empresas e funcionários inteligentes sabem que é vital para a sobrevivência da organização cultivar habilidades de liderança em todos os níveis. 

Prepare-se para o seu futuro 

Durante a carreira, você adquirirá uma infinidade de habilidades de liderança, mas as dicas a seguir deverão lhe proporcionar um bom ponto de partida:

·         Demonstre entusiasmo: tanto a energia pessoal quanto o desânimo são contagiosos. Seja qual for a tarefa, execute-a com um senso de urgência. Quando os outros perceberem, também ficarão entusiasmados.

·         Transmita otimismo: a negatividade no ambiente de trabalho é destrutiva. Seu patrão não quer saber o que está errado com um projeto; ele quer ouvir suas sugestões para melhorá-lo.

·         Seja flexível: ninguém sobrevive no mercado atualmente se resistir às mudanças. Mostre que você consegue lidar com as mudanças oferecendo-se para um novo projeto ou ajudando outros a mudar.

·         Coopere: como as empresas precisam fazer mais com menos recursos, o trabalho em equipe é essencial. Se você insistir em fazer tudo da sua maneira ou controlar os outros, sua carreira estagnará.

·         Seja criativo: que processo pode ser melhorado? Como você pode facilitar as coisas para os clientes? Use sua criatividade para aprimorar continuamente os processos e você se destacará.

Sua primeira função de liderança requer habilidades especiais 

Tendo sido convocado para assumir uma função de liderança, você terá que fazer alguns ajustes no seu repertório de habilidades:

·         Delegue sempre que possível. Atribua projetos aos funcionários adequados e não tente controlar tudo o que eles fazem.

·         A dedicação é uma habilidade crucial em sua primeira função de liderança. Oito horas de trabalho não são suficientes para mostrar dedicação. Gaste pelo menos 12 horas por dia no seu trabalho ou buscando o aprimoramento pessoal.

·         Contrate pessoas que complementem suas habilidades. Você limitará suas realizações se contratar somente pessoas parecidas com você. Ao contratar indivíduos que possuem habilidades diferentes das suas, você ultrapassará suas metas.

·         Peça conselhos aos colegas. Ao assumir pela primeira vez uma posição de liderança, você não sabe tudo. Identifique seus colegas mais respeitados e pergunte-lhes como obtiveram sucesso.

·         Apoie seus subordinados. Demonstre que confia neles e eles serão dignos de confiança.

Avançando para o próximo nível 

Tendo demonstrado que está apto para progredir, você precisará de um conjunto adicional de habilidades para ter sucesso:

·         Visão: Ray Kroc, fundador do McDonald’s, tinha uma visão extraordinária. Em 1954, ele viu o quiosque de hambúrgueres dos irmãos McDonald na Califórnia e percebeu que poderia criar um negócio vendendo hambúrgueres por US$ 0,15. Ao longo dos anos, ele definiu o ritmo do setor de fast food. Seja visionário e compartilhe sua visão com todos os empregados.

·         Torne-se um mentor: assim como aprendeu ao longo do percurso, você deve compartilhar esses conhecimentos com outros. Procure funcionários entusiásticos e invista algum tempo cultivando-os.

·         Comemore os sucessos com seus empregados: nada é mais inspirador para uma equipe do que saber que você reconhece o trabalho duro de todos.

·         Dê algo em retorno à comunidade que o tornou bem-sucedido: envolva-se com a comunidade local, fazendo doações e participando de trabalhos voluntários. O que você der voltará em dobro para você.

·         Não faça propaganda de si próprio: outros estarão falando de você, o que o fará parecer mais bem-sucedido. Seja grato pelo reconhecimento, mas permaneça humilde.

Se você começar a cultivar suas habilidades de liderança, a ascensão profissional será muito mais fácil. Se observar quantas vezes fornece orientação no trabalho, você perceberá facilmente que é um líder, seja qual for o seu cargo atual.

Por Cheri Swales


Nenhum comentário:

Postar um comentário