quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Como a comunicação dos líderes motiva as equipes

Estudo feito pela Interact and Harris Poll mostra que a perda de algumas habilidades comunicacionais dos líderes tem levado a uma crescente desconexão dos integrantes de suas equipes com o trabalho.

Em artigo no Entrepreneur (http://www.entrepreneur.com/article/248994), Heather Huhman, consultora especializada em carreira e cultura organizacional, analisa cinco das falhas mais comuns no processo de comunicação das lideranças e que têm resultado no desengajamento dos integrantes das equipes.

Uma dessas falhas é não ser transparente nem aberto. Em pesquisa feita pela 15Five, cerca de 80% dos entrevistados afirmaram preferir trabalhar em empresas que tenham uma política de comunicação aberta entre líderes e liderados.

Para Huhman, os líderes devem criar um ambiente onde os empregados se sintam seguros para se comunicar de maneira aberta. Eles precisam também lembrar constantemente os colaboradores dos valores da empresa e servir de exemplo.

Outra estratégia importante, segundo Huhman, é os líderes criarem oportunidades para que as equipes se socializem com regularidade, para que cada integrante possa conhecer melhor seus colegas.

Outro problema é a “email dependência. Embora muitas empresas ainda confiem somente no email como forma de se comunicar com seus funcionários, levantamento do Trends in the Workplace mostra que 30% dos funcionários os ignoram.

Para solucionar isso, uma vez que os emails já não são há algum tempo nem a mais rápida, nem a mais eficiente forma de se comunicar, Huhman sugere uma melhor utilização das ferramentas de mídias sociais e apps de comunicação instantânea no trabalho, que têm sido usadas por apenas 10% das empresas.

Os líderes têm falhado também em construir relacionamentos sólidos com seus colaboradores. Pesquisa da SHRM mostra que, para 54% dos trabalhadores, ter bom relacionamento com a chefia imediata é um dos principais motivos de satisfação no emprego.

Para Huhman, os líderes devem reservar tempo para encontros regulares com os colaboradores, para se atualizarem sobre a percepção da equipe sobre o trabalho e também para se inteirar sobre a vida de cada um fora do trabalho. “Funcionários que percebem que seu líder se preocupa com a vida pessoal deles, e não apenas com a profissional, sentemse mais valorizados e são mais engajados”, escreve Huhman.

A falta de valorização dos feedbacks dados pelos membros das equipes e a postergação na resolução de conflitos são outras falhas das lideranças que contribuem para a desmotivação das equipes. 

Para Huhman, um líder deve mostrar a importância do feedback ao encorajar os funcionários a compartilhar suas propostas de soluções. Ele deve tentar também resolver os conflitos imediatamente, de forma neutra e com uma mente aberta.



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