Alguma vez você já se
perguntou por que você perdeu um trabalho que você é aparentemente tão bom? Ou
por que seus colegas de trabalho reclamam sobre você, apesar de suas
habilidades técnicas excepcionais? Ao contrário da crença popular, ser um
especialista em sua área não te garante estabilidade em um emprego. Há
mais envolvido no trabalho que apenas conhecimento, você também deve “estudar”
sobre as chamadas soft skills, ou habilidades sociais ou comportamentais.
Soft skills são fundamentais
se você quer manter boas relações no trabalho. Infelizmente, são geralmente
ignoradas – você provavelmente já passou anos desenvolvendo suas habilidades
técnicas. Poucas pessoas tomam o tempo para entender e desenvolver suas
habilidades sociais, apesar do fato de que elas são, provavelmente, tão
importante quanto seus conhecimentos. Se você já está treinando suas soft
skills, então você já está no caminho para o sucesso. Se nem começou ou se é a
primeira vez que ouve falar no termo, você vai querer ler este artigo.
Existem dois tipos de
“habilidades” ou conhecimentos que uma pessoa deve ter – as soft e hard skills.
As competências técnicas, ou hard skills, referem-se ao que você sabe de sua
área de trabalho – marketing (analytics, mídias sociais, inboud), programação (PHP,
git, servidor) e por aí vai. O mercado de trabalho e as empresas postam vagas
de trabalho focadas nesses conhecimentos.
Suas habilidades técnicas
vão te conseguir uma entrevista e, depois, um trabalho também.
Mas o que é necessário para
manter esse trabalho?
Esse aqui o lugar onde soft
skills entram.
As competências sociais são
mais amplas e, sem dúvida, muito mais importantes do que as técnicas para a tal
estabilidade. Eles são os seus atributos pessoais que determinam o quão bem
você se dá com as pessoas, sua perspectiva de carreira e situações gerais que
acontecem nos trabalhos. Algumas das soft skills principais incluem:
ü Integridade
ü Senso
comum
ü Motivação
ü Determinação
ü Responsabilidade
ü Receptividade
ü Senso
de humor
Tais atributos pessoais são
o que você precisa se focar e mostrar em seu trabalho. Há também outras
habilidades vitais que devem ajudá-lo a se relacionar bem com seus colegas.
Estas são as habilidades que você precisa se você quer que os outros tenham uma
atitude positiva em relação a você. Eles incluem:
ü Liderança
ü Trabalho
em equipe
ü Sociabilidade
ü Negociação
ü Comunicação
Ao contrário de hard skills,
habilidades sociais não são desenvolvidas em graduações e certificações comuns.
Você só pode melhorar seu através de auto-desenvolvimento constante.
Sim, existem muitos
workshops de liderança, por exemplo, mas você não sai deles um líder – só sai
sabendo o que é e quais são os comportamentos comuns aos líderes.
Nós publicamos já sobre
algumas soft skills, como por exemplo, falar em público (http://blog.vosuni.com/eu-tremia-nas-primeiras-palestras-em-publico-hoje-falo-por-horas-veja-como/).
Por
que Soft Skills são importantes?
Quando eu era criança, meus
pais me repreendiam quando eu tratava os meus irmãos ou amigos de forma
injusta. Se você pensou que eles eram rígidos, prepare-se para um mercado de
trabalho ainda mais rigoroso! Possuir deficiências em soft skills
pode e provavelmente irá te fazer perder um emprego e queimar possíveis
cartas de recomendação.
Suas habilidades sociais não
só irão ajudá-lo a interagir com seus colegas, mas também com seus clientes. Um
cliente não confiará somente em sua experiência, independentemente do quão bom
você é, se você não pode efetivamente se relacionar com ele ou com ela. Os
seus colegas e supervisores também precisam de um trabalhador que inspire
confiança e que possa trabalhar em equipe. O trabalho em equipe definitivamente
não é possível sem boas habilidades de comunicação e liderança.
Como
construir Soft Skills
Em comparação com hard
skills, soft skills são relativamente fáceis de começar a se desenvolver;
contudo, são bem mais difíceis de se notar um progresso. Quando você sabe
alguma coisa técnica e te perguntam, você “sabe” a resposta. Agora, se alguém
te perguntar como você reagiria em uma situação de pressão, provavelmente a sua
resposta será dada com calma e você tem tempo para refletir – o que não
acontece na situação quando ela acontece de verdade.
Comece primeiro pedindo
feedback a quem já trabalhou contigo, seus colegas de sala, seus amigos mais
próximos ou mesmo seus familiares. O que eles gostam sobre sua atitude? O que
eles não gostam? Peça exemplos. Em seguida, foque em melhorar a sua comunicação
e habilidades de escutar.
Além disso, você deve tomar
a iniciativa para melhorar a sua liderança, interação e habilidades
sociais. Inclusive, existe um livro chamado “Como Fazer Amigos e
Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, que é incrivelmente preciso e bom no
assunto.
Outra dica é ler nosso post
sobre os 10 melhores CEOs brasileiros e o que você pode aprender com
eles (http://blog.vosuni.com/os-10-melhores-ceos-do-brasil-e-o-que-voce-pode-aprender-com-isso/).
Esteja
sempre se desconstruindo
Pessoalmente, acho muito
difícil se tornar um expert em soft skills para todos os tipos de cenário. Um
ótimo comunicador pode ser desastroso em certos contextos. Por isso, mais
importante de que você consumir todo e qualquer material sobre determinada
habilidade, é estar sempre atento aos feedbacks, aos seus objetivos e ao
contexto em que as ações e reações acontecem.
E então, qual
habilidade social, ou soft skill, você precisa se focar em desenvolver?
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