Liderança exige tomar
decisões.
E embora vivamos em um mundo repleto de dados, muitas dessas decisões
têm de ser feitas baseadas em uma quantidade insuficiente de informações e
enfrentando dilemas, em que ambos os lados apresentam bons argumentos para
optar por eles.
Por isso, como destaca Jon
Elvekrog, fundador e CEO da 140 Proof, em artigo (http://www.entrepreneur.com/article/250680)
no Entrepreuner de setembro de 2015, todo líder precisa aprender a dizer “não” para fazer
com que seu negócio mantenha-se focado em seus objetivos.
Para ilustrar a
importância disso, ele cita cinco situações em que dizer ‘não” pode ser a
melhor decisão.
A
primeira é dizer “não” para uma má ideia. Apesar disso parecer
simples, muitas vezes, recusar levar uma má ideia adiante demanda muito tempo
desperdiçado em tentativas de “valorizar” a ideia ou seu idealizador antes de
apresentar a decisão negativa.
Para Elvekrog, quanto mais
talento e experiência estão envolvidos na situação menos explicações e “voltas”
são necessárias para recusar a ideia. Ele lembra que, nesses casos, talvez seja
necessário um coaching para novos colaboradores, que ainda não desenvolveram
uma certa “calosidade” no ego e no orgulho para enfrentar essas situações.
Outra situação é aquela justamente
oposta, quando se tem de dizer “não”
para uma boa ideia. Se o produto ou serviço já é bom mas há várias ideias
para aprimorá-lo, deve-se ter extremo cuidado para não tentar colocá-las em
prática todas de uma vez só.
Segundo Elvekrog, isso pode
confundir seus clientes. Para prevenir isso, ele recomenda que os líderes devem
se perguntar constantemente sobre suas metas para um determinado período e como
as novas ideias podem ajudar nessa direção. Aquelas que não ajudarão
diretamente naquele momento devem ser recusadas ou postergadas.
Por incrível que pareça, às vezes, é importante dizer “não” para um
cliente. Um exemplo disso é quando o cliente pede algo que pode comprometer
seu negócio, como uma exclusividade na comercialização de seu produto. O líder
deve sempre pensar primeiro no negócio, antes de pensar no cliente.
Dizer
“não” a um de seus vendedores é outra situação muitas vezes necessária,
pois em alguns casos eles estão expressando uma demanda dos clientes. E essa
demanda pode significar uma alteração no perfil de seu negócio. O desafio aqui
é perceber se a demanda significa uma nova oportunidade para o negócio ou algo
que vai comprometer sua operação.
Por fim, um líder deve saber dizer “não“ para um
candidato. Mesmo quando você reconhece que o candidato tenha as
habilidades, experiência e conhecimentos necessários para a função, caso você
perceba que ele não terá possibilidade de prosperar na empresa, o melhor é não
empregá-lo.
Elvekrog afirma que com o
passar dos anos aprendeu a importância de dizer “não”, especialmente nessas
situações.
Segundo ele, aprender a
dizer “não“ é importante para um líder não apenas para poupar tempo e dinheiro
da organização, mas principalmente para manter o negócio focado em seus
objetivos e metas.
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