quinta-feira, 21 de março de 2013

7 elementos chave para melhorar a sua memória


Embora as pessoas acreditem que a capacidade de memorização é um dom com o qual a pessoa nasce, a verdade é que é perfeitamente possível desenvolver a memória a partir de treinos simples e praticáveis em qualquer lugar. Se você se envergonha da sua falta de memória e não sabe como exercitar o cérebro para desenvolvê-la, confira 7 elementos-chave que você deve trabalhar para alcançar o sucesso.

1. Entendimento

Você pode memorizar as coisas de duas maneiras: forçando-se ou entendendo. Se obrigar a lembrar de alguma coisa por meio da repetição é um desperdício de tempo, porque você vai lembrar daquilo como uma coisa solta e não como um conteúdo contextualizado. Por isso, o segundo método, de entendimento, é muito mais efetivo para guardar informações. Procure compreender o que cada uma das informações que você precisa memorizar significa verdadeiramente. Isso vai ser muito mais útil ao tentar recuperar esses dados. 

2. Agrupamento de informações

Um bom truque para memorizar informações é dividi-las em grupos com conteúdos semelhantes. Diversas pesquisas mostram que o cérebro não é capaz de memorizar mais de 5 itens na sua memória curta. Portanto, se você dividir todas as informações em grupos semelhantes será mais fácil acessá-las. Por exemplo, procure se lembrar dos números como 123-456-789 ao invés de lembrá-los como 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. 

3. Treinamento realista

Embora pareça complicado, treinar sua memória não precisa ser uma tarefa assustadoramente complicada. Tudo que você precisa fazer é adaptar esse treino para a sua rotina. Pense no seu dia de trabalho. Quantas informações você anota em bloquinhos apenas para “não se perder”? Isso pode ser negativo para a sua memória. Na medida do possível, troque as agendas e blocos de anotações pela sua própria cabeça. Isso vai ser útil para deixar o cérebro mais ágil. 

4. Uso dos dois hemisférios

Diversas pesquisas já mostraram que o lado esquerdo do cérebro trabalha mais com a lógica, enquanto o direito é mais criativo. Isso pode interferir na sua memória, ainda que não pareça. Para desenvolver uma boa capacidade de memorização, procure treinar os dois lados do seu cérebro, sem privilegiar nenhum. Procure tarefas que exijam o uso das duas áreas. Tente, por exemplo, associar números (que ativam o lado esquerdo) com imagens e cores (que ativam o lado direito).

5. Desempenho em outras áreas

Embora seja importante ter uma boa capacidade de memorização, essa é apenas uma pequena parte do seu cérebro. Se você treinar apenas ela, certamente verá algum progresso, mas ele será limitado. Já se você exercitar o cérebro como um todo, poderá usar a memorização associada com outras capacidades. Procure desenvolver, por exemplo, a sua concentração. Monte quebra-cabeças, faça palavras cruzadas, etc. Tudo isso combinado vai dar mais potência à sua capacidade de memorização. 

6. Aquecimento

Pense na memória como um esporte, para o qual você precisa se aquecer antes de colocar em prática. Procure fazer exercícios de aquecimento para o cérebro, se lembrando de coisas que aconteceram há pouco tempo. Isso vai melhorar o seu desempenho e fazer com que você seja mais rápido na memorização. 

7. Prática noturna

Uma maneira simples e muito útil de exercitar a sua memória para momentos futuros é tirar um tempo na parte da noite para se lembrar de todos os acontecimentos do dia. Não precisa ser um tempo longo, 15 minutos antes de dormir serão suficientes. Procure recordar as tarefas realizadas em ordem cronológica. No início parecerá difícil se recordar de todos os eventos do dia, mas com o tempo será muito simples e sua memória estará pronta para o dia seguinte.


Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/01/21/995516/7-elementos-chave-melhorar-sua-memoria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário