Estudo feito pela Interact
and Harris Poll mostra que a perda de algumas habilidades comunicacionais dos
líderes tem levado a uma crescente desconexão dos integrantes de suas
equipes com o trabalho.
Em artigo no Entrepreneur (http://www.entrepreneur.com/article/248994), Heather Huhman, consultora especializada em carreira e cultura
organizacional, analisa cinco das falhas mais comuns no processo de
comunicação das lideranças e que têm resultado no desengajamento dos
integrantes das equipes.
Uma dessas falhas é não ser
transparente nem aberto. Em pesquisa feita pela 15Five, cerca de 80% dos
entrevistados afirmaram preferir trabalhar em empresas que tenham uma
política de comunicação aberta entre líderes e liderados.
Para Huhman, os líderes
devem criar um ambiente onde os empregados se sintam seguros para se
comunicar de maneira aberta. Eles precisam também lembrar constantemente
os colaboradores dos valores da empresa e servir de exemplo.
Outra estratégia importante,
segundo Huhman, é os líderes criarem oportunidades para que as equipes se
socializem com regularidade, para que cada integrante possa conhecer
melhor seus colegas.
Outro problema é a “e‐mail dependência”.
Embora muitas empresas ainda confiem somente
no e‐mail como forma de se
comunicar com seus funcionários, levantamento do Trends in the Workplace
mostra que 30% dos funcionários os ignoram.
Para solucionar isso, uma
vez que os e‐mails
já não são há
algum tempo nem a mais rápida, nem a mais eficiente forma de se
comunicar, Huhman sugere uma melhor utilização das ferramentas de mídias
sociais e apps de comunicação instantânea no trabalho, que têm sido usadas
por apenas 10% das empresas.
Os líderes têm falhado
também em construir relacionamentos sólidos com seus colaboradores.
Pesquisa da SHRM mostra que, para 54% dos trabalhadores, ter
bom relacionamento com a chefia imediata é um dos principais motivos de
satisfação no emprego.
Para Huhman, os líderes
devem reservar tempo para encontros regulares com os colaboradores, para
se atualizarem sobre a percepção da equipe sobre o trabalho e também para
se inteirar sobre a vida de cada um fora do trabalho. “Funcionários
que percebem que seu líder se preocupa com a vida pessoal deles, e não
apenas com a profissional, sentem‐se
mais valorizados e são mais engajados”, escreve Huhman.
A falta de valorização dos
feedbacks dados pelos membros das equipes e a postergação na resolução de
conflitos são outras falhas das lideranças que contribuem para
a desmotivação das equipes.
Para Huhman, um líder deve mostrar a
importância do feedback ao encorajar os funcionários a compartilhar suas
propostas de soluções. Ele deve tentar também resolver os conflitos
imediatamente, de forma neutra e com uma mente aberta.
Fonte: HSM
Management http://hsmeducacaoexecutiva.com.br/author/lubrito/
Nenhum comentário:
Postar um comentário