sexta-feira, 6 de março de 2015

Devemos investir em treinamento?

Por Jeremias Oberherr

“Nos tempos medievais, se você não fosse o rei, teria grande dificuldade em se torna um. Se não tivesse capital no começo da Revolução Industrial, as possibilidades de consegui-lo eram, na verdade, muito poucas. Mas, hoje, qualquer rapaz de jeans tem condições de criar uma corporação que pode mudar o mundo. No mundo moderno, informação é a riqueza dos reis. Aqueles que têm acesso a certas formas de conhecimento especializado podem se transformar e, de muitas maneiras, transformar o mundo inteiro”. Anthony Robbins.

Conhecimento, informação e treinamento é o melhor investimento que pode ser feito em você ou na sua empresa. Por quê?
Certa vez, ao prestar um serviço de consultoria, uma empresa me questionou sobre o porquê investir em treinamento. E se meu colaborador resolver sair e trabalhar em outra empresa, estaria treinando ele para o concorrente? Pensei e fiz a seguinte pergunta: Vamos supor que, o senhor não invista no treinamento de seu colaborador, ele não esteja qualificado e bem preparado para prestar um bom serviço e um ótimo atendimento, e ele fique trabalhando na sua empresa. Qual será o maior prejuízo?
Algumas organizações ainda têm como prioridade investir em equipamentos, estruturas, tecnologias, marcas e aparência e esquecem o ponto mais importante para que qualquer empresa sobreviva, cresça e atinja suas metas, o ser humano. O treinamento voltado à qualidade, ao comprometimento e à motivação dos colaboradores ainda é pouco valorizado pelas empresas na atualidade. Por outro lado, vemos esses colaboradores fazendo esse investimento por usa própria conta.
De acordo com o especialista em treinamentos empresarias David Fadel, é indispensável treinar e ter um plano de continuidade, pois a única coisa que faz a diferença em qualquer segmento são as pessoas.
Se seu negócio é na área comercial. Você já deve ter ouvido em algum lugar alguém comentando sobre a famosa estatística de que um cliente insatisfeito ou mal atendido pode influenciar de forma negativa, pelo menos, mais onze pessoas que poderiam ser seu cliente também. Eu particularmente acho que um cliente insatisfeito pode causar mais prejuízo para meu negócio do que apenas perder clientes em potencial. Mas a boa noticia é, que um cliente feliz e bem atendido influencia de forma positiva, pelo menos, uma nova pessoa que poderá ser seu cliente. Prefiro ganhar um cliente, em vez de perder doze.
Mas se sua empresa é na área industrial nosso assunto, treinamento, faz muita diferença, pois um funcionário deve estar bem treinado e comprometido com a empresa. Um funcionário mal treinado e desqualificado, seja qual for sua função, pode trazer muito prejuízo pelo fato de não ter um ótimo aproveitamento no serviço prestado.
Treinamento e qualificação de colaboradores é um investimento que o retorno não se vê, mas, se percebe. Empresário, quando foi a última vez que sua empresa dedicou tempo para treinamento de equipe? Amigo profissional há quanto tempo você não lê um livro ou participa de algum curso? Pense nisto, desejo a você tudo de bom e muito mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário