James Bond, o agente secreto britânico 007, é
uma das personagens mais populares graças aos livros e, principalmente, aos
filmes que o popularizaram no mundo todo desde os anos 1960. Criação do
escritor Ian Fleming, Bond já faz parte do imaginário popular como símbolo de
sucesso, heroísmo, charme e elegância.
Para muitos
empreendedores, o universo e o estilo de 007 podem trazer várias soluções para
seus negócios. Pelo menos é o que pensa John Rampton, fundador da Adogy,
empresa de marketing especializada em start-ups. Em artigo publicado na revista
Inc. deste mês, ele afirma que os empreendedores adoram super-heróis,
especialmente James Bond, por ele conseguir se sair bem de qualquer apuro.
Baseado na hipotética
situação de como James Bond se viraria se estivesse encarregado de liderar uma
empresa, Rampton mostra cinco lições que as aventuras do agente secreto
britânico têm a oferecer:
1. Ter uma excelente equipe de retaguarda.
Bond tem
a sua disposição um inventor excepcional (Q), uma secretária disposta a superar
limites por ele (Miss Moneypenny) e várias garotas sempre capazes de fazer o
máximo para servi-lo. Bond não está apenas pronto para o sucesso, ele tem
também alta expectativa de alcançá-lo. Isso vem justamente do fato de ele ter
essa extraordinária equipe de suporte.
2. Ser excelente em cumprir as ordens que
recebe.
Quando
M, seu chefe no serviço secreto, dá a Bond uma missão, ainda que ele resmungue
algo, sempre faz o trabalho da forma a mais rápida e eficiente possível. Todo
dono de negócio tem um chefe como M, que é o cliente. Se o dono não prestar
atenção no que o cliente está dizendo, não conseguirá ser eficiente e rápido
como Bond.
3. Ser extremamente focado.
Quando
Bond está tendo um caso com uma das Bond girls, ele não está apenas se
divertindo, mas buscando algum tipo de informação para sua missão. Ele é mestre
em misturar prazer e negócios.
4. Nunca desistir.
Ele é
torturado, espancado, alvejado e deixado à beira da morte em quase todos os
filmes, mas na cena seguinte está sempre pronto para seguir em frente. Seu
segredo é que ele nunca pensa em desistir.
5. Não se levar tão a sério.
Mesmo no
conflito mais mortal com o pior dos vilões, Bond sempre tem uma tirada
espirituosa, um comentário de duplo sentido ou um movimento de sobrancelha que
expressa que a vida é apenas um jogo de bolinhas de gude, nada mais do que
isso. Um líder precisa de senso de humor. Além de atrair mais clientes, isso
ajuda também a não ter estresse precoce.
Cada uma dessas
lições, segundo Rampton, deve levar o empreendedor a se perguntar:
1. Que tipo de equipe de retaguarda tenho? A
equipe de tecnologia está usando a tecnologia mais atualizada disponível para o
negócio?
2. Estou pronto para “escutar” as ordens dos
clientes?
3. Estou sempre preparado para fazer
negócios, não importa onde estou ou o que estou fazendo?
4. O que faço quando algo dá errado nos
negócios: vou embora, tiro férias, culpo os outros ou levanto o queixo,
endireito os ombros e sigo em frente?
5. Sempre me levo muito a sério?
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