Por
Jeremias Oberherr
“Nos
tempos medievais, se você não fosse o rei, teria grande dificuldade em se torna
um. Se não tivesse capital no começo da Revolução Industrial, as possibilidades
de consegui-lo eram, na verdade, muito poucas. Mas, hoje, qualquer rapaz de
jeans tem condições de criar uma corporação que pode mudar o mundo. No mundo
moderno, informação é a riqueza dos reis. Aqueles que têm acesso a certas
formas de conhecimento especializado podem se transformar e, de muitas
maneiras, transformar o mundo inteiro”. Anthony Robbins.
Conhecimento, informação e treinamento é o melhor
investimento que pode ser feito em você ou na sua empresa. Por quê?
Certa vez, ao prestar um serviço de consultoria,
uma empresa me questionou sobre o porquê investir em treinamento. E se meu
colaborador resolver sair e trabalhar em outra empresa, estaria treinando ele
para o concorrente? Pensei e fiz a seguinte pergunta: Vamos supor que, o senhor
não invista no treinamento de seu colaborador, ele não esteja qualificado e bem
preparado para prestar um bom serviço e um ótimo atendimento, e ele fique
trabalhando na sua empresa. Qual será o maior prejuízo?
Algumas organizações ainda têm como prioridade
investir em equipamentos, estruturas, tecnologias, marcas e aparência e
esquecem o ponto mais importante para que qualquer empresa sobreviva, cresça e
atinja suas metas, o ser humano. O treinamento voltado à qualidade, ao
comprometimento e à motivação dos colaboradores ainda é pouco valorizado pelas
empresas na atualidade. Por outro lado, vemos esses colaboradores fazendo esse
investimento por usa própria conta.
De acordo com o especialista em treinamentos
empresarias David Fadel, é indispensável treinar e ter um plano de
continuidade, pois a única coisa que faz a diferença em qualquer segmento são
as pessoas.
Se seu negócio é na área comercial. Você já deve
ter ouvido em algum lugar alguém comentando sobre a famosa estatística de que
um cliente insatisfeito ou mal atendido pode influenciar de forma negativa,
pelo menos, mais onze pessoas que poderiam ser seu cliente também. Eu
particularmente acho que um cliente insatisfeito pode causar mais prejuízo para
meu negócio do que apenas perder clientes em potencial. Mas a boa noticia é,
que um cliente feliz e bem atendido influencia de forma positiva, pelo menos,
uma nova pessoa que poderá ser seu cliente. Prefiro ganhar um cliente, em vez
de perder doze.
Mas se sua empresa é na área industrial nosso
assunto, treinamento, faz muita diferença, pois um funcionário deve estar bem
treinado e comprometido com a empresa. Um funcionário mal treinado e
desqualificado, seja qual for sua função, pode trazer muito prejuízo pelo fato
de não ter um ótimo aproveitamento no serviço prestado.
Treinamento e qualificação
de colaboradores é um investimento que o retorno não se vê, mas, se percebe.
Empresário, quando foi a última vez que sua empresa dedicou tempo para
treinamento de equipe? Amigo profissional há quanto tempo você não lê um livro
ou participa de algum curso? Pense nisto, desejo a você tudo de bom e muito
mais.
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