quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O que são as soft skills, ou habilidades sociais

Alguma vez você já se perguntou por que você perdeu um trabalho que você é aparentemente tão bom? Ou por que seus colegas de trabalho reclamam sobre você, apesar de suas habilidades técnicas excepcionais? Ao contrário da crença popular, ser um especialista em sua área não te garante estabilidade em um emprego. Há mais envolvido no trabalho que apenas conhecimento, você também deve “estudar” sobre as chamadas soft skills, ou habilidades sociais ou comportamentais.

Soft skills são fundamentais se você quer manter boas relações no trabalho. Infelizmente, são geralmente ignoradas – você provavelmente já passou anos desenvolvendo suas habilidades técnicas. Poucas pessoas tomam o tempo para entender e desenvolver suas habilidades sociais, apesar do fato de que elas são, provavelmente, tão importante quanto seus conhecimentos. Se você já está treinando suas soft skills, então você já está no caminho para o sucesso. Se nem começou ou se é a primeira vez que ouve falar no termo, você vai querer ler este artigo.

Existem dois tipos de “habilidades” ou conhecimentos que uma pessoa deve ter – as soft e hard skills. As competências técnicas, ou hard skills, referem-se ao que você sabe de sua área de trabalho – marketing (analytics, mídias sociais, inboud), programação (PHP, git, servidor) e por aí vai. O mercado de trabalho e as empresas postam vagas de trabalho focadas nesses conhecimentos.

Suas habilidades técnicas vão te conseguir uma entrevista e, depois, um trabalho também.

Mas o que é necessário para manter esse trabalho?

Esse aqui o lugar onde soft skills entram. 

As competências sociais são mais amplas e, sem dúvida, muito mais importantes do que as técnicas para a tal estabilidade. Eles são os seus atributos pessoais que determinam o quão bem você se dá com as pessoas, sua perspectiva de carreira e situações gerais que acontecem nos trabalhos. Algumas das soft skills principais incluem:

ü  Integridade
ü  Senso comum
ü  Motivação
ü  Determinação
ü  Responsabilidade
ü  Receptividade
ü  Senso de humor

Tais atributos pessoais são o que você precisa se focar e mostrar em seu trabalho. Há também outras habilidades vitais que devem ajudá-lo a se relacionar bem com seus colegas. Estas são as habilidades que você precisa se você quer que os outros tenham uma atitude positiva em relação a você. Eles incluem:

ü  Liderança
ü  Trabalho em equipe
ü  Sociabilidade
ü  Negociação
ü  Comunicação

Ao contrário de hard skills, habilidades sociais não são desenvolvidas em graduações e certificações comuns. Você só pode melhorar seu através de auto-desenvolvimento constante.

Sim, existem muitos workshops de liderança, por exemplo, mas você não sai deles um líder – só sai sabendo o que é e quais são os comportamentos comuns aos líderes.


Por que Soft Skills são importantes?

Quando eu era criança, meus pais me repreendiam quando eu tratava os meus irmãos ou amigos de forma injusta. Se você pensou que eles eram rígidos, prepare-se para um mercado de trabalho ainda mais rigoroso! Possuir  deficiências em soft skills pode e provavelmente irá te fazer perder um emprego e queimar possíveis cartas de recomendação.

Suas habilidades sociais não só irão ajudá-lo a interagir com seus colegas, mas também com seus clientes. Um cliente não confiará somente em sua experiência, independentemente do quão bom você é, se você não pode efetivamente se relacionar com ele ou com ela. Os seus colegas e supervisores também precisam de um trabalhador que inspire confiança e que possa trabalhar em equipe. O trabalho em equipe definitivamente não é possível sem boas habilidades de comunicação e liderança.

Como construir Soft Skills

Em comparação com hard skills, soft skills são relativamente fáceis de começar a se desenvolver; contudo, são bem mais difíceis de se notar um progresso. Quando você sabe alguma coisa técnica e te perguntam, você “sabe” a resposta. Agora, se alguém te perguntar como você reagiria em uma situação de pressão, provavelmente a sua resposta será dada com calma e você tem tempo para refletir – o que não acontece na situação quando ela acontece de verdade.

Comece primeiro pedindo feedback a quem já trabalhou contigo, seus colegas de sala, seus amigos mais próximos ou mesmo seus familiares. O que eles gostam sobre sua atitude? O que eles não gostam? Peça exemplos. Em seguida, foque em melhorar a sua comunicação e habilidades de escutar.

Além disso, você deve tomar a iniciativa para melhorar a sua liderança, interação e habilidades sociais. Inclusive, existe um livro chamado “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, que é incrivelmente preciso e bom no assunto.



Esteja sempre se desconstruindo

Pessoalmente, acho muito difícil se tornar um expert em soft skills para todos os tipos de cenário. Um ótimo comunicador pode ser desastroso em certos contextos. Por isso, mais importante de que você consumir todo e qualquer material sobre determinada habilidade, é estar sempre atento aos feedbacks, aos seus objetivos e ao contexto em que as ações e reações acontecem.

E então, qual habilidade social, ou soft skill, você precisa se focar em desenvolver?


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