“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo,e fazer
bem-feito.”(Pitágoras)
Em Administração, utilizamos um expediente importado lá do Oriente, mais
precisamente do Japão pós-guerra, chamado de “5S”. Este nome provém de cinco
palavras japonesas iniciadas pela letra “s”: Seiri, Seiton, Seisou,
Seiketsu e Shitsuke.
Os cinco sensos constituem um sistema fundamental para harmonizar os
subsistemas produtivo-pessoal-comportamental, constituindo-se na base para uma
rotina diária eficiente.
Praticar os 5S significa:
·
Seiri (senso de utilização): separar as coisas
necessárias das desnecessárias;
·
Seiton (senso de organização): ordenar e identificar
as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado;
·
Seisou (senso de zelo): criar e manter um ambiente
físico agradável;
·
Seiketsu (senso de higiene): cuidar da saúde física,
mental e emocional de forma preventiva;
·
Shitsuke (senso de disciplina): manter os resultados
obtidos através da repetição e da prática.
A aplicação dos 5S em uma empresa, em especial do setor industrial, deve
ser efetuada com critérios, inclusive com supervisão técnica dependendo do
porte da companhia. Mas meu convite, neste instante, é para você praticar os 5S
em sua vida pessoal.
Aplique Seiri em sua casa e em seu escritório. Nos
armários, nas gavetas, nas escrivaninhas. Tenha o senso de utilização presente
em sua mente. Se lhe ocorrer a frase: “Acho que um dia vou precisar disto...”,
descarte o objeto em questão, pois você não o utilizará. Pode ser uma roupa que
ganhou de presente ou comprou por impulso e nunca a vestiu, por não lhe agradar
o suficiente, mas que acalentará o frio de uma pessoa carente. Podem ser livros
antigos, hoje hospedeiros do pó, que contribuirão com a educação de uma criança
ou um jovem universitário. Seja seletivo. Elimine papéis que apenas ocupam
espaço em seus arquivos, incluindo revistas e jornais que você acredita estar
colecionando. Organize sua geladeira e sua despensa – você ficará impressionado
com o número de itens com prazo de validade expirado.
Na próxima fase, passe ao Seiton. Separe itens por
categorias, enumerando-os e etiquetando-os quando adequado. Agrupe suas roupas
obedecendo a um critério pertinente a você, como por exemplo, dividir
vestimentas para uso no lar, daquelas destinadas para trabalhar, de outras
utilizadas para sair a lazer. Organize seus livros por gênero (romance, ficção,
técnico etc.) e em ordem de relevância e interesse na leitura. Separe seus
documentos pessoais e profissionais em pastas, uma para cada assunto (água,
luz, telefone...). Estes procedimentos lhe revelarão o que você tem e
atuarão como “economizadores de tempo” quando da busca por um objeto ou informação.
Com o Seisou, você estará promovendo a harmonia em seu
ambiente. Mais do que a limpeza, talvez seja o momento para efetuar pequenas
mudanças de layout: alterar a posição de alguns móveis, colocar um xaxim na
parede, melhorar a iluminação.
Agora, basta aplicar os últimos dois sensos já mencionados, o Seiketsu,
que corresponde aos cuidados com seu corpo (sono reparador, alimentação
balanceada e exercícios físicos), sua mente (equilíbrio entre trabalho, família
e lazer) e seu espírito (cultive a fé) e o Shitsuke, tão
simples quanto fundamental, e que significa controlar e manter as conquistas
realizadas.
Faça isso e eu desafio você a encontrar a harmonia e a produtividade em seu
lar e em sua vida pessoal!
Por Tom Coelho
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